Press Release: DSM lança Sustell™ um serviço inteligente de sustentabilidade para impulsionar a pegada ambiental e a lucratividade da produção de proteína animal

Empresa global baseada na ciência, ativa em Nutrição, Saúde e Sustentabilidade, a DSM lançou Sustell™ — um serviço inteligente de sustentabilidade, inédito, que oferece soluções precisas, simples e acionáveis a nível da produção animal – para melhorar a pegada ambiental e a lucratividade dos produtores. Com Sustell™, a DSM reforça o compromisso com sua iniciativa estratégica Nós Tornamos Isso Possível, que está impulsionando uma transformação global robusta e viável para produções mais sustentáveis de proteína animal. Alavancando soluções digitais e baseadas em dados como Sustell™, a companhia avança em sua jornada de produção animal de precisão para um futuro mais brilhante.

A DSM desenvolveu Sustell™ junto com a Blonk, consultoria independente e líder em Análise de Ciclo de Vida (ACV) e desempenho de sustentabilidade nos campos de alimentos e agricultura. O serviço Sustell™ foi construído em torno de uma Plataforma de Inteligência de última geração que está conectada com a ferramenta Blonk-APS, juntamente com um ‘Centro de Especialistas’ formado por uma equipe especializada em ACV, nutrição animal e sustentabilidade da DSM e da Blonk. 

O Centro de Especialistas avalia a pegada ambiental inicial na produção animal, usando dados reais de ração e da propriedade rural, ao invés de médias do setor e conjuntos de dados genéricos. Desse modo, o time desenvolve cenários de intervenção específicos para cada caso, conhecidos como modelos de 'e se' e propõe soluções práticas para melhorias mensuráveis de sustentabilidade. Portanto, Sustell™ combina uma ferramenta avançada e poderosa de cálculo que utiliza dados reais da produção animal, com conhecimento especializado, soluções personalizadas, práticas e sob medida, e projetos de desenvolvimento de negócios para destravar o valor da sustentabilidade.

Sustell™ é um serviço global, construído sobre protocolos validados, metodologias de cálculo e processos comprovados que atendem aos padrões internacionais. As indústrias de proteína animal que já possuem comprometimento com a sociedade e tem objetivos claros de sustentabilidade, podem por meio do Sustell™ comprovar de forma tangível e mensurável o alcance das metas e obrigações assumidas, como compromissos  relacionados à neutralidade de carbono, futuro verde e cuidados com áreas naturais, trazendo confiabilidade e segurança para investidores, consumidores e outros elos da cadeia produtiva de alimentos. Os principais aspectos que dão segurança e respaldo internacional ao serviço Sustell™ são:

  • Conformidade com LEAP (Avaliação e Desempenho Ambiental da Pecuária) e Regras de Categoria de Pegada Ambiental de Produtos (PEFCR) da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO, sigla em inglês).
  • Segue as diretrizes de cálculo do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) e alinhado com ISO 14040/44. 
  • Foi construído em concordância com bancos de dados confiáveis e sólidos de alimentos, ração e agricultura, como o Agri-footprint® e GFLI (Instituto Global de ACV de Ração Animal).
  • Abrange os 17 maiores países produtores agrícolas do mundo, onde os sistemas de produção animal podem ser definidos em detalhes, graças a dados específicos de cada país.
  • Analisa o impacto ambiental de 19 categorias diferentes como mudanças climáticas, uso de recursos, escassez de água, eutrofização marinha e de água doce, esgotamento da camada de ozônio, entre outros, equivalendo-se a ferramenta Pegada Ambiental 2.0 de avaliação de Análise de Ciclo de Vida (ACV) do SimaPro®, proporcionando reconhecimento global para os resultados.

 

Fornecendo insights profundos sobre emissões na produção animal, Sustell™ abre novas possibilidades para a cadeia de valor mais ampla, incluindo a capacidade de incentivar práticas sustentáveis desde a produção de ração até a finalização dos animais na produção. Varejistas e instituições financeiras, por exemplo, conseguirão gerenciar objetivamente os riscos e oportunidades relacionados à pegada ambiental da proteína animal. Além disso, Sustell™ permite aos produtores prever com precisão o impacto das medidas de sustentabilidade sobre o desempenho financeiro.

Hans Blonk, CEO Blonk Consultants & Blonk Sustainability Tools: “Estamos entusiasmados em lançar Sustell™ hoje, ao lado da DSM - um serviço de sustentabilidade verdadeiramente inteligente, que está à frente e no centro de nossa missão na Blonk - para apoiar as organizações no enfrentamento do desafio de tornar a produção e o consumo global de alimentos mais sustentável.”

David Nickell, VP Sustentabilidade & Soluções Empresariais, DSM Animal Nutrition & Health: “Sustell™ atinge o aparentemente impossível - simplificando a complexidade de medir, validar e melhorar a sustentabilidade ambiental da proteína animal de forma transparente, científica, fazenda por fazenda, sistema por sistema. As empresas de produção animal e a cadeia de valor associada têm, pela primeira vez, uma poderosa solução para medir, comparar e melhorar a sustentabilidade da proteína animal.” 

Ivo Lansbergen, Presidente DSM Animal Nutrition & Health: “Para alimentar de forma sustentável quase 10 bilhões de pessoas até 2050 dentro de nossas fronteiras planetárias, devemos aplicar novos pensamentos, tecnologias e modelos de negócios. Juntos, devemos deixar de criticar os produtores  de animais por seu impacto ambiental e, em vez disso, ajudá-los e apoiá-los, fornecendo as ferramentas e sistemas para melhorar a pegada de sustentabilidade da produção animal. Alinhado com esta ambição, Sustell™ é um serviço inédito que permitirá mudanças positivas para os negócios e o meio ambiente - e ajudará a cumprir nosso propósito de criar vidas mais brilhantes para todos".

Blonk Consultants & Blonk Sustainability Tools

Blonk é um líder internacional no campo da Análise do Ciclo de Vida e sustentabilidade no setor agroalimentar, com mais de 20 anos de experiências. A Blonk tem como objetivo criar um planeta sustentável para as atuais e futuras gerações, fornecendo insights acionáveis de sustentabilidade ambiental, por meio de conselhos, desenvolvimento de (banco de) dados e ferramentas de software sob medida, sempre com base em análises quantitativas, científicas, os melhores dados e metodologias disponíveis. Mais informações podem ser obtidas em www.blonkconsultants.nl/?lang=en.

DSM – Bright Science. Brighter Living.™

Royal DSM é uma empresa global baseada na ciência e movida por propósitos, atuante em Nutrição, Saúde e Vida Sustentável. O propósito da DSM é criar vidas mais brilhantes para todos. Com seus produtos e soluções, a DSM aborda alguns dos maiores desafios do mundo ao mesmo tempo em que cria valor econômico, ambiental e social para todas as partes interessadas - clientes, funcionários, acionistas e a sociedade em geral. A DSM oferece soluções inovadoras para nutrição humana, nutrição animal, cuidados pessoais e aromas, dispositivos médicos, produtos e aplicações verdes e novas formas de mobilidade e conectividade. A DSM e suas empresas associadas têm vendas líquidas anuais de cerca de € 10 bilhões com aproximadamente 23.000 funcionários. A empresa foi fundada em 1902 e está listada na Euronext Amsterdam. Mais informações podem ser encontradas em www.dsm.com/latam.

Encontre-nos em Facebook | Twitter Youtube | LinkedIn

 

Published on

27 maio 2021

Tags

  • Press Release

Share

You are being redirected.

We detected that you are visitng this page from United States. Therefore we are redirecting you to the localized version.