Press Release: O Grupo Almar e a dsm-firmenich unem forças para o cultivo sustentável de camarões com Sustell™

Carlos Sanchez, sales director Grupo Almar, Fernando Accini, R&D Manager Grupo Almar, Eduardo Reyes, production director Grupo Almar, Louise Buttle, key account manager dsm-firmenich, Jose Antonio Lince, president-owner Grupo Almar, Wolfgang Harten, managing director Grupo Almar, Thiago Soligo, aquaculture manager dsm-firmenich, Benedict Standen, head of aquaculture dsm-firmenich, Chiow-Yen Liew, aquaculture manager dsm-firmenich.

Equador, 6 de setembro de 2023 - Grupo Almar, um dos cinco maiores produtores de camarão do mundo, e a dsm-firmenich, líder global em saúde, nutrição e beleza, anunciam um compromisso conjunto de vários anos para medir e melhorar a pegada ambiental do Grupo Almar utilizando Sustell™, o serviço de sustentabilidade inteligente da dsm-firmenich.

O Grupo Almar estabeleceu uma parceria com a dsm-firmenich para o uso de Sustell™ em toda sua produção de camarões, bem como para ter acesso à experiencia e ao conhecimento sobre sustentabilidade da dsm-firmenich. A medição da pegada ambiental total da produção de camarões do Grupo Almar começará a partir de janeiro de 2024, fornecendo resultados da pegada validados internacionalmente para todo o resto do ano de 2024.

Alinhado com a visão da empresa de ‘tornar-se um líder global em aquacultura sustentável com base em nossos elevados padrões de qualidade e eficiência’, o Grupo Almar é responsável por aproximadamente 10% das exportações do Equador, em peso, com apenas 2% de área de cultivo.

O Grupo Almar tinha como objetivo formalizar sua jornada rumo à sustentabilidade e escolheu a dsm-firmenich para medir e validar com precisão sua pegada de carbono como parte de uma análise completa baseada na Avaliação do Ciclo de Vida (ACV), em conformidade com a norma

ISO 14040/44. A empresa analisou uma série de opções e inspirou-se na indústria do salmão, que obteve avanços significativos na medição e melhoria da sua pegada ambiental graças a ferramentas como Sustell™.

Wolfgang Harten, Diretor de Operações do Grupo Almar, afirmou o seguinte: “A Almar está conseguindo avanços significativos e incrementais para melhorar a sustentabilidade da sua produção de camarões, aprendendo com os outros e investindo em tecnologia, com melhorias tangíveis já alcançadas. Estamos empenhados em continuar avançando, tanto em tecnologia como em sustentabilidade. Através da nossa parceria com a dsm-firmenich, uma empresa protagonista no setor de nutrição e saúde animal, estamos firmemente comprometidos com a melhoria da sustentabilidade da nossa indústria. Escolhemos Sustell™ para ir além da medição, ao nos apropriarmos de toda a nossa pegada ambiental, com uma gestão 24 horas por dia, 7 dias por semana, dentro das nossas próprias equipes e organização.”

O Dr. David Nickell, Vice-presidente de Sustentabilidade e Soluções de Negócios, Nutrição e Saúde Animal para dsm-firmenich acrescentou: “O Grupo Almar é pioneiro na indústria do camarão e, com Sustell™, eles terão acesso a uma pegada ambiental completa e precisa, bem como a um contexto para testar sua capacidade de mapear e fazer melhorias tangíveis em sustentabilidade. Como confirmam os usuários de Sustell™ no mundo todo e em diferentes setores, isso abre as portas para uma maior eficiência e rentabilidade da produção, ao mesmo tempo em que surgem novas oportunidades de valor, como rotulagem ecológica de produtos e acesso a financiamento sustentável.”

Esta parceria entre o Grupo Almar e a dsm-firmenich não apenas apoiará a redução da pegada ambiental do Grupo Almar, como também, ao validar o módulo de camarão para Sustell™, permitirá que a cadeia de valor da produção de camarões em geral melhore a sua sustentabilidade.

Ao comentar sobre o anúncio, Pamela Nath, Diretora da ‘Sustainable Shrimp Partnership’ (SSP), disse: “Damos as boas-vindas a este anúncio e aos esforços concretos que representa, demonstrando assim que o setor equatoriano de camarões está comprometido com as práticas de produção sustentáveis. Esperamos que isso continue a inspirar e motivar o setor a avançar ainda mais na melhoria da sustentabilidade da produção de camarões.”

Notas aos editores:

  • O Equador é o maior produtor mundial de camarões, passando de aproximadamente 6% em 2010 para 25% em 2022 (incluindo Penaeus vannamei e Penaeus monodon), e desempenha um papel importante no fornecimento de proteínas sustentáveis para satisfazer a crescente demanda global, graças às práticas eficientes de uso da terra e da água empregadas por produtores como o Grupo Almar.
  • Os membros da ‘Sustainable Shrimp Partnership’ (SSP) possuem certificação pelo ‘Aquaculture Stewardship Council’, com destaque especial para a utilização zero de antibióticos, impacto neutro na água e rastreabilidade total. 

Sobre Sustell™

Sustell™ mede com precisão sua pegada ambiental total e oferece informação prática sobre como reduzir seu impacto. Após vários anos de desenvolvimento e atualização continua, Sustell™ foi desenvolvido em colaboração com parceiros-chave, incluindo a Blonk, especialistas reconhecidos na área de análise do ciclo de vida agroalimentar, bem como clientes e usuários em todo o mundo, para representar as reais necessidades de produção sustentável de proteína animal. Sustell™ é uma plataforma avançada e um serviço de consultoria adicional, conforme seja necessário, que utiliza dados da própria produção para simplificar a complexidade da medição, validação e melhoria da sustentabilidade ambiental da proteína animal, de forma transparente e científica, em cada exploração e sistema de produção.

Sobre a dsm-firmenich 

Como inovadores em nutrição, saúde e beleza, a dsm-firmenich reinventa, fabrica e combina nutrientes, sabores e fragrâncias vitais para que a crescente população mundial prospere.  Com nossa ampla variedade de soluções, com ingredientes naturais e renováveis e reconhecida capacidade científica e tecnológica, trabalhamos para criar o que é essencial para a vida, o que desejado pelos consumidores e o que é mais sustentável para o planeta. A dsm-firmenich é uma empresa suíça-holandesa, listada na Euronext Amsterdam, com operações em quase 60 países e receitas de mais de € 12 bilhões. Com uma equipe diversificada e mundial de quase 30 mil colaboradores, levamos evolução à vida™ todos os dias, em todos os lugares, para bilhões de pessoas.

www.dsm-firmenich.com

Siga-nos em: Facebook | Youtube | LinkedIn

Sobre o Grupo Almar

O Grupo Almar é um grupo equatoriano de empresas dedicadas à produção de camarão branco (Penaeus vannamei) desde 1981. O Grupo está formado pela incubadora Larvas, Biogemar e as empresas produtoras de camarão Produmar e Limbomar. Com mais de 40 anos de atividade, o Grupo Almar tem contribuído significativamente para o setor da aquacultura equatoriana. Como um dos maiores produtores de camarões do mundo, o Grupo Almar trabalha de forma contínua para garantir uma produção de camarão eficiente e de alta qualidade, enquanto melhora a sustentabilidade das suas operações através da inovação e a I&D.

  • 2007-2010 – 100% das granjas operadas por RAS (Sistema de Recirculação de Aquicultura)
  • 2016 – Transição para a tecnologia de alimentação de precisão baseada em hidrofones
  • 2018 – Membro fundador da SSP
  • 2019 – Transição para a eletrificação total com o objetivo de facilitar a automatização de todas as operações, assegurando fontes de energia mais limpas (renováveis) 
  • 2020 – Integração vertical através da aquisição da Biogemar, que administra um programa de melhoria genética de nível mundial 

Para mais informação, entrar em contato com:

Grupo Almar

Camila Paguay

tel. +593 96 990 0348

email: camila.paguay@grupoalmar.com.ec

dsm-firmenich

Ryan Hines

tel. (43) 66488427921

email ryan.hines@dsm.firmenich.com

KWT Global (para dsm-firmenich)

Cameron Pope

tel. (44) 7984065767

email cpope@kwtglobal.com

Declarações prospectivas

Este comunicado de imprensa pode conter declarações prospectivas sobre o desempenho a e posição (financeira) futura da dsm-firmenich. Estas declarações baseiam-se nas expectativas, estimativas e projeções atuais da dsm-firmenich e na informação atualmente disponível para a empresa. A dsm-firmenich adverte aos leitores que estas declarações envolvem certos riscos e incertezas que são difíceis de prever e, por conseguinte, deve ser entendido que muitos fatores podem fazer com que o desempenho e a posição reais difiram materialmente destas declarações. A dsm-firmenich não assume qualquer obrigação de atualizar as declarações contidas neste comunicado de imprensa, a menos que isso seja exigido por lei. A versão em inglês deste comunicado de imprensa prevalece sobre as versões em outras línguas. 

Published on

6 setembro 2023

Tags

  • Press Release
  • Aquaculture

Share

You are being redirected.

We detected that you are visitng this page from United States. Therefore we are redirecting you to the localized version.