Otimizando estratégias para a gestão da coccidiose em aves: por que e como o seu programa de controle precisa se adaptar


Em Resumo:
  • Os anticoccidianos são usados há décadas, mas as novas regulamentações, as preferências do consumidor e as preocupações com a resistência estão mudando a gestão da coccidiose.
  • Programas anticoccidianos de rotação, duais e bioduais tornaram-se mais amplamente utilizados.
  • Uma abordagem estratégica e abrangente pode ajudar a alcançar o controle ideal da coccidiose.  

Os coccídios são encontrados em qualquer lugar onde se criam aves

Globalmente, o custo estimado da coccidiose está entre 9,2 e 15,6 bilhões de dólares ou, aproximadamente, US$ 0,20 por frango (Blake et al., 2020). Esta estimativa não considera apenas o custo da profilaxia e da terapêutica, mas também do desempenho e perda por mortalidade associados. Perdas adicionais devido a desafios secundários associados à coccidiose também podem aumentar o impacto econômico geral. Muitos protozoários infestam a produção animal, mas nas aves existem sete espécies de Eimeria dos coccídios parasitas protozoários que infectam diferentes regiões do trato intestinal (Shirley et al., 1986). Independentemente do local da infecção, a Eimeriatem um ciclo de vida complexo, que inclui a felicidade dentro da ave e no ambiente. Dependendo da espécie de Eimeria , local da infecção e estágio do ciclo de vida, certas estratégias de prevenção podem ser mais eficazes do que outras (Chapman & Rathinam, 2022).

Evolução dos programas de rotação e duais

Produtos químicos sintéticos, ionóforos e combinação dos dois estão disponíveis há mais de 50 anos para o controle da coccidiose. No entanto, durante muitos anos não foi desenvolvido nenhum novo medicamento anticoccidiano (Novak et al., 2019). Isto torna ainda mais crítica a otimização das estratégias para a coccidiose atualmente disponíveis. Nem todos os produtos químicos sintéticos têm modos de ação conhecidos, mas, em geral, os produtos químicos interferem com a Eimeria ao alterar seu metabolismo durante os efeitos intracelulares do ciclo de vida. E os ionóforos interferem com a Eimeriaalterando o equilíbrio osmótico durante os ganhos extracelulares do seu ciclo de vida (Chapman & Rathinam, 2022). Por causa de seus modos de ação complementar, estes dois anticoccidianos têm sido frequentemente usados ​​em combinação, além da cobertura adicional que os ionóforos têm sobre as bactérias gram positivas. Isto é evitado porque a coccidiose pode predispor as aves a uma enterite secundária, resultando em altas taxas de mortalidade e perdas de produção. Assim, o uso de produtos químicos junto com ionóforos ou os ionóforos sozinhos pode fornecer cobertura tanto para a coccidiose quanto para a enterite clostridial. Ainda que a combinação de produtos químicos e ionóforos tenha sido usada com sucesso no combate à coccidiose durante muitas décadas, há relatos de desenvolvimento de resistência (Glorieux et al., 2022).

Na comparação com os ionóforos, os anticoccidianos químicos tendem a induzir resistência mais rapidamente por causa de seu modo de ação durante o ciclo de vida da Eimeria . Esta resistência, entretanto, pode ser mascarada durante o uso de misturas de produtos químicos e ionóforos, uma vez que Eimeriaresistente a produtos químicos ainda pode ter suscetibilidade ao ionóforo, tornando o uso profilático geral eficaz. O desafio com ionóforos, no entanto, é que eles têm uma faixa de segurança muito estreita, podendo contribuir para a redução do desempenho e podem impactar a tolerância ao calor. Muitos implementam programas que rotacionam os anticoccidianos entre lotes (programas de rotação) ou usam diferentes anticoccidianos nas rações iniciais, de crescimento e de terminação (programas duplos) para manter ou melhorar a sensibilidade da Eimeria aos medicamentos .

Figura 1. Exemplos de programas de rotação, duais e bioduais usados ​​​​na produção comercial* 

*A figura destaca um exemplo de programas, os descritores usados ​​podem variar de acordo com o país e a categoria do produto.

Uma outra estratégia para melhorar a sensibilidade às drogas tem sido mudar de medicamento anticoccidiano para o uso de uma vacina anticoccidiana. As vacinas têm como espécies de base específicas de Eimeria e induzem imunidade de três a quatro semanas após a vacinação (Tewari & Maharana, 2011). A introdução de Eimeria não resistente via vacinação pode repovoar o ambiente para restaurar a sensibilidade aos medicamentos. Entretanto, a eficácia desta estratégia para restaurar a sensibilidade ambiental aos medicamentos contra Eimeriapode ser impactada por estratégias de manejo de cama (isto é, criação de aves em camas frescas para cada ciclo ou uso de camas reutilizadas por vários ciclos). Um desafio com o uso das vacinas anticoccidianas é que elas tendem a afetar o desempenho durante o período em que estão adquirindo imunidade. Superar esta perda de desempenho associado é maior quando as aves são abatidas com uma idade mais jovem do que aquelas abatidas com uma idade mais avançada, pois há um tempo limitado para recuperar o desempenho perdido. A recuperação do desempenho perdido associado à vacinação é uma área em que os aditivos de ração podem ser usados ​​como parte de uma estratégia de combate à coccidiose.

Tabela 1. Reflexões sobre as estratégias anticoccidianas usadas na produção comercial* 

 

Químicos

Ionóforos

vacinas

Aditivos de ração**

Modo de ação

Inibição da Eimeria

Inibição da Eimeria

Imunidade do hospedeiro

Varia com o composto usado

Capacidade de induzir resistência

+++

++

?

?

Potência relativa

+++

++

+

++

Cobertura potencial para bactérias Gram positivas

+

++

+

+

Compatibilidade com programa Nunca Antibióticos

Sim

Não

Sim

Sim

Custo relativo

++

+

+

+

*Informações resumidas a partir das referências fornecidas   
**Os aditivos de ração podem incluir fitogênicos, prebióticos, probióticos, novos moduladores metabólicos, etc.

Os aditivos de ração como prebióticos, probióticos e fitogênicos tornaram-se parte de muitas estratégias de controle da coccidiose por causa de sua conformidade com programas como nenhum antibiótico nunca ou livre de antibióticos e por seus modos de ação únicos, que complementam diferentes programas de rotação e duais. Por exemplo, a Eimeriacausa disrupção no intestino e os nutrientes são vazados para o lúmen; Os probióticos podem ajudar a superar isso, promover a integridade intestinal, enquanto os moduladores metabólicos microbianos podem redirecionar esses nutrientes vazados para um metabolismo microbiano nutritivo. Se a resistência está se tornando uma preocupação ou você está procurando uma alternativa, o uso de misturas fitogênicas-saponinas pode ser uma forma de dar uma pausa aos produtos químicos mais fortes, que poderiam manter a eficácia desses anticoccidianos a longo prazo. Incorporar aditivos de ração a programas de rotação, duais ou bioduais pode ajudar a manter a eficácia dos medicamentos anticoccidianos atuais, mantendo o desempenho no nível quando outras estratégias são planejadas.

Otimize seu atual programa de rotação ou dual 

Identificar uma lacuna na rotação atual de programa ou programa dual é fundamental para determinar qual estratégia atende melhor às suas necessidades. Nossas soluções sob medida* incluem:

  • PoultryStar® , um simbiótico (mistura de probióticos vivos com um prebiótico).
  • Symphiome , o primeiro biótico de precisão, módulo especificamente o metabolismo do microbioma.
  • Digestarom® PEP-Y,  uma mistura fitogênica de saponina.

Dependendo da necessidade dentro da sua estratégia atual integrada, muitos programas diferentes podem ser simultâneos. Além disso, o diagnóstico diferencial pode incluir a identificação de outros desafios que podem ser felizes, como micotoxinas ou níveis vitamínicos abaixo do ideal. Na dsm-firmenich, oferecemos um portfólio abrangente de soluções e serviços, que podem ajudar você a otimizar sua rotação de programas, programa dual ou biodual, e com o apoio de um portfólio mais amplo podemos oferecer cobertura contra os fatores predisponentes associados à coccidiose e enterite clostridial .

Published on

01 June 2023

Tags

  • Coccidiosis
  • Poultry

Sobre os Autores

Shelby Ramirez – Gerente Técnica Global de Aves

Shelby Ramirez é a Gerente Técnica Global de Aves da dsm-firmenich Animal Nutrition & Health. Ela é PhD (Iowa State University) e MS (University of Illinois) em fisiologia nutricional e nutrição aplicada, respectivamente. Ela continuou na pesquisa como pesquisa de pós-doutorado na USDA e gerente de pesquisa na Biomin antes de seu cargo atual, onde gosta de comunicar a ciência em aplicação.

Share

You are being redirected.

We detected that you are visitng this page from United States. Therefore we are redirecting you to the localized version.