Talking Nutrition Editors
O ômega-3 DHA e o EPA são conhecidos por desempenharem um papel vital na saúde humana e no bem-estar em geral. São dos nutrientes mais estudados no mundo, com mais de 36 mil trabalhos científicos, incluindo mais de 4 mil ensaios clínicos em humanos, dedicados às suas pesquisas1. O ômega-3 DHA e o EPA, em particular, são essenciais para manter a saúde geral ao longo da vida. Entretanto, as crescentes evidências científicas demonstram agora que o DHA e o EPA podem beneficiar pacientes em ambientes clínicos específicos, indicando que os ômega-3 podem ter um papel significativo em soluções de nutrição médica. A DSM aborda as últimas descobertas em seu novo whitepaper, "Lípidos nutricionais em soluções de nutrição médica".
O apoio nutricional é particularmente crítico para pacientes e adultos idosos, pois são mais vulneráveis ao risco de infecções e doenças. Novas pesquisas mostram que o DHA ômega-3 e o EPA podem ser importantes no gerenciamento de diferentes necessidades nutricionais de grupos específicos de pacientes, ajudando a reduzir complicações médicas, melhorando os resultados dos pacientes, melhorando a qualidade de vida e reduzindo custos de saúde em todo o mundo. Aqui, apresentamos as áreas terapêuticas em que a intervenção do ômega-3 é mais promissora:
Embora os recentes avanços nas pesquisas sobre câncer tenham melhorado muito os resultados para os pacientes, a presença frequente de desnutrição em pacientes com câncer e a perda de peso e músculos indesejáveis - também conhecida como caquexia cancerígena - pode limitar a resposta do paciente ao tratamento.2
Estudos mostram que as propriedades anti-inflamatórias do DHA e do EPA podem ter um papel importante a desempenhar na caquexia do câncer. 3,4,5 Embora os resultados tenham variado, em alguns ambientes clínicos, o DHA e o EPA demonstraram melhora na resposta imunológica de alguns pacientes, ajudando a combater infecções, melhorar a eficácia das terapias do câncer e prevenir a progressão da caquexia.6 A intervenção do Ômega-3 é, portanto, promissora para os pacientes com câncer porque poderia promover melhores resultados de tratamento e qualidade de vida.
A desnutrição é um fator de risco sério para complicações cirúrgicas, uma vez que pacientes subnutridos têm mais probabilidade de ter a internação hospitalar prolongada, maior risco de infecção e maiores taxas de mortalidade.7,8,9 Também conhecida como imuno nutrição, a suplementação com DHA e EPA antes e depois da cirurgia pode ajudar a reduzir a inflamação e o risco de infecção quando fornecida em conjunto com arginina e nucleotídeos, bem como várias vitaminas e oligoelementos minerais.10,11,12,13 Em última análise, isso ajuda a melhorar a cicatrização de feridas, encurtar os tempos de recuperação e reduzir o tempo de internação hospitalar.
Alcançar a ingestão adequada de nutrientes essenciais torna-se ainda mais difícil à medida que envelhecemos devido à mudança dos níveis hormonais, ao metabolismo mais lento e à diminuição dos níveis de atividade, levando à redução das necessidades energéticas e à fragilidade nutricional.14 Além disso, a "anorexia do envelhecimento" – que é definida pela diminuição do apetite e/ou ingestão de alimentos à medida que envelhecemos – é um importante fator que contribui para a desnutrição e resultados negativos para a saúde dos indivíduos mais velhos.
A subnutrição nessa população pode levar à sarcopenia, uma perda degenerativa da massa muscular esquelética relacionada à idade, qualidade e função. Muitas vezes essa condição terá impacto na qualidade de vida de uma pessoa e também aumentará o risco de mortalidade, enfatizando a necessidade de soluções nutricionais médicas que visem prevenir ou tratar a sarcopenia.15,16 Pesquisas recentes sugerem que os efeitos anti-inflamatórios do DHA e do EPA, em combinação com proteína de alta qualidade e exercício, podem ser benéficos para mitigar a perda de força muscular e desempenho físico associados ao envelhecimento.17 Por exemplo, estudos mostram que os ômega-3 podem ajudar ao visar a inflamação de baixo grau relacionada à idade que contribui para o desenvolvimento da sarcopenia. DHA e EPA também podem modular a proteína muscular e o metabolismo energético, promovendo força muscular e função.18
Apoiar a saúde cognitiva e a manutenção do bem-estar mental são alguns dos maiores desafios de saúde que a população idosa enfrenta. E, com o número de pessoas vivendo com demência previsto para atingir 152 milhões até 2050, o desenvolvimento de soluções inovadoras de nutrição médica que oferecerão cuidados preventivos é fundamental.19,20,21 Com base em estudos observacionais, há uma clara ligação entre os níveis de DHA e a saúde cerebral. Além disso, os ômega-3 estão associados à diminuição da inflamação cerebral e do suporte cerebral, sugerindo a importância de incluir DHA e EPA em soluções de nutrição médica que apoiem a saúde cerebral.22
É evidente que o ômega-3 DHA e o EPA podem ajudar a melhorar a qualidade de vida e os resultados clínicos dos grupos específicos de pacientes descritos neste artigo. Pesquisas recentes também indicam um papel promissor para intervenção de DHA e EPA em outros ambientes clínicos, inclusive em pacientes com diabetes ou doença renal crônica. 23,24 Cada condição e paciente individual apresentam necessidades nutricionais e clínicas diferentes e complexas. E o desenvolvimento de soluções médicas de nutrição personalizadas que possam ser direcionadas a doenças específicas são atraentes. O trabalho contínuo em nível individual é fundamental para o futuro, o tratamento mais personalizado dos pacientes. A DSM está em busca de de avanços científicos profundos e insights dos pacientes necessários para ajudar a melhorar nossa compreensão da desnutrição em estados específicos da doença e o impacto de ingredientes específicos, como DHA ômega-3 e EPA, nos resultados dos pacientes..
19 February 2020
4 Tempo mínimo de leitura
Mantenha-se atualizado sobre ciência, eventos e tendências de mercado mais recentes
Siga-nos em suas redes sociais favoritas
Conheça enzimas para cozinhar, produzir cerveja, laticínios e mais.
Soluções para suprir as necessidades de saúde e estilo de vida dos consumidores.
Conheça nossos artigos técnicos, seminários via web e outros recursos educacionais
Quality for Life é nosso selo de excelência e nossa promessa para você.
Explore nova ciência, consumer insights, eventos do setor e muito mais.
Solicitar amostras, fazer pedidos e visualizar a documentação dos produtos.