Comunicado à imprensa

A DSM amplia a linha de culturas bioprotetoras Delvo®Guard para combater o desperdício de alimentos em iogurtes, equilibrando sabor e textura

Heerlen (Países Baixos), 2 de março de 2022

A Royal DSM, uma empresa global baseada em ciência e orientada por propósitos, lança quatro novas culturas bioprotetoras Delvo®Guard, permitindo que os fabricantes de iogurte estendam naturalmente o prazo de validade, mas mantenham sabor e textura excelentes. As novas culturas contêm microflora láctea de ocorrência natural e fornecem uma solução econômica para melhorar a qualidade e a segurança dos lácteos. A nova linha de cultura oferece melhor controle para os fabricantes de lácteos sobre a pós-acidificação, produção de gás e descoloração, bem como melhorias na cremosidade e sensação na boca, ao mesmo tempo que estende o prazo de validade. 

Rico em proteína e cálcio, o iogurte é um alimento básico em todo o mundo. No entanto, só na Europa, 20% dos lácteos são perdidos ou desperdiçados a cada ano, totalizando 29 milhões de toneladas1. Uma pesquisa da DSM indica que a maioria dos casos de desperdício de iogurte, aproximadamente 9%, acontece no nível do consumidor, com mais 1,5 a 2% de perda durante a produção e 1,5 a 2,5% no nível de varejo2. Portanto, diminuir a perda e o desperdício de lácteos em casa pode ter um impacto positivo significativo em longo prazo, tanto ambiental quanto economicamente.

Estender o prazo de validade de produtos lácteos populares é uma maneira eficaz de reduzir o desperdício de alimentos. Um dos principais contribuintes para a deterioração do iogurte dentro do prazo de validade é a contaminação microbiana, em particular a contaminação por mofo e levedura, e isso representa um desafio complexo para os fabricantes. Ao mesmo tempo, o prazo de validade precisa ser cuidadosamente equilibrado com as exigências de sabor, textura, preço e rotulagem, tudo sem afetar os processos de fabricação existentes. Manter o posicionamento natural também é crucial para os fabricantes. Ser natural é a principal alegação para lançamentos de novos iogurtes globalmente, e mais de 30% desses lançamentos nos últimos cinco anos tinham alegações do tipo3.

As novas culturas Delvo®Guard da DSM foram projetadas com esses desafios em mente. As novas adições à linha fornecem aos fabricantes culturas protetoras que impedem o crescimento de levedura e mofo em produtos de iogurte, resultando em um prazo de validade prolongado, sem sacrificar o sabor ou a textura. A linha estendida inclui Delvo®Guard 302 e Delvo®Guard 303, que oferecem propriedades protetoras capazes de impedir ou retardar o crescimento de organismos causadores de deterioração em dias ou até mesmo semanas, inclusive durante situações desafiadoras (como quebras de frio na cadeia de abastecimento). Também presentes na linha, Delvo®Guard 304 e Delvo®Guard 305 têm um impacto pós-acidificação menor, ao mesmo tempo que fornecem proteção contra a deterioração microbiana. Todas as culturas bioprotetoras Delvo®Guard são fáceis de usar e processar: entregues como convenientes culturas de incubação direta (Direct Vat Set) de um saco, elas podem ser adicionadas ao processo de produção ao mesmo tempo que a cultura bacteriana.

Esta é uma geração extremamente forte de culturas bioprotetoras”, comenta Karoline Kjaerulff, gerente global de desenvolvimento de negócios de soluções recém-fermentadas do Food and Beverage da DSM. “Com o gosto dos consumidores evoluindo, produzir iogurtes naturais com açúcar reduzido, menos gordura e nenhum aditivo está se tornando a norma. Ao mesmo tempo, o desperdício de alimentos é uma prioridade em todo o setor. As novas culturas Delvo®Guard ajudam os fabricantes a unir o útil ao agradável, mantendo os iogurtes mais frescos por períodos mais longos ao mesmo tempo que preservam sabor e textura excelentes. Isso oferece uma possibilidade empolgante para as marcas melhorarem a experiência de seus consumidores, tudo enquanto tomam medidas de sustentabilidade significativas para reduzir o desperdício em toda a cadeia de abastecimento.”

Este último lançamento faz parte dos esforços contínuos da DSM para apoiar a indústria de lácteos em sua jornada para descarbonizar sua cadeia de valor, reduzir a perda e o desperdício de alimentos e alcançar metas ambiciosas de sustentabilidade. Esses objetivos são cumpridos enquanto o sabor e a textura dos produtos são aprimorados, de modo que os produtores e consumidores possam desfrutar tudo. Com sua forte presença em toda a cadeia de valor, a DSM adota uma abordagem de ecossistema completo para transformar os lácteos sustentáveis em uma realidade.

Para obter mais informações sobre como a DSM pode ajudar você a estender o prazo de validade de seus iogurtes, visite: DSM Delvo®Guard.

Referências

  1. FAO, 2020, https://www.fao.org/3/i4807e/i4807e.pdf
  2. Entrevistas da DSM com especialistas europeus, 2021
  3. Mintel GNPD, agosto de 2021

Para obter mais informações

Stephen Hufton

Diretor global de comunicações e assuntos externos
DSM Food Specialties
+31 6 1300 1159

This site uses cookies to store information on your computer.

Learn more