Diretrizes DSM para a pigmentação da gema 2016

Gemas douradas só são produzidas por galinhas saudáveis

Para que uma gema apresente uma cor dourada atraente, os carotenoides precisam:

  • Ser ingeridos em quantidades suficientes

  • Absorvidos (por um intestino saudável)

  • Não ser usados como antioxidante (baixo desafio imunológico)

  • Não devem ser usados como precursores de vitaminas (bom teor corporal de vitaminas).

Portanto, a galinha, o ambiente e a ração precisam trabalhar em conjunto para que a gema tenha uma pigmentação atraente.

Na natureza, os machos com a melhor coloração atraem as fêmeas. Isso faz sentido, porque apenas os indivíduos mais saudáveis são capazes de ter penas atraentes.

O mesmo se aplica às fêmeas: as galinhas mais saudáveis terão mais carotenoides para seus ovos. Portanto, para obter gemas douradas, você precisa de ração de boa qualidade, práticas corretas de manejo e – o mais importante – galinhas saudáveis.

Fatores que afetam a eficiência da pigmentação da gema

A eficiência da pigmentação da gema pelos carotenoides é determinada por dois fatores principais: taxa de deposição na gema de ovo e cor dos carotenoides (comprimento de onda).

Deposição na gema

A deposição dos carotenoides da dieta na gema depende de cada molécula de carotenoide (Figura 1). A concentração de carotenoides na gema é diretamente proporcional ao seu teor na ração.

Figura 1. Taxa de deposição na gema de diversos carotenoides.

Fatores que afetam a eficiência da pigmentação da gema

A cor dos carotenoides

Os comprimentos de onda das cores dos carotenoides utilizados na pigmentação da gema situam-se no intervalo entre 400 nm e 600 nm do espectro visível de cores. Para o olho humano, esses compostos são de cor amarela a vermelha. A luteína, a zeaxantina e o apo-éster são carotenoides amarelos (comprimento de onda de 445 a 450 nm), enquanto a cantaxantina é um carotenoide vermelho (comprimento de onda de 465 a 470 nm).

Figura 2. Comprimentos de onda de vários carotenoides usados para a pigmentação da gema.

O princípio da pigmentação da gema de ovo

Existem dois componentes da pigmentação da gema de ovo. O primeiro (chamado de fase de saturação) envolve a deposição de carotenoides amarelos para criar uma base Esta base amarela é muito importante para obter boa saturação da cor final. Depois de estabelecida a base amarela, a adição da cantaxantina, que é um carotenoide vermelho (CAROPHYLL® red), muda a tonalidade para uma cor mais vermelho-alaranjada (segundo componente ou fase de pigmentação). A resposta aos carotenoides é dependente da dose e é maior aos vermelhos do que aos amarelos e, portanto, a combinação de carotenoides amarelos e vermelhos para a pigmentação da gema é economicamente mais eficiente. A Figura 3 ilustra esse princípio.

Figura 3. Fases da pigmentação da gema

Em relação às eficiências relativas de pigmentação dos carotenoides amarelos, o apo-éster (CAROPHYLL® yellow) é mais eficiente do que a luteína e a zeaxantina, os principais carotenoides presentes nos ingredientes de ração. A alta taxa de deposição de apo-éster (CAROPHYLL® yellow) faz com que seja o carotenoide amarelo mais adequado para a fase de saturação.

A Tabela 1 abaixo mostra a eficiência relativa de pigmentação dos carotenoides amarelos (com base nas taxas de deposição).

Tabela 1. Eficiência relativa de pigmentação de carotenoides amarelo

Como usar o DSM YolkFan ™

O DSM YolkFan™ é um meio simples de medir a cor da gema. No entanto, deve-se prestar atenção aos seguintes fatores durante o procedimento:

  1. A avaliação deve ser feita sobre uma superfície branca não refletiva para eliminar a influência das cores adjacentes.

  2. Usar luz natural indireta sem luz artificial forte. É importante evitar o reflexo da superfície brilhante da gema.

  3. Segurar as lâminas do leque logo acima da gema e fazer a leitura olhando na vertical, de cima para baixo, com os números das lâminas virados para baixo e a gema entre as pontas da lâmina. A pessoa que faz a leitura deve sempre olhar o lado da lâmina sem números e mostrar o número ao assistente para que seja registrado. Entre cada ovo, o leque deve ser fechado para garantir a neutralidade de cada medição.

  4. A avaliação de qualquer série experimental deve ser realizada pelo mesmo observador treinado. As séries devem incluir entre quatro e 15 ovos (dependendo da variabilidade), que devem ser avaliados individualmente.

  5. Ao terminar, limpe o leque e guarde-o em local protegido de fontes diretas de luz.

Como obter o escore necessário do leque DSM YolkFan™ usando CAROPHYLL®

Primeiro, definir o escore do leque DSM YolkFan™. Se você optar por 12/13, a maioria dos ovos deverá estar entre estes dois escores.

Consulte a tabela 3 para calcular o teor de xantofila dos ingredientes usados na ração. Para terminar, consulte a tabela 4 para saber quais as quantidades de CAROPHYLL® yellow e red necessárias para obter o escore do DSM YolkFan™ definido.

Exemplo: a meta de escore do DSM YolkFan ™ é 13. A ração contém 15% de milho amarelo, 2% de glúten de milho (60%) e 1% de DDGS. A tabela 3 mostra que o teor de xantofila amarela nesta ração é 6 ppm.

Agora, você pode usar a formulação de custo mínimo ou a tabela 5 para fixar os níveis necessários de CAROPHYLL® yellow e CAROPHYLL® red.

Tabela 3. Exemplo para calcular o teor de xantofila na ração

Formulação

Exemplo de uma formulação de custo mínimo:

Para obter escore 13 do DSM YolkFan™, você precisa de 10,5 ppm de carotenoides amarelos (base amarela). De acordo com o exemplo da Tabela 3, é necessário adicionar mais 4,5 ppm de carotenoides amarelos à ração (10,5-6). Ao usar o apo-éster, essa quantidade pode ser dividida por 3 (Tabela 1) devido à sua maior eficácia de pigmentação. Portanto, temos que adicionar 1,5 ppm de apo-éster (15 ppm de CAROPHYLL® yellow 10%) e 4 ppm de cantaxantina (40 ppm de CAROPHYLL® red 10%).

Tabela 4. Carotenoides totais necessários para a formulação de custo mínimo

Níveis recomendados

Tabela 5. Níveis recomendados1,2 de CAROPHYLL® amarelo e CAROPHYLL® vermelho para pigmentação da gema de acordo com o escore do DSM YolkFan™

Desenvolvimento do novo leque DSM YolkFan ™ com 16 lâminas

A avicultura de postura tem apresentado crescimento acelerado, especialmente na Ásia, levando a uma proliferação de marcas e ofertas de mercado. A ideia de que a gema dourada é sempre produzida por galinhas saudáveis está sendo amplamente adotado e, por isso, os consumidores têm demandado um tom mais escuro da cor dos ovos. Por essa razão, nossos clientes solicitaram, já há alguns anos, que a DSM desenvolvesse novas e mais lâminas para o leque DSM YolkFan™. Nossos cientistas na França e na Suíça passaram então a desenvolver as lâminas solicitadas e as recomendações correspondentes, com o apoio de nossa equipe de marketing da Ásia-Pacífico.

Foram realizados experimentos, as gemas foram avaliadas por análises química e óptica e as amostras adequadas foram enviadas ao desenvolvedor de tintas. A tinta e a lâmina devem refletir a tonalidade da gema selecionada e ter sempre a mesma aparência sob diferentes condições de iluminação (assim como as outras lâminas do DSM YolkFan™). As lâminas 1 a 15 são exatamente dos mesmos tons anteriores e, por isso, você pode continuar a usar os mesmos padrões.

Após dois anos de trabalho e a recriação de toda a gama de cores do leque DSM YolkFan™, temos o orgulho de apresentar o novo leque de cores da gema DSM Yolk Fan™, com 16 lâminas.

DSM YolkFan™

Produtos CAROPHYLL® - pigmentação consistente da gema

Com vários anos de experiência em química de carotenoides, a DSM é especialista na fabricação dos produtos de excepcional qualidade CAROPHYLL®.

O CAROPHYLL® yellow 10% e o CAROPHYLL® red 10% são produtos carotenoides granulados, de fluxo livre. São pequenos grânulos nos quais o carotenoide é finamente distribuído em uma matriz encapsulada por amido e carboidratos vegetais com adição de antioxidantes e, portanto, os produtos CAROPHYLL® são isentos de compostos de origem animal.

O processo de fabricação especial, conhecido como “revestimento spray dried” protege os carotenoides da oxidação, conferindo alta estabilidade, dispersibilidade da água e excepcionais propriedades de mistura e excelentes características de absorção dos produtos.

Grânulos de CAROPHYLL®
Tabela 2. Especificações do CAROPHYLL® yellow 10% e CAROPHYLL® red 10%

Publicado

11 September 2018

Compartilhar

Compartilhar

You are being redirected.

We detected that you are visitng this page from United States. Therefore we are redirecting you to the localized version.