Promovendo a saúde intestinal ideal em poedeiras

A persistência da postura, qualidade da casca do ovo e saúde intestinal são tópicos muito quentes na produção da poedeira de hoje, em que o ciclo está ficando mais longo e a pressão sobre os produtores avícolas para que diminuam o uso de antibióticos está aumentando. Mas o que realmente significa intestino saudável em galinhas poedeiras?

Saúde intestinal em poedeiras

No primeiro caso, a nutrição ideal logo após a eclosão desempenha um papel crítico na saúde intestinal, promovendo o estabelecimento de uma microflora saudável, assegurando que a resposta imune e a capacidade de absorção de nutrientes sejam adequadas. Em segundo lugar, o desenvolvimento de uma microbiota rica e diversa precisa estar em equilíbrio com uma defesa eficiente da mucosa intestinal e, finalmente, uma abordagem holística na escolha de aditivos eubióticos para a ração e composição da ração irão influenciar positivamente a comunidade microbiana intestinal. Diferentes condições de recria, estágios fisiológicos e microbiota pedem soluções diferentes.

Estratégia para a saúde intestinal da franga

Nas aves jovens, a composição da microbiota e sua diversidade podem ser dramaticamente influenciadas por fatores ambientais e de manejo ao longo de seu desenvolvimento, antes de alcançar o equilíbrio nos animais adultos. É por isto que a suplementação de pintos de um dia com Cylactin®, probiótico com Enterococcus faecium de alta qualidade, assegura uma base sólida para o desenvolvimento do microbioma intestinal. Por colonizar o intestino muito rapidamente e sintetizar substâncias protetoras específicas, como ácido lático, e um biofilme, contribui para impedir a aderência de E.coli ou Salmonella às células epiteliais, com apoio significativo para a saúde intestinal.
Um estudo realizado recentemente na América Latina confirmou o efeito positivo de Cylactin® em frangas, mostrando uma diferença de 10% no peso vivo em comparação com um tratamento com Clortetraciclina com 17 semanas de idade. A suplementação com probiótico contribuiu para que a franga alcançasse o peso alvo ideal, tornando a ave pronta para o período crítico de postura até o seu pico de produção. Este benefício em peso vivo passou a representar uma melhora de 7% na taxa de postura geral com 79 semanas de idade.

Estratégia para a saúde intestinal da poedeira

As galinhas poedeiras, por comparação têm um trato digestivo mais maduro e sua funcionalidade gastrointestinal pode ser efetivamente melhorada pelo uso de moduladores de ação direta, específicos da flora intestinal. A combinação sinérgica de ácido benzoico e compostos essenciais específicos oferecida por CRINA® Poultry Plus, um aditivo zootécnico para frangos de corte registrado na Europa, e que parece também ser o eubiótico de escolha para poedeiras. Os componentes, óleos essenciais como timol, eugenol e piperina, são conhecidos por melhorarem a digestibilidade dos nutrientes, estimulando a produção de enzimas digestivas e melhorando o equilíbrio da microbiota intestinal. O ácido benzoico é um dos ácidos orgânicos mais eficazes para inclusão nas dietas das aves e é particularmente eficaz contra bactérias gram negativas. Foi demonstrada uma melhora consistente na produtividade sob diferentes condições, demonstrando um efeito significativo sobre a taxa de postura e qualidade da casca dos ovos (especialmente a espessura e resistência) na França, no Brasil e na China.
Além disso, foi demonstrado que CRINA® Poultry Plus mantém um alto desempenho na postura e baixa mortalidade sob condições de desafio, como colibacilose ou estresse térmico. A tendência para o uso mais responsável de antibióticos está crescendo no mundo todo, não apenas na avicultura, mas também na produção pecuária. A necessidade de uma solução nutricional com custo efetivo é maior do que nunca. Em associação com CRINA® Poultry Plus, Cylactin® oferece uma abordagem eubiótica abrangente para frangas e poedeiras, atendendo as necessidades dos produtores de ovos de forma consistente.

Publicado

13 November 2018

Compartilhar

Compartilhar

You are being redirected.

We detected that you are visitng this page from United States. Therefore we are redirecting you to the localized version.