
Por: Justin A. Bakhshai
A Covid-19 representa um risco de saúde global sem precedentes, tanto para pacientes quanto para sistemas de saúde. Dados emergentes sugerem que indivíduos com condições crônicas de saúde, como doença cardiovascular, diabetes mellitus e obesidade, têm maior probabilidade de ficarem criticamente doentes devido à Covid-19.1 Pacientes que se apresentam no hospital com múltiplas comorbidades também são mais suscetíveis à subnutrição, tornando sua prevenção ou tratamento especialmente importante em caso de infecção e/ou doença grave.2
Após a internação hospitalar, os pacientes devem ser imediatamente triados para subnutrição. A iniciativa de liderança global em subnutrição (Global Leadership Initiative on Malnutrition, GLIM) recentemente propôs uma abordagem de duas etapas para o diagnóstico da subnutrição2:
O tratamento nutricional deve ser aplicado durante a hospitalização por meio de planos nutricionais individualizados; isso é particularmente importante, dado que os fatores de risco nutricionais pré-existentes continuam a ser aplicados e a doença aguda e a hospitalização provavelmente piorarão o risco ou condição de subnutrição. Recomenda-se uma avaliação adequada da ingestão de nutrientes com o tratamento com suplementos nutricionais orais ou com nutrição enteral se a via oral for insuficiente.2
A maioria dos participantes hospitalizados devido à Covid-19 grave recebe ventilação mecânica (geralmente prolongada), representando um fator de risco crítico para maior morbidade e mortalidade nessa coorte de participantes. Internações em UTI, ventilação mecânica, polimorbidade e idade avançada são todas comumente associadas a um alto risco de subnutrição, com prolongamento da permanência em UTI, muitas vezes resultando em perda grave de massa e função muscular esquelética, o que pode levar à incapacidade, baixa qualidade de vida e morbidade adicional. Prevenção, diagnóstico e tratamento da subnutrição, incluindo nutrição parenteral, são, portanto, componentes críticos do tratamento da Covid-19 no contexto da UTI.2
Considerando a importância da prevenção, diagnóstico e tratamento da subnutrição, a ESPEN recentemente publicou orientações sobre o controle nutricional de pacientes com Covid-19. Esse documento descreve habilmente dez recomendações práticas para o controle da nutrição no contexto da Covid-19.2
As recomendações são resumidas, como segue:
As novas diretrizes da ESPEN reforçam a importância crítica da intervenção nutricional para pacientes criticamente doentes e apresentam uma oportunidade viável para personalizar soluções de nutrição médica, incluindo nutrição parenteral.
Na DSM, nosso compromisso com a qualidade se estende amplamente e é representado por nossa abordagem centrada no paciente para a inovação. As equipes da DSM são altamente conscientes e sensíveis ao fato de que os produtos que produzimos alcançam os grupos populacionais mais clinicamente vulneráveis (ou seja, pacientes com condições graves e múltiplas comorbidades, de bebês a idosos).
A experiência das partes interessadas está no centro da nossa abordagem de negócios; trabalhar com o paciente em mente é como guiamos internamente nossas formas de trabalhar em todas as funções de negócios, desde a qualidade, e a regulamentação até a produção e a inovação. E, como parceiro orientado por um propósito, a DSM apoia ativamente pesquisas relacionadas à Covid-19.
Para uma introdução no mercado bem-sucedida, a compreensão e a aceitação da comunidade médica são fundamentais. Apoiamos aqueles que aspiram fazer a diferença na comunidade médica com profundas percepções de pacientes e consumidores para descobrir oportunidades de desenvolver soluções de nutrição parenteral.
Descubra como, juntos, podemos aumentar o perfil de terapias vitais que apoiam aqueles que mais precisam. Entre em contato conosco hoje.
31 julho 2020
8 min. de leitura
Mantenha-se atualizado sobre as últimas ciências, eventos e tendências de mercado
[1] National Center for Health Statistics, & Centers for Disease Control and Prevention. Evidence used to update the list of underlying medical conditions that increase a person’s risk of severe illness from Covid-19. Recuperado: https://www.cdc.gov/coronavirus/2019-ncov/need-extra-precautions/evidence-table.html.
[2] Barazzoni R, et al. ESPEN expert statements and practical guidance for nutritional management of individuals with SARS-CoV-2 infection. Clinical Nutrition. https://doi.org/10.1016/j.clnu.2020.03.022.
Solicite amostras, faça pedidos e visualize a documentação do produto
Baixe a cópia mais recente do nosso catálogo de soluções
Somos mais do que uma parceria. Somos uma vantagem competitiva.
O que há de mais recente em pesquisa sobre vitaminas e lipídios e desenvolvimentos da indústria
Estudos acadêmicos e a ciência mais recente em módulos educacionais
Vídeos explorando o crescente papel dos APIs de vitaminas