Por: Editores de Talking Nutrition
Suco de melancia pode auxiliar na fadiga muscular
O exercício pode causar dano muscular agudo e subsequente fadiga muscular, além de dor que pode durar até vários dias. Em alta intensidade, o exercício aumenta o índice de glicose, aumenta os níveis sanguíneos de lactato e amônia, sendo esta última um subproduto do catabolismo muscular (proteína) que contribui para a sensação de fadiga. Os atletas geralmente utilizam recursos ergogênicos para lidar com a fadiga e melhorar a performance durante o exercício. Os sucos naturais sem adição de açúcar e contendo compostos bioativos são de interesse da indústria de sucos como possíveis recursos ergogênicos.
Um recente estudo realizado na Espanha demonstrou que a suplementação com suco de melancia enriquecido com L-citrulina (3,3 g/200 ml) e elagitaninas de romã (22 mg/200 ml) teve efeito benéfico na performance de 19 homens jovens durante o exercício. O suco de melancia naturalmente contém L-citrulina (0,5 g/200 ml). A L-citrulina é um aminoácido não essencial que pode reduzir o acúmulo de ácido láctico no sangue e aumenta comprovadamente a resistência durante o exercício. A L-citrulina também é um componente importante no ciclo da ureia no fígado, que é responsável pela desintoxicação da amônia em ureia. Adicionalmente, a L-citrulina é precursora da arginina, um aminoácido que pode ser convertido em óxido nítrico, um potente vasodilatador capaz de auxiliar no aumento do fluxo sanguíneo e da performance durante o exercício. O estudo teve um desenho duplo cego, randomizado, controlado por placebo e cruzado, de forma que todos os sujeitos receberam todos os quatro tratamentos: placebo, somente suco de melancia, melancia com adição de 3,3 g/200 ml de L-citrulina e suco de melancia com 3,3 g/200 ml de L-citrulina e 22 mg/200 ml de elagitaninas de romã. Um teste de exercício de alta intensidade e exercícios isométricos foram realizados a cada 7 dias para haver tempo de recuperação suficiente entre os testes. Uma dose de 200 ml das várias bebidas de tratamento foi consumida uma hora antes do teste de exercício.
Os pesquisadores testaram o pico de torque dos músculos extensores do joelho em um exercício isocinético depois que os sujeitos realizaram exercício intenso e observaram um aumento na força média de pico após o consumo de suco de melancia com adição de L-citrulina. Foi avaliado o pico de torque inferior (5 vezes) depois que os participantes consumiram suco de melancia mais citrulina e elagitaninas e comparado com o placebo (-52 versus -10,4 N•m). Além dessas medições objetivas de performance durante o exercício, os sujeitos também classificaram sua percepção de exaustão e o nível de dor muscular até 48 horas após o exercício. A percepção de exaustão e a dor muscular após o exercício foram menores após o tratamento com a bebida com adição apenas de citrulina e com adição de citrulina mais elagitaninas do que após o consumo de placebo. Os achados desse pequeno estudo são encorajadores, mas ainda há necessidade de realizá-lo com mulheres e pessoas idosas.
12 setembro 2017
3 minutos de leitura (mínimo)
Mantenha-se atualizado sobre ciência, eventos e tendências de mercado mais recentes
Siga-nos em suas redes sociais favoritas
Source from: Martinez-Sanchez A. et al. Consumption of watermelon juice enriched in L-citrulline and pomegranate ellagitannins enhanced metabolism during physical exercise. Journal of Agricultural and Food Chemistry 2017; 65: 4395-4404.
Clique no botão abaixo para entrar em contato e conversar com a gente.
As pré-misturas da DSM são misturas personalizadas de ingredientes funcionais desejados em uma única pré-mistura eficaz e homogênea.
Soluções para suprir as necessidades de saúde e estilo de vida dos consumidores.
Nossos ingredientes excepcionais em produtos totalmente acabados, prontos para você.
Bright Science. Brighter Living.™
Explore nova ciência, consumer insights, eventos do setor e muito mais.
Solicitar amostras, fazer pedidos e visualizar a documentação dos produtos.