Consumo Agudo de Óleo de Peixe Reduz Lesão Muscular Induzida pelo Exercício

Por:  Editores de Talking Nutrition

Resumo

  • O exercício ao mesmo tempo fortalece e lesa o músculo. A suplementação nutricional com ácidos graxos ômega-3 pode ajudar a preservar a função muscular normal após a lesão causada por uma sessão de exercícios  
  • Fabricantes e formuladores podem encontrar valor em adicionar ácido eicosapentaenoico (EPA) para personalizar pré-misturas de nutrientes direcionadas a homens saudáveis em risco de lesão muscular induzida pelo exercício

A lesão muscular induzida pelo exercício causa um aumento da inflamação localizada e sensação de dor muscular de 24 a 72 horas após o exercício, além de uma redução da performance nos exercícios subsequentes. A suplementação nutricional tem sido utilizada para facilitar a recuperação da lesão causada pelo exercício. O aumento dos níveis de ácidos graxos ômega-3 pode alterar a produção de moléculas sinalizadoras pró-inflamatórias, podendo ser benéfico para reduzir a lesão muscular associada ao exercício. O uso crônico de suplementos de ômega-3 por oito semanas melhora essa lesão. No entanto, há poucas evidências de que o consumo agudo de ácidos graxos ômega-3 após o exercício seja eficaz.

Recentemente, investigadores europeus avaliaram a eficácia de uma dose aguda de ácidos graxos ômega-3 na função muscular após uma lesão induzida pelo exercício e perguntaram se uma dose maior de ácido eicosapentaenoico (EPA) teria benefício adicional. Esse estudo foi duplo cego e controlado por placebo com 27 homens ativos fisicamente com idade média de 26 anos. Os sujeitos foram atribuídos randomicamente a um dos três grupos de tratamento: alto EPA – 750 mg EPA e 50 mg DHA, baixo EPA – 150 mg EPA e 100 mg DHA ou placebo. As medições foram feitas a partir de uma hora após uma sessão de exercícios que causaram lesão muscular aguda e foram repetidas em intervalos de 24 horas até 96 horas após o exercício.

Os investigadores descobriram que os sujeitos que receberam o tratamento com alto EPA tiveram performance subsequente melhor no teste de exercício de salto com agachamento do que os grupos com baixo EPA ou placebo. Após o exercício, o grupo com alta dose de EPA apresentou decréscimo de 2,1% na performance do salto com agachamento em comparação a um decréscimo de 8,3% e 9,8% nos grupos com baixo EPA e placebo, respectivamente. Achados semelhantes demonstrando um efeito positivo da alta dose de EPA também foram observados no exercício de salto com contramovimento.

Esse estudo dos efeitos agudos de um suplemento de óleo de peixe na lesão muscular induzida pelo exercício e a subsequente performance no teste de exercício indica que uma dose aguda de 750 mg de EPA e 50 mg de DHA 1 hora após uma sessão de exercícios com lesão muscular pode ajudar homens atletas saudáveis e treinados.

A população está envelhecendo rapidamente em todo o mundo. Entre 2015 e 2050, a proporção da população mundial com mais de 60 anos de idade praticamente duplicará de 12% para 22%. Aproximadamente 15% dessas pessoas sofrerão de algum distúrbio mental1. Segundo um estudo recente sobre as preocupações com a saúde do consumidor8, 37% dos adultos na Europa se preocupam com a saúde mental, enquanto o principal motivador em adultos maduros é a perda da memória. Muito pode ser feito para apoiar e melhorar a vida das pessoas que apresentam declínio cognitivo, como otimizar a saúde e o bem-estar físico e psicológico, sendo a nutrição um fator importante.  

Publicado

21 Junho 2017

Tags

  • Melhore seu desempenho
  • Essenciais para homens
  • Lipídios nutricionais
  • Alimentos e bebidas
  • Nova ciência
  • Artigo
  • P&D

Compartilhar

6 minutos de leitura (mínimo)

Conteúdo relacionado

Cadastre-se para receber nossos boletins informativos

Mantenha-se atualizado sobre ciência, eventos e tendências de mercado mais recentes

Somos sociais

Siga-nos em suas redes sociais favoritas

Referências

Jakeman JR et al. Effect of an acute dose of omega-3 fish oil following exercise-induced muscle damage. European journal of Applied Physiology. 2017; 117:575-582.

Saiba como a DSM pode ajudar a sua empresa.

Clique no botão abaixo para entrar em contato e conversar com a gente.

Links rápidos

Alimentos especiais

Conheça enzimas para cozinhar, produzir cerveja, laticínios e mais.

Soluções de benefícios para a saúde

Soluções para suprir as necessidades de saúde e estilo de vida dos consumidores.

Academia de Nutrição

Conheça nossos artigos técnicos, seminários via web e outros recursos educacionais

Site corporativo DSM

Bright Science. Brighter Living.™

Talking Nutrition

Explore nova ciência, consumer insights, eventos do setor e muito mais.

Serviços ao Cliente

Solicitar amostras, fazer pedidos e visualizar a documentação dos produtos.