Maior ingestão de magnésio na dieta reduz o risco de fraturas

Por: Editores de Talking Nutrition

Resumo

  • O magnésio é um mineral essencial do qual o organismo precisa para realizar diversas funções  
  • Quando a ingestão de magnésio é baixa, isso pode levar a um aumento do risco de diversas doenças crônicas, mas o papel dele na osteoporose  ainda não foi tão bem entendido 
  • Um estudo recente relatou uma associação significativa entre uma maior ingestão de magnésio e a redução de fraturas tanto em homens quanto em mulheres 

O magnésio é um mineral essencial do qual o organismo precisa e que está envolvido em muitas funções, incluindo mais de 300 reações enzimáticas.1 A baixa ingestão de magnésio está associada a um maior risco de diversas doenças crônicas2-6; contudo, o papel dele na prevenção de fraturas osteoporóticas é menos claro7. Uma metanálise recente8 descobriu que o aumento da ingestão de magnésio na dieta não foi associado a uma redução do risco de fraturas. De fato, em alguns estudos, a absorção de magnésio acima da ingestão diária recomendada (IDR) se associou a um maior risco de fraturas. Mas, em contraste, estudos transversais mostraram uma associação significativa entre uma maior absorção de magnésio e a densidade mineral óssea. O magnésio também pode ter um efeito benéfico sobre a inflamação e o estresse oxidativo, dois importantes fatores de risco da osteoporose.

Em um novo estudo8, dados sobre a ingestão de magnésio e as fraturas ósseas foram obtidos de sujeitos inscritos na Osteoarthritis Initiative (Iniciativa da Osteoartrite) por um período de acompanhamento de oito anos. Os pacientes corriam elevado risco de osteoartrite do joelho. Estimativas da ingestão de magnésio na dieta foram obtidas através de um questionário da frequência alimentar registrado durante a visita de avaliação inicial da Osteoarthritis Initiative. A coorte foi dividida em quintis de ingestão de magnésio de acordo com o gênero, usando-se 205, 269, 323 e 398 mg por dia para os homens e 190, 251, 306 e 373 mg por dia para as mulheres. Na coorte como um todo, havia 3.765 participantes com média de idade de 60,6 anos.

A ingestão média de magnésio foi de 295 gramas por dia. Somente 27% de toda a coorte alcançou a IDR de magnésio (420 mg/dia para os homens e 320 mg/dia para as mulheres, respectivamente). Após um período médio de acompanhamento de 6,2 anos, 560 indivíduos tinham apresentado uma nova fratura esquelética. Tanto homens quanto mulheres com maior ingestão de magnésio relataram incidência significativamente mais baixa de fraturas em comparação com aqueles com a menor ingestão de magnésio. Após ajuste por conta de 14 potenciais fatores de confusão na avaliação inicial, e usando-se aqueles com menor ingestão de magnésio como grupo de referência, homens e mulheres no quinto quintil (grupo com maior ingestão de magnésio) relataram um risco 53% menor de fraturas ósseas. Se os sujeitos fossem divididos com base na IDR do magnésio, somente as mulheres que alcançaram a IDR apresentavam uma redução significativa do risco de fraturas. A ingestão total de magnésio, modelada como uma variável contínua, não se associou a nenhuma redução do risco de fraturas durante o acompanhamento.

Esses achados são notáveis, já que os investigadores descobriram que somente ¼ dos participantes da Osteoarthritis Initiative relataram consumir pelo menos o nível de IDR de magnésio. Este estudo é o primeiro a relatar uma associação clara e significativa entre uma maior ingestão de magnésio e a redução de fraturas tanto em homens quanto em mulheres. Uma vez que o magnésio tem inúmeras funções no organismo, são necessários estudos adicionais para elucidação do mecanismo de ação em nível molecular da maior ingestão de magnésio sobre as fraturas ósseas.

Publicado

13 outubro 2017

Tags

  • Melhore sua mobilidade
  • Essenciais para envelhecimento saudável
  • Vitaminas
  • Suplementos alimentares
  • Nova ciência
  • Artigo
  • P&D

Compartilhar

3 minutos de leitura (mínimo)

Conteúdo relacionado

Cadastre-se para receber nossos boletins informativos

Mantenha-se atualizado sobre ciência, eventos e tendências de mercado mais recentes

Somos sociais

Siga-nos em suas redes sociais favoritas

Referências

[1] Swaminathan R (2003) Magnesium metabolism and its disorders. Clin Biochem Rev 24, 47–66.

[2] Veronese N, Zanforlini BM, Manzato E, et al. (2015) Magnesium and healthy aging. Magnes Res 28, 112–115.

[3] Del Gobbo LC, Imamura F, Wu JHY, et al. (2013) Circulating and dietary magnesium and risk of cardiovascular disease: a systematic review and meta-analysis of prospective studies. Am J Clin Nutr 98, 160–173.

[4] Mizushima S, Cappuccio FP, Nichols R, et al. (1998) Dietary magnesium intake and blood pressure: a qualitative overview of the observational studies. J Hum Hypertens 12, 447–453. 

[5] Sarrafzadegan N, Khosravi-Boroujeni H, Lotfizadeh M,et al. (2016) Magnesium status and the metabolic syndrome:  a systematic review and meta-analysis. Nutrition 32,409–417.

[6] Dong J-Y, Xun P, He K, et al. (2011) Magnesium intake and risk of type 2 diabetes: meta-analysis of prospective cohort studies. Diabetes Care 34, 2116–2122.

[7] Veronese N et al. Dietary magnesium intake and fracture risk: data from a large prospective study. British Journal of Nutrition 2017; 117:1570-1576.

[8] Farsinejad-Marj M, Saneei P & Esmaillzadeh A (2016) Dietary magnesium intake, bone mineral density and risk of fracture: a systematic review and meta-analysis. Osteoporos Int 24, 1389–1399.

Saiba como a DSM pode ajudar a sua empresa.

Clique no botão abaixo para entrar em contato e conversar com a gente.

Links rápidos

Pré-misturas personalizadas

As pré-misturas da DSM são misturas personalizadas de ingredientes funcionais desejados em uma única pré-mistura eficaz e homogênea.

Soluções de benefícios para a saúde

Soluções para suprir as necessidades de saúde e estilo de vida dos consumidores.

Soluções prontas para o mercado

Nossos ingredientes excepcionais em produtos totalmente acabados, prontos para você.

Site corporativo DSM

Bright Science. Brighter Living.™

Talking Nutrition

Explore nova ciência, consumer insights, eventos do setor e muito mais.

Serviços ao Cliente

Solicitar amostras, fazer pedidos e visualizar a documentação dos produtos.