Aproveitando a DSM OVN® para otimizar a saúde dos pets

Vitaminas são vitais

O termo “vitamina” foi criado pelo pesquisador-cientista Casimir Funk há mais de 100 anos. Ele identificou que a falta de certos compostos alimentares levava ao desenvolvimento de determinadas doenças. Ele acreditava que esses compostos alimentares essenciais eram aminas e derivou o nome “vitamina” ao combinar a palavra latina “vita”, que significa “vida”, com o termo químico “amina”. Embora seja verdade que algumas vitaminas sejam aminas, como, por exemplo, a tiamina, outras, tais como as vitaminas C e D, não o são. No entanto, Funk estava correto sobre o fato de que elas todas são imprescindíveis para a vida, pois impulsionam quase todas as reações metabólicas que ocorrem no corpo.

Definindo as necessidades

Infelizmente, em termos de nutrição vitamínica, uma grande parte das informações disponíveis sobre pets (animais de estimação) e muitas outras espécies é frequentemente obsoleta. Por isso, há um interesse crescente em se redefinir os termos de deficiência e necessidade nutricional ao se compreender as funções das vitaminas em um nível celular mais profundo, assim como seus efeitos sobre a saúde ao longo da vida. Hoje, as medições do efeito da nutrição vitamínica sobre a saúde e o bem-estar incluem a avaliação dos marcadores bioquímicos ou celulares de determinados sistemas, tais como a função imunológica, a integridade do DNA, os níveis de antioxidantes ou mesmo a resistência óssea, a capacidade de trabalhar, melhoras da integridade da pele ou o estado dos cabelos. Além disso, devemos também levar em conta o setor da nutrigenômica na pesquisa sobre nutrição animal clínica e como ela poderia ser utilizada para definir as necessidades nutricionais e avaliar os resultados de uma ingestão mais adequada de vitaminas ao longo da vida. O que fica claro é que essas medições modernas contrastam fortemente com as doenças clássicas e explícitas causadas por deficiência vitamínica, tratadas em obras antigas e aí utilizadas para definir necessidades como, por exemplo, no caso da niacina e a pelagra, também conhecida como a doença da língua preta em cães. Estamos, portanto, entrando agora no domínio da Nutrição Vitamínica Otimizada (Optimal Vitamin Nutrition ou OVN®) a fim de estabelecer a quantidade necessária de um nutriente para a saúde e o bem-estar “ótimos”. O conceito da Optimal Vitamin Nutrition está ilustrado no gráfico 1.

Gráfico 1: A abordagem da Optimal Vitamin Nutrition nos desloca dos níveis de suplementação vitamínica, que apenas satisfazem as necessidades mínimas, para aqueles que apoiam a saúde e o bem-estar de pets de forma ideal.

A abordagem da Optimal Vitamin Nutrition para a saúde dos pets

O conceito da Optimal Vitamin Nutrition da DSM obedece, mas não se limita, às diretrizes governamentais ou das associações da indústria sobre nutrientes, principalmente NRC, AAFCO e FEDIAF, considerando a evidência da suplementação vitamínica no que diz respeito às necessidades de saúde funcionais ou de longo prazo adicionais do pet, conforme sua fase da vida e estado fisiológico. O método da Optimal Vitamin Nutrition da DSM para favorecer o animal de forma bioquímica dá-se através de uma combinação de nutrientes. Se então considerarmos, como exemplo, o cão ou o gato idoso, é improvável que estes sofram apenas de um mal ou doença, o que, portanto, impõe o argumento de que uma combinação equilibrada de vitaminas supridas de forma ideal faria mais sentido, provavelmente sendo mais eficaz do que o aumento de apenas uma vitamina. A Optimal Vitamin Nutrition leva em consideração a abordagem de uma suplementação equilibrada, essencial para otimizar uma “equipe” de vitaminas, a fim de proporcionar benefícios adequados aos companheiros peludos.

Um sinal de qualidade nutricional

As vitaminas são ingredientes nutricionais há muito comprovados, sendo claramente reconhecidas por seus benefícios à saúde. Em uma pesquisa entre consumidores feita em 2008 pela DSM nos EUA, 100% dos entrevistados afirmaram conhecer a vitamina C, sendo que mais de 90% puderam indicar um ou mais benefícios à saúde. O conhecimento dos donos de pets na Europa sobre nutrição vitamínica também foi comprovado em uma pesquisa de 2017, na qual mais de 80% dos entrevistados confirmaram concordar com a funcionalidade declarada de várias vitaminas (gráfico 2).

Gráfico 2: A funcionalidade vitamínica é reconhecida pela maioria dos donos de pets

À medida que a tendência à humanização dos pets avança, verifica-se que donos de pets frequentemente procuram ou referem-se a produtos que imitam as tendências de saúde e nutrição vitamínica humanas. Utilizar uma suplementação vitamínica de alta qualidade é uma forma que fabricantes de rações e guloseimas para pets têm de influenciar a consciência do consumidor e o desejo dos donos de pets de apoiar o bem-estar de seus companheiros peludos através da melhor nutrição possível. A Optimal Vitamin Nutrition comunica a esses donos que a ração ou a guloseima é formulada para melhor servir às necessidades de saúde específicas de seus pets.

A pesquisa da DSM de 2017 entre donos de pets constatou que 72% deles concordam com a afirmação: “Ver Optimal Vitamin Nutrition na embalagem me informa que a ração do meu cão/gato contém uma suplementação vitamínica de alta qualidade”. Por sua vez, a Optimal Vitamin Nutrition ajuda a apoiar a longa interação que se espera entre o pet e seu cuidador ao abordar possíveis questões de saúde relacionadas à condição do pelo, ao estado imunológico, ao comportamento cognitivo, aos níveis de antioxidantes ou à estamina durante atividades físicas, ao crescimento e desenvolvimento corretos dos animais jovens e às questões referentes ao envelhecimento saudável.

Proporcionando saúde e bem-estar

Uma abordagem vitamínica ideal da suplementação de rações para pets assegura que, independentemente das circunstâncias, do perfil do animal ou do comportamento alimentar do dono, a nutrição com micronutrientes, como tal, não deveria ser um fator limitador para a manutenção do bem-estar do pet. Trabalhar pela realização da Optimal Vitamin Nutrition e comunicar aos donos de pets acerca da funcionalidade das vitaminas incluídas em suas rações é uma forma de demonstrar que ela irá proporcionar saúde.

Publicado

17 January 2019

Compartilhar

Compartilhar

You are being redirected.

We detected that you are visitng this page from United States. Therefore we are redirecting you to the localized version.