Cumprindo diretrizes regulatórias com o OVN®

Produtos alimentares para animais de estimação são extremamente regulamentados, desde os ingredientes utilizados até a produção, o marketing e as vendas. Esta necessidade de regulação rigorosa é necessária. Pets são importantes membros da família e, como crianças, dependem de nós para obter uma alimentação segura e nutritiva que promova saúde e bem-estar por toda vida. O recall de 2007, devido à contaminação com melamina, trouxe tanto as rações para pets como os ingredientes empregados em sua fabricação para o centro das atenções de reguladores e donos de animais. Desde então, infelizmente, aconteceram outros recalls relacionados não apenas com a falta de segurança e baixa qualidade de ingredientes, mas também com a inclusão inadequada de vitaminas.

Regulamentações e padrões nutricionais globais para rações para animais domésticos

Na maioria dos países, os produtos alimentares para animais de estimação são regulamentados pelas leis de alimentos para animais. Instituições, como a Associação de Oficiais Americanos de Controle de Rações (AAFCO, na sigla em inglês) nos EUA e a FEDIAF (Federação Europeia da Indústria de Alimentos para Pets) na União Europeia (EU), oferecem ajuda adicional aos fundamentos das regulações, seja através do desenvolvimento de diretrizes legalmente vinculativas ou pelo fornecimento de códigos para auto-orientação. Tanto a AAFCO como a FEDIAF divulgam padrões de nutrientes para rações para pets que garantem a fabricação de produtos com nutrição adequada. Mas, neste momento, os requisitos globais de nutrição não estão totalmente harmonizados.

A rede de distribuição de rações para pets esta cada vez mais complexa

Fabricantes ambiciosos estão procurando prosperar fora de suas regiões usuais e correm atrás de oportunidades interessantes de crescimento da marca no âmbito internacional. Para realizar esse crescimento com sucesso em um ambiente global progressivamente competitivo, é vital que adequação nutricional e conformidade regulatória sejam cumpridas. Desvios destes pontos iniciais importantes irão prejudicar a confiança do consumidor na marca, já que o produto pode sofrer um recall se não estiver em conformidade. Outros países – que não os EUA ou não pertencente à EU – frequentemente adotam e incluem as diretrizes nutricionais da AAFCO e da FEDIAF como parte de seus regulamentos e padrões de produção. Portanto, garantir que esses padrões e regulamentos de produtos nutricionais para pets sejam respeitados em todos os mercados, com o fim de se obter conformidade com as leis locais, traz consigo vários desafios para os proprietários de marcas.

A Optimal Vitamin Nutrition supera as diretrizes globais para vitaminas em produtos alimentares para cães e gatos

A nutrição vitamínica ótima da DSM, OVN® (Optimal Vitamin Nutrition), leva em conta as diretrizes da AAFCO e da FEDIAF, mas não se limita a elas. Os níveis inferiores da OVN são determinados para suprir as quantidades de vitamina do NRC (Conselho Nacional de Pesquisa), da AAFCO e da FEDIAF, qualquer que seja o mais alto, em qualquer fase da vida. A tabela 1 mostra como as diretrizes inferiores para vitaminas da OVN® foram estabelecidas, usando os requisitos dessas instituições. Ao se direcionarem para obter esses níveis inferiores da OVN® em alimentos para pets, os proprietários de marcas podem estar seguros de que seus produtos irão suprir todas as exigências relacionadas a vitaminas determinadas pela maioria dos regulamentos locais e globais.

Tabela 1: Determinação e desenvolvimento dos níveis mais baixos de vitamina da OVN®, utilizando as exigências divulgadas por NRC, FEDIAF e AAFCO relativas à vitamina A para cães, como um exemplo.

Os níveis superiores da OVN® têm fundamento em outras análises da literatura e refletem a ciência nutricional mais recente, enquanto os níveis de vitamina acima dos divulgados pela FEDIAF e AAFCO forneceram benefícios à saúde funcionais adicionais, tais como melhora do estado dos pelos ou maior assistência às funções imunológicas. Esses níveis podem ser usados para ajudar a favorecer alegações mais específicas e funcionais nos rótulos da ração, que também são rigorosamente regulamentados. Os níveis superiores da OVN® vêm abaixo dos limites superiores seguros divulgados mais baixos de consumo de vitaminas por animais domésticos.

A OVN® oferece um ponto de partida para formulações de ração para pets e premix de vitaminas

As diretrizes da OVN® fornecem as quantidades desejadas de vitaminas a serem oferecidas nas rações no momento de consumo e não incluem excedentes devido a perdas durante a produção ou o período de armazenamento. Por serem únicas para cada fábrica, processo ou produto, essas perdas devem ser consideradas durante a seleção da forma adequada de vitaminas para o produto alimentar na concepção de seu premix. A produção de um premix de vitamina de alta qualidade completa uma das fases necessárias para um resultado altamente nutritivo. Durante o desenvolvimento do produto alimentar, o conteúdo de vitaminas deve ser verificado para se garantir que a OVN® tenha sido obtida. Assim, garante-se a adequação nutricional definida pelos regulamentos e, também importante, o cumprimento da promessa de qualidade nutricional pela marca.

Qualidade da forma dos ingredientes e rastreabilidade global

A seleção de formas de vitamina com a mais alta qualidade é essencial para conquistar as metas ideais de nutrição em produtos alimentares para pets. Muitas vezes, as vitaminas são interpretadas como ingredientes básicos, mas sua qualidade de forma pode variar entre produtores, o que periga passar despercebido, comprometendo a qualidade da ração. Portanto, é importante que as formas melhores e mais avançadas tecnologicamente sejam escolhidas para cumprir as declarações do rótulo.

Selecionar fornecedores como a DSM, com qualidade integrada de produção de vitaminas e cadeia de suprimento de micronutrientes para fabricação de premix, é uma forma com a qual proprietários de marcas podem atenuar o fardo de conseguir rastreabilidade transparente dos ingredientes de suas rações em todos os mercados do mundo. Programas de qualidade coerentes implementados globalmente também fornecem a garantia que os ingredientes vitamínicos e premixes irão cumprir ou exceder os requisitos regulatórios através de toda cadeia de fornecimento da ração.

Portanto, o programa da Optimal Vitamin Nutrition da DSM ajuda fabricantes de rações, guloseimas e suplementos para animais domésticos a fornecer níveis saudáveis de vitaminas em seus produtos, de uma fonte segura e confiável, alinhada com as expectativas de seus donos e agências reguladoras.

Publicado

28 August 2019

Compartilhar

Compartilhar

You are being redirected.

We detected that you are visitng this page from United States. Therefore we are redirecting you to the localized version.