O turno noturno: A formulação de alimentos e bebidas para as horas noturnas

Está crescendo o mercado de opções de alimentos e bebidas fortificadas que ajudam a relaxar e a dormir

Resumo

  • O estresse no local de trabalho é um problema disseminado entre os consumidores  
  • As pessoas estão buscando cada vez mais produtos que as ajudem a “se desligar” à noite, incluindo certos alimentos e bebidas 
  • Há diversos nutrientes que podem ajudar no controle do estresse e encorajar o sono 

Com que frequência isso acontece? Você termina de jantar e se acomoda no sofá para relaxar, mas surge uma ânsia de olhar o seu e-mail. De repente, o que deveria ter sido uma noite relaxante se transforma numa noite com você trabalhando colado no telefone ou laptop. Isso não acontece só com você. A Inc.com relata que 75% dos trabalhadores norte-americanos verificam seu e-mail em dias de folga, e 61% fazem isso nas férias2. Em uma época na qual a conectividade tecnológica está maior do que nunca, o “bater o ponto” na saída do trabalho se tornou ainda mais irreal. A necessidade de verificar os e-mails constantemente após o horário de trabalho leva a uma sensação de estresse e inquietação, ambas as quais produzem um sono ruim .

Em esforços para reduzir o estresse causado pelo local de trabalho, os consumidores estão se voltando para diversas soluções únicas, incluindo hobbies (como colorir), estabelecimentos (como cafés com animais de estimação) e alimentos e bebidas fortificados para redução do estresse. De fato, um relatório recente da Mintel destaca que 33% dos adultos empregados do Reino Unido comem para lidar com o estresse do trabalho, enquanto 22% dos adultos brasileiros estão interessados em produtos que os ajudem a relaxar1. Considerando essas estatísticas, faz sentido que esteja crescendo o mercado para opções de alimentos e bebidas fortificadas que ajudem a relaxar e dormir, limitem as ânsias noturnas e ofereçam benefícios funcionais durante o sono.

Produtos elaborados para serem consumidos à noite não são nenhuma novidade, mas produtos funcionais podem oferecer agora benefícios de saúde adicionais em comparação com os alimentos comumente usados por quem come para combater o estresse. Muitos tipos de chás são usados há muito tempo como ferramenta de relaxamento ao final do dia, uma vez que essa bebida contém menos cafeína do que o café e é rica em L-teanina, que se acredita reduzir o estresse, promover o relaxamento, melhorar a qualidade do sono e aumentar a atenção. Há uma grande oportunidade para os formuladores tirarem proveito da reputação e dos ingredientes calmantes dos chás – como os chás de camomila, manjericão-sagrado, ginseng e outros produtos botânicos – para ir além do chá. Ingredientes exóticos, como ashwagandha e manjericão-sagrado, estão chamando a atenção para a formulação de novos produtos, e pode valer a pena considerar isso ao entrar nesse mercado.

Da mesma forma como os chás, os produtos lácteos, como leite morno, têm a reputação de alimento noturno. Uma pesquisa alemã descobriu que 40% dos adultos consomem iogurte como lanche noturno, enquanto 12% dos adultos espanhóis come iogurte à noite, após as 23h. Tirar proveito da familiaridade do leite e do iogurte e, ao mesmo tempo, introduzir novos sabores funcionais, como canela e cardamomo, poderia “inspirar inovações em sabor e novos usos para bebidas lácteas à noite”, sugere Mintel.  Não são apenas produtos lácteos e chá que estão despertando o interesse dos consumidores. Produtos de nicho de mercado bem-sucedidos poderiam indicar produtos capazes de funcionar no mercado mais amplo. No Japão, por exemplo, uma bebida funcional chamada “água para dormir” afirma ajudar os consumidores a dormir melhor em decorrência da L-teanina, o ingrediente ativo que pode ajudar a reduzir a ansiedade, aliviar o estresse e auxiliar no relaxamento e na melhora do sono. Sucos de frutas, refrigerantes, proteína em pó, cereais e lanches que atraem os consumidores que comem à noite foram adotados por marcas de todo o mundo. Cereais noturnos para bebês, contendo ingredientes como zinco, vitaminas A e C, ferro e mais nutrientes, são usados há muito tempo para preparar crianças para uma noite calma. A funcionalidade desses produtos poderia ser aplicada a produtos para pessoas de qualquer idade.

À medida que trabalhadores do mundo todo continuam a trabalhar por mais horas e até mais tarde, alimentos e bebidas desenvolvidos para consumo à noite estão emergindo em mercados de todo o mundo. Com a continuação dessa tendência, os fabricantes poderão se interessar em desenvolver produtos elaborados para ajudar as pessoas a relaxar à noite.

 

 

 

 

 

Publicado

11 Setembro 2017

Tags

  • Alimentos e bebidas
  • Cereais e barras
  • Laticínios
  • Notícias da indústria
  • Pré-misturas personalizadas
  • Artigo
  • Marketing

Compartilhar

5 minutos de leitura (mínimo)

Conteúdo relacionado

Cadastre-se para receber nossos boletins informativos

Mantenha-se atualizado sobre ciência, eventos e tendências de mercado mais recentes

Somos sociais

Siga-nos em suas redes sociais favoritas

Referências

[1] Haydon, R. (2017). The Night Shift. Retrieved from: http://bit.ly/2iGBvaj

[2] James, G. (2017). After-Hours Work Emails Are Shrinking Our Personal Lives, Says New Study. Retrieved from: http://on.inc.com/2sGV0E2

Saiba como a DSM pode ajudar a sua empresa.

Clique no botão abaixo para entrar em contato e conversar com a gente.

Links rápidos

Alimentos especiais

Conheça enzimas para cozinhar, produzir cerveja, laticínios e mais.

Soluções de benefícios para a saúde

Soluções para suprir as necessidades de saúde e estilo de vida dos consumidores.

Academia de Nutrição

Conheça nossos artigos técnicos, seminários via web e outros recursos educacionais

Quality For Life

Quality for Life é nosso selo de excelência e nossa promessa para você.

Talking Nutrition

Explore nova ciência, consumer insights, eventos do setor e muito mais.

Webshop

Solicitar amostras, fazer pedidos e visualizar a documentação dos produtos.