Por: Editores de Talking Nutrition
Há uma demanda crescente por bebidas com sabores naturais e benefícios adicionais à saúde.
Consumidores e fabricantes não precisam ir muito longe para ver as últimas tendências em formulações. Uma rápida ida à mercearia ou cafeteria local vai mostrar alimentos para um envelhecimento saudável, bebidas para aliviar o estresse e uma abundância de opções de alimentos e bebidas aromatizadas. De chás florais e cafés saborizados com chocolate a bebidas proteicas com sabor de mirtilo, cresce a demanda por produtos ricos em sabor, com os consumidores escolhendo alimentos e bebidas com sabores naturais e formulações benéficas à saúde. Um relatório de 2017 da Mintel sublinha essa tendência nos mercados mundiais: 62% dos adultos alemães e 60% dos adultos espanhóis e poloneses se interessam por sabores naturais em seus alimentos e bebidas1 .
No caso de fabricantes que planejam incorporar esses tipos de sabores em produtos, sabores de frutas são uma solução “natural”. A razão é simples: Consumidores estão familiarizados com as bases dos sabores de frutas. Eles podem provar a maioria das frutas na seção de frutas e verduras da mercearia, e os consumidores são frequentemente atraídos pela familiaridade em alimentos e bebidas. Globalmente, sabores de frutas foram os sabores mais comuns utilizados em bebidas lançadas entre 2012 e 2016.1
A despeito da sua popularidade, sabores inspirados em frutas, vegetais e ervas ainda são relativamente subutilizados na indústria de bebidas. Há diversas oportunidades disponíveis para formuladores interessados em incorporar sabores de frutas aos produtos enquanto continua testando novos sabores. Por exemplo: o mercado mostra um potencial de crescimento para o uso de sabores de frutas exóticas ou de superfrutas – como açaí e goji berry – para atrair consumidores interessados em experimentar novos sabores, mas mantendo alguma familiaridade. Outra estratégia de inovação? Usar sabores como meio de conectar produtos a locais específicos, tais como uma das principais marcas de bebida com gás Florida Orange feita com suco cítrico do estado da Flórida1 .
Sabores de frutas familiares não são a única opção para fabricantes que desejam levar os sabores ao próximo nível. O interesse dos consumidores em sabores naturais também está vinculado à adoção crescente de substâncias e extratos botânicos; ingredientes derivados de plantas que podem ajudar na manutenção da saúde, além de proporcionar sabor. Substâncias botânicas como camomila (frequentemente encontrada em chás) e gengibre (ingrediente cada vez mais popular em bebidas) estão atraindo as papilas gustativas dos consumidores e oferecem funcionalidade, benefícios em termos de relaxamento e digestão, respectivamente, para esses ingredientes. Ingredientes botânicos, como matcha, ginseng e canela, estão crescendo em popularidade entre a geração Y, uma geração que pode ser mais aberta a ingredientes menos convencionais.2
Sabores florais, um grupo dos ingredientes botânicos, estão surgindo mais regularmente em alimentos e bebidas. A Ásia lidera o mercado de sabores florais, mas a tendência vem crescendo em popularidade mundialmente, com jasmim, rosa, flor de sabugueiro, hibisco e crisântemo sendo usados mais comumente em lançamentos de produtos. 1 No caso das bebidas, especificamente, toques de rosas são uma tendência emergente e estão ganhando popularidade na Europa e na Ásia. O sabor surge normalmente em chás, mas no ano passado surgiu o sabor botânico em bebidas sem gás, com sabor de frutas, bebidas alcoólicas saborizadas, bebidas mistas, bebidas com gás, chás gelados prontos para beber e bebidas para substituição de refeições.1
Sabores especiais também podem ter um papel em ajudar os consumidores a seguir estilos de vida mais saudáveis emulando o sabor de bebidas populares que alguns planos de dieta restritivos nem sempre permitem. Sabores cruzados apresentam oportunidades para experimentar itens mais ricos, como bebidas adultas, produtos de confeitaria e chocolate, ainda que o sabor ocorra em produtos com menos açúcar, gordura ou menos da “coisa propriamente dita”. Na China, 46% dos consumidores de café com 20-49 anos de idade estão interessados em tais produtos e pagariam mais por cafés inspirados em sobremesas.1 Incluindo chás com sabor de vinho rosê, café com sabor de trufa de chocolate, inovações em bebidas funcionais e outros sabores estão dando a consumidores preocupados com a saúde a oportunidade de saborear seus produtos favoritos com menos culpa – e com o mesmo sabor.
A função e a cor de um produto podem atrair um novo consumidor, mas para assegurar compras repetidas ou a fidelidade do consumidor, o sabor de alimentos e bebidas é essencial. Os fabricantes podem descobrir que usar sabores de frutas, sabores florais e cruzados é a chave para o sucesso no lançamento de produtos no setor de alimentos e bebidas funcionais.
15 agosto 2017
8 minutos de leitura (mínimo)
Mantenha-se atualizado sobre ciência, eventos e tendências de mercado mais recentes
Siga-nos em suas redes sociais favoritas
[1] Zegler, J. (2017). Flavor Focus: Beverages. Retrieved from: http://bit.ly/2vYiUPP
[2] Woshnak, L.L. (2016) Strategic Nutrition for Millennials – Part I. Retrieved from: http://bit.ly/2fcts72
Clique no botão abaixo para entrar em contato e conversar com a gente.
As pré-misturas da DSM são misturas personalizadas de ingredientes funcionais desejados em uma única pré-mistura eficaz e homogênea.
Soluções para suprir as necessidades de saúde e estilo de vida dos consumidores.
Nossos ingredientes excepcionais em produtos totalmente acabados, prontos para você.
Bright Science. Brighter Living.™
Explore nova ciência, consumer insights, eventos do setor e muito mais.
Solicitar amostras, fazer pedidos e visualizar a documentação dos produtos.