Alimentos para o bom humor: Alívio do estresse com micronutrientes

Por:  Editores de Talking Nutrition

Micronutrientes para controle de humor e estresse

Resumo

  • Psiquiatras nutricionais descobriram que, cada vez mais, os consumidores buscam na dieta soluções para lidar com os distúrbios de humor 
  • Entre elas estão opções alimentares para aumentar a energia, induzir o relaxamento e ajudar com um sono saudável 
  • Esta é uma oportunidade única para os fabricantes de alimentos e bebidas oferecerem lanches fortificados com “ingredientes para o humor”  

Psiquiatras nutricionais descobriram que, cada vez mais, os consumidores buscam na dieta soluções para lidar com os distúrbios de humor Entre elas estão opções alimentares para aumentar a energia, induzir o relaxamento e ajudar com um sono saudável Esta é uma oportunidade única para os fabricantes de alimentos e bebidas oferecerem lanches fortificados com “ingredientes para o humor”  

O estresse e a depressão são batalhas comuns para quase 500 milhões e 300 milhões de pessoas, respectivamente, ao redor do mundo. Uma dieta saudável, exercício diário e sono suficiente ajudam o organismo a lidar com o estresse e a depressão, mas a adoção desse estilo de vida pode ser difícil e talvez não seja suficiente para muitas pessoas. Cada vez mais, os consumidores buscam na dieta soluções para lidar com os distúrbios de humor.

Por quê? Psiquiatras nutricionais descobriram a correlação entre dieta e comportamento.1  Mais especificamente, os neurotransmissores do cérebro, como a serotonina e a norepinefrina, influenciam na forma como os seres humanos sentem e pensam, e esses neurotransmissores podem ser afetados pelo consumo de alimentos. Além disso, deficiências de micronutrientes específicos, como ácidos graxos essenciais e magnésio, podem afetar a saúde mental.1  Os micronutrientes não são os únicos ingredientes dos quais os fabricantes de alimentos e bebidas devem estar cientes.1  Ingredientes que modificam o comportamento, como a cafeína e o álcool, são encontrados em muitos alimentos e bebidas e estão associados a ansiedade, depressão e nervosismo.

 Segundo um relatório da Mintel de 2017, o mercado de alimentos para controlar o humor está crescendo à medida que as pessoas procuram mais alimentos e bebidas com micronutrientes, itens à base de vegetais e bioativos para ajudar a elevar a energia e a concentração. Por exemplo, o relatório destaca um estudo realizado nos Estados Unidos no qual 19 por cento das pessoas que tomam café expressaram interesse no café com atributos para reduzir o estresse.2 E não foi apenas o café que chamou a atenção quando se trata de melhorar a saúde emocional por meio de opções nutricionais. O relatório da Mintel de 2016 “Insight em ingredientes: alimentos para o humor” (Ingredient Insight: Mood Foods”) destaca alimentos e bebidas no emergente mercado mundial, como a manteiga de amendoim contendo complexo de vitamina B e selênio e uma bebida à base de leite contendo vitaminas B6 e B12 e niacina, ambas com vários benefícios. Esses alimentos são destinados a melhorar o humor, promover a energia mental, ajudar a manter a sensação de felicidade, tudo isso incorporando alimentos e micronutrientes específicos.  

De goma de mascar a chocolate quente, aplicações e inovações de produtos estão disponíveis para proporcionar munição nutricional para promover um estado de espírito saudável. Os consumidores têm interesse em opções de alimentos para elevar a energia, induzir o relaxamento e auxiliar em um sono saudável, principalmente se esses produtos forem destinados a pessoas em movimento. Produtos portáteis, como iogurtes em embalagens individuais e barrinhas de cereais, oferecem ingredientes saudáveis em formato portátil, conveniente e pronto para consumo.

Comparado a outros alimentos procurados quando as pessoas se sentem estressadas, um lanche fortificado com ácidos graxos ômega-3, vitaminas do complexo B, ferro, magnésio e vitamina D pode ser melhor para promover a sensação de estar de volta aos trilhos. Com essa tendência do consumidor em mente, o terreno para inovar produtos com ingredientes para o humor está preparado e repleto de oportunidades.  É claro que paladar e conveniência são de suma importância na ideação e na formulação, especialmente ao lidar com humor.  

Publicado

25 Julho 2017

Tags

  • Capacite sua mente
  • Vitaminas
  • Alimentos e bebidas
  • Saúde e nutrição
  • Artigo
  • Marketing

Compartilhar

6 minutos de leitura (mínimo)

Conteúdo relacionado

Cadastre-se para receber nossos boletins informativos

Mantenha-se atualizado sobre ciência, eventos e tendências de mercado mais recentes

Somos sociais

Siga-nos em suas redes sociais favoritas

Referências

[1] (2016) Ingredient Insight: Mood Foods (p. 2 -26). Mintel. Retrieved from http://bit.ly/2uXMc0A

[2] (2017) Mood to Order (p. 2). Mintel. Retrieved from http://bit.ly/2gX5U6S.

Saiba como a DSM pode ajudar a sua empresa.

Clique no botão abaixo para entrar em contato e conversar com a gente.

Links rápidos

Alimentos especiais

Conheça enzimas para cozinhar, produzir cerveja, laticínios e mais.

Soluções de benefícios para a saúde

Soluções para suprir as necessidades de saúde e estilo de vida dos consumidores.

Academia de Nutrição

Conheça nossos artigos técnicos, seminários via web e outros recursos educacionais

Site corporativo DSM

Bright Science. Brighter Living.™

Talking Nutrition

Explore nova ciência, consumer insights, eventos do setor e muito mais.

Serviços ao Cliente

Solicitar amostras, fazer pedidos e visualizar a documentação dos produtos.