Comunicado à imprensa

A DSM destaca novas soluções de biopreservação na IFT

Delft, Países Baixos, 23 de maio de 2019, 10h (fuso horário CEST)

A Royal DSM, uma empresa global baseada em ciências que atua nas áreas de nutrição, saúde e vida sustentável, apresentará seu portfólio completo de soluções de biopreservação na IFT 2019. Combatendo efetivamente a deterioração, a linha da DSM permite que os fabricantes de laticínios, bebidas e panificação ampliem a validade de seus produtos de forma natural, mantendo a textura e o sabor de alta qualidade que os consumidores esperam. A DSM é pioneira em soluções de biopreservação e antioxidantes, e seu amplo portfólio de produtos atende às indústrias de laticínios, panificação e bebidas.

Mais preocupados com a saúde e sempre em movimento, os consumidores de hoje procuram alimentos práticos que permaneçam frescos por mais tempo e sejam produzidos com ingredientes naturais de fácil reconhecimento. Acompanhando essa tendência, “sem aditivo/conservante” é a principal afirmação presente em todos os novos lançamentos na categoria de alimentos, de acordo com a Mintel1. Na IFT, a DSM apresentará um protótipo de um iogurte “pra levar” criado com as culturas de proteção Delvo®Guard da DSM. Essa variedade de cultura pode ajudar os fabricantes de laticínios a atender à demanda dos consumidores por rótulos limpos e validade mais longa, tanto em temperatura ambiente quanto resfriada, mantendo o frescor do produto e características exclusivas de sabor e textura.

A preservação natural pode ser um desafio específico para conceitos de produtos “para levar”, que precisam manter características ideais e apelo mesmo quando não estão mais refrigerados, por exemplo, nas bolsas, nos carros ou nas lancheiras das pessoas. A DSM realizou uma série de testes de estresse para a categoria de iogurte, inclusive a uma temperatura de 21 graus Celsius (70 ºF). Os resultados mostraram que a Delvo®Guard é a cultura de proteção com o melhor desempenho, capaz de estender em até duas semanas a data de validade de um iogurte adoçado e em temperatura ambiente. Além disso, a Delvo®Guard permite que os fabricantes de laticínios preservem o iogurte de forma mais eficaz e por mais tempo em climas mais quentes, onde as opções de transporte refrigerado são limitadas, sem afetar o sabor ou a aparência. A linha de soluções de biopreservação da DSM também inclui enzimas de proteção e soluções à base de fermentação com Nisina e Natamicina para aplicações em laticínios, panificação e bebidas.

Cerca de um terço, aproximadamente 1,3 bilhão de toneladas, dos alimentos produzidos anualmente para consumo humano em todo mundo é perdido ou desperdiçado2. Ampliar a validade dos produtos em apenas um dia poderia evitar 0,2 milhão de toneladas de resíduos de alimentos domésticos3. Como os consumidores estão mais preocupados do que nunca com o meio ambiente, a pressão para que a indústria alimentícia lide com o problema é cada vez maior. Com 30% dos alimentos desperdiçados porque já passaram da data de validade4, as soluções de biopreservação da DSM oferecem um caminho sustentável a seguir. A sustentabilidade é um valor fundamental na DSM e seus especialistas são apaixonados pela criação de soluções inovadoras e atraentes, que ajudem a evitar a deterioração dos alimentos e que os consumidores possam desfrutar.

O portfólio completo de biopreservação da DSM baseia-se nas capacidades científicas da DSM, no conhecimento aprofundado de microbiologia e fermentação, na experiência em aplicações e no histórico de 150 anos lançando no mercado produtos mais saudáveis, mais saborosos e mais sustentáveis e econômicos. Para saber mais, visite o estande 3729 na IFT 2019.

1) Banco de dados da Mintel 2014-2018
2) http://www.fao.org/save-food/resources/keyfindings
3) http://www.wrap.org.uk/sites/files/wrap/Product-Life-Report.pdf
4) https://voedingscentrum.nl/Factsheets/Fact-sheet-consumer-food-waste.pdf

Para mais informações

Carin Gerzon

Líder global de comunicações de marketing
DSM Food Specialties
+31 6 1121 0364

This site uses cookies to store information on your computer.

Learn more