Comunicado à imprensa

A DSM eleva a oferta de produtos à base de plantas com sabor de peixe vegano inédito

Delft, Países Baixos, 3 de março de 2021, 05:00h BRT

A Royal DSM, uma empresa global baseada em ciências que atua nas áreas de nutrição, saúde e vida sustentável, anuncia hoje o lançamento da linha Maxavor® Fish YE, uma nova solução de sabor vegano, 100% sem alérgenos. Derivada do óleo de algas, esta inovação única permite que os fabricantes de alimentos ofereçam o sabor e a sensação na boca autênticos de peixe em uma variedade de aplicações de alternativas para peixe à base de plantas, além de produtos à base de peixe.

Em resposta ao apetite crescente de hoje por sabores de peixe vegano, a linha Maxavor® Fish YE oferece aos fabricantes de alimentos à base de plantas e peixes dois perfis de sabor (Maxavor® Fish M YE e Maxavor® Fish W YE) para imitar o corpo, a sensação na boca e o sabor de diversas variedades de peixe; um perfil para peixe de carne escura rica e oleosa e outro para peixe de carne branca fresca, leve e carnuda. A linha Maxavor® Fish YE pode, portanto, ser usada para criar uma ampla gama de produtos atraentes como alternativas para peixe e com peixe à base de plantas como nuggets de peixe vegetarianos, molho de peixe vegano e bolos de peixe. A linha Maxavor® Fish YE também tem certificado Kosher e Halal e é adequado para várias informações de rótulos.

Após um crescimento considerável na categoria de alternativas para a carne, as alternativas para peixe à base de plantas estão surgindo como uma opção atraente para o número crescente de pessoas que adotam estilos de vida flexitaristas, vegetarianos e veganos. Por exemplo, 28% dos consumidores em nove países da Europa relataram que consomem regularmente alternativas para peixe. As alternativas para peixe à base de plantas também apresentam uma opção mais sustentável para os fabricantes de alimentos que estão procurando maneiras de abordar as crescentes preocupações sobre a diminuição dos recursos de peixe no mundo: 33% dos estoques de peixe são atualmente objeto de excesso de pesca. No entanto, pode ser um desafio para os produtores de alimentos desenvolverem alternativas sustentáveis para peixe de sabor autêntico, com rótulo amigável e à base de plantas; a maioria dos sabores de frutos do mar comercialmente disponíveis exige o processamento de peixe/crustáceos ou é incapaz de atender às necessidades do certificado Kosher ou Halal.

“O mercado de alternativas para peixe à base de plantas está mostrando um potencial empolgante, e a DSM está orgulhosa de estar na vanguarda do setor à medida que introduzimos o sabor inovador da linha Maxavor® Fish YE”, comenta Gilbert Verschelling, Diretor de desenvolvimento de negócios e inovação da DSM. “Parte do amplo portfólio de soluções à base de plantas da DSM e da linha Maxavor® de sabores veganos, este sabor exclusivo, derivado de óleo de algas, ajudará sem dúvida nossos clientes a criar alternativas para peixe à base de plantas e produtos à base de peixe de sabor excelente, com rótulos amigáveis, que atendam às diversas preferências do consumidor e que ajudem a combater a pesca excessiva em apoio ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 14 da ONU, ‘Vida na água’.”

O sabor inovador da linha Maxavor® Fish YE foi projetado para ajudar os produtores a criar uma ampla gama de posicionamentos de produtos e mascarar os sabores fortes normalmente transmitidos por proteínas à base de plantas. Adicionada durante a mistura de ingredientes secos, a Maxavor® Fish YE também tem baixo teor de sal, permitindo que os produtores adaptem os níveis de sódio e alcancem o sabor e a textura desejados, sem comprometer o perfil nutricional de um produto.

O portfólio mais amplo de soluções para alternativas para peixes inclui hidrocoloides de goma de gel GELLANEER, que oferece textura autêntica em produtos à base de plantas, assim como vitaminas Quali® e soluções de premix da DSM para aumentar o valor nutricional. Essas soluções, combinadas com a experiência de mercado da DSM e os serviços de especialistas de ponta a ponta, podem apoiar os fabricantes a impulsionar as informações de rótulos de embalagens e trazer alternativas para peixes de excelente sabor que atendam às preferências do consumidor para o mercado.

A DSM tem como objetivo apoiar o setor agroalimentar, fornecendo produtos proteicos de alta qualidade, sustentáveis e nutricionalmente valiosos, de fontes animais e à base de plantas, acessíveis, econômicos e atraentes. Para obter mais informações sobre o novo sabor Maxavor® Fish YE e o extenso portfólio de soluções da DSM para produtos à base de plantas e peixes que atendem às necessidades atuais dos consumidores, visite a página Maxavor® da DSM.

Para mais informações

Stephen Hufton


Diretora de comunicações e assuntos externos
DSM Food Specialties
+31 6 1300 1159

This site uses cookies to store information on your computer.

Learn more