Comunicado à imprensa

A DSM lança nova inovação enzimática para otimizar a eficiência de recursos em adjunto de fermentação

Delft, Países Baixos, 22 de outubro de 2020, 10h (fuso horário CEST)

A Royal DSM, uma empresa global baseada em ciências que atua nas áreas de nutrição, saúde e vida sustentável, anuncia hoje o lançamento da Maxadjunct™ ß L, sua enzima de adjunto de fermentação de alto desempenho. Ampliando o portfólio abrangente da DSM para a fabricação de cervejas, essa inovação enzimática permite que os cervejeiros aumentem o nível de adjunto em suas cervejas, possibilitando que eles melhorem a eficiência dos recursos ao tirar proveito de uma variedade de materiais não maltados disponíveis localmente, ao mesmo tempo em que dispensam a etapa de produção do cozimento de cereais para obter benefícios adicionais. Essas funções ajudam a aumentar a capacidade da cervejaria em até 25%, reduzir custos e cumprir metas de sustentabilidade e atenuação. Com a nova enzima Maxadjunct™ ß L, as marcas podem atender às preferências do consumidor em constante evolução quanto a variedades de cerveja premium mais sustentáveis, sem comprometer o sabor.

O lançamento da Maxadjunct™ ß L ocorre em um momento em que os consumidores prestam mais atenção ao que é adicionado à cerveja que eles bebem, com 54% das pessoas relatando que são bastante influenciadas por declarações sobre ingredientes e 39% delas estando dispostas a pagar um preço maior por cervejas produzidas com matérias-primas de origem local.Essas preferências estão amplamente relacionadas à tendência de produtos mais sustentáveis e têm acarretado a necessidade de as cervejarias reduzirem o impacto que seus processos têm sobre o meio ambiente, garantindo a viabilidade econômica. Atender a esses requisitos, juntamente com o aumento da demanda dos consumidores por variedade de sabores, pode ser uma tarefa complexa para os fabricantes.

Para superar esses desafios, bem como a variabilidade adicional nos níveis de açúcar fermentável que pode ocorrer ao usar adjuntos disponíveis localmente, os fabricantes estão cada vez mais procurando soluções de produção de adjuntos cervejeiros que melhorem a flexibilidade, a capacidade e a sustentabilidade de seus processos. A Maxadjunct™ ß L torna o amido em adjuntos mais solúvel e melhora sua conversão em açúcares fermentáveis a temperaturas de até 80 °C, eliminando efetivamente a etapa de cozimento de cereais mesmo quando se usa adjuntos com altas temperaturas de gelatinização, o que, em geral, adiciona custo e complexidade ao procedimento de fermentação. Isso melhora a flexibilidade do processo, reduz o tempo de ciclo de purê em até 20% e viabiliza o uso de matérias-primas de origem local, ajudando os cervejeiros a trabalhar de forma mais econômica e alcançar suas metas de sustentabilidade. A solução também oferece controle de atenuação aprimorado para maior flexibilidade na formulação da receita e ajuda a desbloquear a maltose de adjuntos, o que significa que os cervejeiros podem criar diversas variedades de cerveja, independentemente da base de cereal usada.

“A crescente preocupação com a sustentabilidade, combinada com um mercado cada vez mais competitivo, cria uma gama de novos desafios e oportunidades para os fabricantes no segmento de cervejas, fazendo do adjunto de fermentação uma opção cada vez mais atraente”, comenta Joana Carneiro, diretora de negócios de bebidas da DSM Food Specialties. “Com a Maxadjunct™ ß L da DSM e o respaldo de nosso mais amplo portfólio de soluções de enzimas de ajunto de fermentação e mestres cervejeiros especializados, as cervejarias podem aumentar consideravelmente a flexibilidade e a capacidade de fabricação de cerveja para ajudar a economizar custos valiosos na produção da bebida e lançar produtos novos e empolgantes no mercado de forma rápida e sustentável.”

O lançamento da Maxadjunct™ ß L expande ainda mais o portfólio da DSM de soluções de adjunto de fermentação de ponta a ponta que ajudam os cervejeiros a desenvolver bebidas de alta qualidade e sabor incrível de forma mais sustentável, tudo isso ao contar com um único fornecedor. Juntamente com a nova enzima, a linha conta, entre outros, com a alfa-amilase MATS L Classic da DSM, que melhora o rendimento de extratos, e Amigase® Mega L, uma amiloglucosidase que acelera a fermentação e reduz o tempo de processamento, para cervejas altamente atenuadas e “leves”. Essa ampla gama de enzimas é complementada pela equipe global de mestres cervejeiros e cientistas de aplicação da DSM. Esses especialistas fornecem seu conhecimento aprofundado sobre a fabricação de cerveja com adjuntos e suporte para o desenvolvimento de receitas do início ao fim usando ferramentas como a Calculadora de negócios de adjunto de fermentação da DSM para permitir um acesso rápido ao mercado com produtos novos e empolgantes.

Para obter mais informações sobre como o amplo portfólio de enzimas de cerveja da DSM, incluindo a mais recente solução Maxadjunct™ ß L, ajuda a criar cervejas líderes de mercado que atendem, de forma sustentável, aos gostos dos consumidores em constante evolução, acesse a página Maxadjunct™ ß L da DSM.

1DSM, relatório de percepções dos consumidores de cervejarias, 2020.

Para mais informações

Stephen Hufton

Gerente sênior de comunicações
+31 6 1300 1159