Ajude os consumidores a fortalecer seu sistema imunológico

Nenhum alimento ou suplemento é capaz de proteger você de infecções virais. No entanto, muitos nutrientes influenciam a capacidade do corpo de combater infecções ao fortalecer nosso sistema imunológico.

Nestes dias turbulentos em que as preocupações com a saúde pública global são notícias de primeira página, estou observando a veiculação de mais informações na mídia sobre a importância de uma resposta imunológica robusta e resiliente. Isso não é surpresa. Com o desenrolar da pandemia, a importância de se manter saudável e forte entrou claramente em foco. Daí o maior interesse em fortalecer nosso sistema imunológico.

Uma pesquisa recente realizada pelo FMCG Gurus mostra que os consumidores consideram os probióticos um reforço para o sistema imunológico1. Os pesquisadores também constataram que, atualmente, os consumidores estão procurando mais produtos antibacterianos, recorrendo mais a alimentos que impulsionam o sistema imunológico e buscando alimentos e bebidas enriquecidos/funcionais com ingredientes que melhoram a saúde, como probióticos, proteínas e vitaminas.

Deixe-me explicar por quê.

Uma nutrição equilibrada é vital para uma resposta imunológica forte

Os nutrientes essenciais atuam na orquestração e sinergia para apoiar um sistema imunológico saudável. Esses nutrientes incluem vitaminas A, B6, B12, C, D, E e folato, oligoelementos como zinco, ferro, selênio, magnésio e cobre, bem como os ácidos graxos de ômega-3 EPA e DHA2. A ingestão desses nutrientes essenciais em quantidades ideais é necessária para apoiar o complexo sistema imunológico. A imunidade é a arma mais importante para a prevenção e o tratamento de infecções. A resposta imunológica do corpo pode ser classificada como humoral ou celular. Em nossa resposta imune humoral, bactérias ou vírus estranhos são identificados pelos anticorpos, então eles são reconhecidos para destruição por nossas células imunes. Em nossa resposta imune celular, outras células imunes desencadeiam a destruição das células hospedeiras uma vez que elas são infectadas com vírus para prevenir a disseminação.

Para que as respostas imunológicas humorais e celulares ajam da melhor forma possível, uma nutrição equilibrada é essencial. Especificamente, vitaminas, minerais (oligoelementos) e lipídios nutricionais são fundamentais para o funcionamento normal do sistema imunológico.

O papel da vitamina A

O revestimento epitelial de nossas vias aéreas e do trato intestinal pode ser considerado a primeira defesa do corpo e a linha de frente contra infecções. A vitamina A é uma vitamina lipossolúvel que desempenha um papel fundamental no funcionamento desses revestimentos epiteliais. Então não é surpresa constatar que a vitamina A tem um papel importante na regulação da função imunológica, tanto na resposta imunológica celular quanto na resposta imunológica humoral. A deficiência crônica de vitamina A tem sido associada a alterações no revestimento epitelial pulmonar, o que pode aumentar o risco de problemas no tecido pulmonar e infecções respiratórias.

Vitamina D

A outra vitamina que desempenha um papel importante na modulação da resposta imunológica é a vitamina D, também lipossolúvel. Uma pesquisa recente indica que a vitamina D pode ser especialmente importante para apoiar a luta do corpo contra infecções virais respiratórias, como a gripe. Infelizmente, há uma prevalência elevada de deficiência de vitamina D em todo o mundo. A deficiência de vitamina D está associada ao aumento da suscetibilidade a infecções respiratórias virais agudas. Ao mesmo tempo, estudos sugerem claramente o benefício dos suplementos diários de vitamina D na prevenção de infecções do trato respiratório, em especial entre crianças com menos de 16 anos de idade.

Lactobacillus casei L26

Cepas específicas de probióticos podem apoiar o sistema imunológico. Foi demonstrado que alguns probióticos promovem a produção de anticorpos naturais no corpo, enquanto outros podem até mesmo inibir o crescimento de bactérias intestinais prejudiciais. O Lactobacillus casei L26 tem sido objeto de mais de 10 estudos científicos que indicam que essa cepa probiótica também pode contribuir para um sistema imunológico saudável.

Atendendo às necessidades dos consumidores com #StayStrong

Os especialistas da DSM desenvolveram uma receita deliciosa de uma bebida de leite fermentado sem lactose com Lactobacillus casei e vitaminas A, D e E para atender às necessidades dos consumidores mencionadas acima. Você tem que experimentar! Ela contém lactase Maxilact®, probióticos Delvo®Pro, culturas acidificantes Delvo®Fresh e Quali®-vitaminas A e D. Sob o nome #StayStrong, é destinada a homens e mulheres que se preocupam com a saúde e querem fortalecer seu sistema imunológico. É ideal para os intervalos entre as refeições.

Quer ajudar seus clientes a #StayStrong?

Baixe nosso folheto para descobrir como você pode ajudar os consumidores a se manterem saudáveis com o conceito #StayStrong da DSM

1FMCG Gurus, pesquisa global sobre Covid-19 de abril de 2020 realizada em 18 países em meados de abril de 2020, N=18.000
2Gombart AF, Pierre A, Maggini S. A Review of Micronutrients and the Immune System – Working in Harmony to Reduce the Risk of Infection. Nutrients. 2020;12(1):236.

Published on

03 June 2020

Artigos relacionados