“O meu latte é sem lactose!”

Meu negócio é prestar atenção aos produtos sem lactose no mercado. Mas hoje em dia estou longe de ser o único! Muitos de meus amigos e familiares agora estão procurando opções sem lactose, não somente no supermercado, mas também ao pedir um cappuccino em um restaurante ou uma cafeteria.

Entre em muitos supermercados, cafés e restaurantes hoje e, provavelmente, você poderá encontrar uma opção sem lactose à venda. Há apenas algumas semanas, a popular rede Costa Coffee no Reino Unido anunciou que começaria a oferecer leite sem lactose em mais de 2.000 endereços em todo o país. Os clientes estão satisfeitos porque, agora, podem beber seu latte sem lactose, dando às pessoas que têm um estilo de vida sem lactose maior liberdade na forma como — e onde — elas tomam café.

O mercado de produtos sem lactose está crescendo

A Costa Coffee e muitas outras empresas reconhecem a crescente demanda por esse tipo de opção e praticidade. O crescimento do mercado de laticínios sem lactose tem sido notável nos últimos anos, superando consideravelmente o de laticínios em geral (7,3% versus 2,3% no período de 2017 a 2022).

Como é de se esperar, o leite é a maior categoria, representando dois terços do mercado, e é o principal produto por trás do crescimento absoluto dos laticínios sem lactose. Atrás do leite está o iogurte sem lactose que deve € 1,1 bilhão até 2022 com novos lançamentos em todos os tipos de iogurte, sabores e texturas. Na semana passada, experimentei um iogurte de maçã com cardamomo sem lactose – delicioso!

No entanto, quando se trata do segmento de crescimento mais rápido, temos que olhar além do leite e do iogurte. Espera-se que o queijo sem lactose cresça a impressionantes 8,4% entre 2017 e 2022. Pessoas que estão seguindo uma dieta sem lactose anseiam por praticidade e variedade, e não querem se contentar com menos. Já pensou em kefir, queijo macio, sorvete ou gorgonzola sem lactose?

Quais países estão na frente?

A Europa Ocidental é o mercado de laticínios sem lactose maior e de crescimento mais rápido, seguida pela América Latina. Paradoxalmente, os dois países com os maiores mercados sem lactose estão localizados fora dessas regiões: EUA e China. Isso fica evidente quando converso com colegas da DSM em nossos escritórios regionais que estão observando a crescente presença de produtos sem lactose nesses mercados. Por exemplo, em uma cafeteria em Nova York, notei que é a coisa mais normal do mundo pedir um frappuccino sem lactose e com baixo teor de gordura. Na verdade, parece impensável que isso não estaria disponível nessas grandes cidades onde há um foco maior voltado para um estilo de vida saudável. Tendências como produtos sem lactose  são uma parte inequívoca dessa tendência.

O desempenho também é extremamente forte na Itália, na Espanha e no México graças à combinação ideal de altas taxas de crescimento e um número elevado de lançamentos de produtos. Se somente o número de lançamentos de produtos for considerado, um indício útil em termos de inovação, então a Finlândia, a Alemanha e o Brasil se destacam. Esses países são muito inovadores e estão lançando produtos surpreendentes, como um picolé de menta ou uma dose diária de probióticos naturais com framboesa e hibisco. São também dignas de menção a Colômbia e a França, ambas com um mercado considerável sem lactose. No entanto, esses mercados são mais maduros e ficam atrás dos principais países quando se trata de lançamentos de produtos novos, o que, obviamente, é essencial para desenvolver ainda mais essa categoria.

O que está acontecendo em seu cenário ou sua região específica? Gostaria de ouvir suas percepções. Fique à vontade para me enviar um e-mail aqui .

Fatos sobre alimentação

A tendência de produtos sem lactose continua crescendo. Os consumidores que estão seguindo uma dieta sem lactose anseiam mais por praticidade e variedade.

De acordo com a Euromonitor, até 2022, espera-se que os laticínios sem lactose alcancem um mercado considerável de € 9 bilhões.

Solução DSM

Permitindo laticínios com redução de açúcar e sem lactose de sabor excelente com Maxilact® e Maxilact® Smart.

Published on

08 July 2019