Por que os produtos lácteos sem lactose terão uso massivo na Ásia

O crescimento de produtos sem lactose na Ásia, agora e no futuro, pode estar ligado às escolhas comportamentais e alimentares consideradas em um passado muito distante!

Aqui está uma estatística interessante que alguns de vocês já podem ter visto. É provável que haja pelo menos quarenta vezes mais pessoas sofrendo de intolerância à lactose em um país asiático como o Vietnã do que em um país do norte da Europa como a Dinamarca. Na verdade, estima-se que 90-100% dos adultos no leste asiático e 80% na Ásia Central têm incapacidade de digerir lactose.1 Isso contrasta com cerca de 2% na Dinamarca.

Meu primeiro pensamento ao ler isso foi perguntar “por quê?” Uma resposta possível está na medida em que as culturas humanas historicamente se baseiam nos laticínios como importante fonte de nutrição. Os adultos da Europa podem beber leite porque seus ancestrais viveram onde os laticínios surgiram e transmitiram mutações genéticas que mantêm a lactase até a idade adulta. Em outras áreas do mundo, como a África e muitas partes da Ásia, a produção de leite tem sido historicamente menos viável, e as pessoas perderam a capacidade de digerir leite após a infância.2

1 de Vrese M, et al. Am J Clin Nutr. 2001;73 (suppl):421s–9s.
http://news.cornell.edu/stories/2005/06/lactose-intolerance-linked-ancestral-struggles-climate-diseases

Aumento da demanda por produtos sem lactose

Meu segundo pensamento foi considerar as implicações desse fato no mercado de laticínios na Ásia. É claro que a intolerância à lactose pode não ser um grande problema para um consumidor que come pouco ou nenhum laticínio. No entanto, o consumo de laticínios em todo o mundo, incluindo Ásia-Pacífico, continua a crescer. Com a maioria das pessoas asiáticas sofrendo de intolerância à lactose, não é nada significativo prever um aumento concomitante na demanda por produtos sem lactose na região. Não é de surpreender que eu descobri que, na região Ásia-Pacífico, a produção de laticínios sem lactose deve crescer o dobro em relação à taxa do mercado de laticínios (8% contra 4,2%, 2018-2023).3

3 Euromonitor (acessado em março de 2019)

“Olhando além da China, há um mercado crescente de produtos sem lactose em outros países da Ásia-Pacífico, como Cingapura, Tailândia e Malásia.”

Benefícios gerais de produtos sem lactose para a saúde

É interessante notar que esse crescimento de produtos sem lactose não está exclusivamente associado a lidar com a intolerância à lactose. Uma pesquisa da DSM mostrou que os consumidores na China eram mais propensos a citar os benefícios gerais dos produtos lácteos sem lactose para a saúde em comparação aos laticínios regulares como motivo para comprá-los do que qualquer outro fator. 82% dos consumidores pesquisados na China acreditam que os produtos lácteos sem lactose são mais saudáveis do que os laticínios regulares. 81% acreditam que os produtos lácteos sem lactose são mais fáceis de digerir do que os laticínios regulares. Os três principais motivos para escolher alimentos e bebidas sem lactose em vez de opções regulares na China são: benefícios para a saúde (65%), mais fácil de digerir (36%) e valor nutricional (36%).

Inovação mais comunicação

Isso tem grandes implicações para os fabricantes de laticínios que buscam fazer mais negócios em mercados como a China. Parece que um ataque de duas vertentes faria sentido. Criar produtos inovadores que respondam ao maior desejo por lácteos, ao mesmo tempo em que fortalecem a percepção dos benefícios para a saúde das opções sem lactose, por exemplo, com a fortificação de vitaminas ou minerais.

A DSM pode apoiar seus planos de produtos sem lactose na Ásia

A Ásia é claramente um mercado importante para os fabricantes locais e produtores ocidentais de produtos lácteos sem lactose que querem exportar. Na DSM, fornecemos enzimas, soluções para redução do açúcar e vitaminas para produtos lácteos saudáveis e sem lactose. Envie-me um e-mail e eu ficarei feliz em conversar com você sobre como podemos apoiar seus planos específicos de produtos sem lactose na Ásia.

Fatos sobre alimentação

Na região Ásia-Pacífico, a produção de produtos lácteos sem lactose deve crescer o dobro em relação à taxa do mercado de laticínios (8% contra 4,2%, 2018-2023).

Solução DSM

Possibilitando laticínios sem lactose com ótimo sabor usando Maxilact® e Maxilact® Smart

Published on

07 July 2019