Comunicado à imprensa

A Avansya, a joint venture da Cargill-DSM, inicia a produção do adoçante de estévia EverSweet™ em escala comercial, atendendo à demanda dos consumidores que cada vez mais exigem alimentos e bebidas com redução de calorias

Wayzata (Minnesota), EUA, & Heerlen, Países Baixos, 14 de novembro de 2019, 13h (fuso horário CST)/20h (fuso horário CET)

Considerando que os consumidores continuam a prestar atenção nas calorias que ingerem e a se esforçar para ter um estilo de vida mais saudável, os fabricantes de alimentos e bebidas precisam de adoçantes deliciosos com zero caloria para ajudá-los a alcançar essas metas. Para atender a essa demanda, a Avansya, a joint venture formada pela Cargill e pela Royal DSM, iniciou hoje a produção na primeira instalação de fermentação em escala comercial para adoçantes de estévia nos EUA. A instalação está produzindo o EverSweet™, um adoçante de estévia não artificial com zero caloria.

A instalação de fermentação avaliada em US$ 50 milhões está localizada em Blair, Nebraska (EUA) e é operada pela Cargill. Ela produz moléculas de sabor doce com alta procura no mercado, como Reb M e Reb D, usadas para fabricar o EverSweet, além de fornecer aos fabricantes de alimentos e bebidas uma solução ainda mais escalável, sustentável e de baixo custo em comparação com moléculas extraídas da folha de estévia. Estima-se que o mercado de adoçantes de alta intensidade produzidos por fermentação ultrapasse US$ 3 bilhões até 2025.

Na abertura, Mike Wagner, diretor administrativo e presidente do conselho de administração da Cargill, afirmou: “A construção desta instalação de fermentação de adoçantes de estévia inédita no campus existente de Blair da Cargill reafirma nossa promessa de ajudar os fabricantes de alimentos e bebidas a atender à demanda cada vez maior dos consumidores por produtos deliciosos com zero caloria a fim de colaborar com suas necessidades e metas dietéticas. A instalação também reafirma nosso compromisso de fortalecer a comunidade empresarial e o estado norte-americano de Nebraska como uma meca da biotecnologia.”

“A necessidade de soluções eficazes para a redução avançada do açúcar em escala global nunca foi tão clara ou mais urgente. Com a inauguração de hoje, estamos mostrando que, como indústria, podemos fazer mais e mais rápido para inovar e fornecer aos consumidores em todo o mundo alimentos e bebidas com caloria reduzida e zero caloria, sem comprometer o sabor, e, assim, ajudar a apoiar a saúde e o bem-estar em nossas sociedades”, afirmou Patrick Niels, presidente da DSM Food Specialties e membro do conselho da Avansya.

O sabor limpo do EverSweet é adequado para uso em produtos como iogurte, leite achocolatado, refrigerantes, sorvetes, cereais, barras e doces. A Avansya tem volumes comerciais em estoque e já está fornecendo o EverSweet para vários clientes. Outros produtos de consumo serão lançados nos próximos meses em vários segmentos de mercado. Mais de 300 testes com clientes e projetos de desenvolvimento de produtos estão em andamento atualmente.

O EverSweet é aprovado pelos programas GRAS e FEMA GRAS para uso em produtos alimentícios e bebidas nos EUA e no México, e aprovações regulatórias adicionais para uso em outros países estão em tramitação.

Mike Foley, vice-governador de Nebraska, participou da cerimônia de inauguração: “Estamos muito contentes em ver a Cargill e a Royal DSM escolhendo, mais uma vez, o campus de Blair para investir na produção de soluções inovadoras que farão a diferença na vida das pessoas. Temos uma tradição de longa data de apoiar a indústria de alimentos e bebidas com parcerias sólidas, trabalhadores qualificados e produtos de alta qualidade, e me orgulho de dar continuidade a essa tradição hoje.”

A instalação de fermentação de adoçante de estévia de 929 metros quadrados no campus de Blair demorou aproximadamente 225.000 horas para ser construída e conta com 9,6 quilômetros de novas tubulações e 2.000 novos instrumentos, além dos fermentadores e evaporadores que foram instalados.

Para mais informações

Lieke de Jong-Tops

Gerente sênior de comunicações
+31 6 1300 1159
media.contacts@dsm.com

Dave Huizing

Vice-presidente de relações com investidores
+31 6 1300 1159
investor.relations@dsm.com

Stephen Hufton

DSM Food Specialties
+31 6 1300 1159

Lieke de Jong Tops

Corporativo da DSM
+31 6 1300 1159

Kelly Sheehan

Comunicações da Cargill
2020;12(1):236.

This site uses cookies to store information on your computer.

Learn more