Comunicado à imprensa

A DSM apresenta a PreventASe® XR para ampliar o uso da solução enzimática de redução de acrilamida para mais lanches e produtos de panificação

Delft, Países Baixos, 10 de julho de 2018, 10h (fuso horário CEST)

A Royal DSM, uma empresa global baseada em ciências que atua nas áreas de nutrição, saúde e vida sustentável, lança hoje a PreventASe® XR, uma solução enzimática que previne a formação de acrilamida em aplicações com pH alto, como salgadinhos de milho, biscoitos e bolachas. A PreventASe da DSM é uma solução confiável de redução de acrilamida comprovadamente capaz de diminuir em até 95% essa substância em alimentos processados. Enquanto a PreventASe é adequada para uma ampla variedade de aplicações, a nova PreventASe XR é otimizada para aplicações com pH mais alto.

A conscientização global sobre a acrilamida está crescendo. A acrilamida é uma substância suspeita de causar câncer que se forma em alimentos contendo açúcares redutores processados em alta temperatura. Os fabricantes de alimentos estão agindo rapidamente para reduzir a acrilamida em seus produtos, mas enfrentam o desafio de fornecer versões reduzidas de acrilamida de seus produtos com o mesmo sabor e a mesma textura que seus consumidores conhecem e adoram. A PreventASe e a PreventASe XR da DSM são asparaginases que convertem a asparagina livre presente em muitos alimentos, prevenindo, assim, a formação de acrilamida sem interferir no sabor, na textura ou na validade.

Discussões sobre acrilamida estão se intensificando em todo o mundo e a DSM está trabalhando com nossos clientes para enfrentar esse desafio na indústria alimentícia”, afirma Fokke van den Berg, diretor de negócios de panificação da DSM. “Uma vantagem de usar a asparaginase para fazer frente à acrilamida é a exigência de mudanças mínimas na receita de um produto ou no processo de produção. Com a PreventASe e, agora, a PreventASe XR, a DSM está viabilizando a redução da acrilamida na mais ampla variedade de lanches e produtos de panificação.”

Os fabricantes enfrentam desafios na redução dos níveis de acrilamida em aplicações que contêm ingredientes como agentes químicos de decantação ou massa (milho que foi submetido a um tratamento com cal), por exemplo, biscoitos salgados, bolachas, salgadinhos de tortilha e salgadinhos de milho, e, portanto, são mais alcalinos (até 9 de pH). Um pH mais alto pode limitar a eficácia das asparaginases atualmente disponíveis no mercado. A PreventASe XR é ideal para aplicações mais alcalinas, resultando em reduções consideráveis nos níveis de acrilamida de até 95%, dependendo da aplicação.

A PreventASe XR foi indicada para o prêmio Ringier Technology Innovation de 2018 na categoria de tecnologia de alimentos. Os vencedores serão anunciados em 11 de julho na Food Ingredients Asia em Xangai, China.

This site uses cookies to store information on your computer.

Learn more