Comunicado à imprensa

Série Global Insights da DSM: 70% dos consumidores cientes da existência da acrilamida estão preocupados com os possíveis efeitos à saúde

Delft, Países Baixos, 4 de setembro de 2018, 10h (fuso horário CEST)

A Royal DSM, uma empresa global baseada em ciências que atua nas áreas de nutrição, saúde e vida sustentável, publicou hoje um novo relatório, que faz parte de sua série Global Insights, indicando que, em sua grande maioria, os consumidores ainda não estão cientes da existência da acrilamida, mas aqueles que têm algumas informações a respeito sabem o suficiente para se preocupar. A pesquisa da DSM, realizada entre consumidores na França, na Alemanha, no Reino Unido e nos EUA, mostra que, uma vez cientes da existência da acrilamida, os consumidores esperam que os fabricantes de alimentos encontrem soluções.

A acrilamida é uma substância suspeita de causar câncer que se forma em alimentos com açúcar redutor processados em alta temperatura, como biscoitos ou salgadinhos de tortilha. Muitos fabricantes de alimentos já adotaram medidas importantes para reduzir os níveis de acrilamida em seus produtos, mas as recentes mudanças regulatórias e o aumento da conscientização pública sobre a acrilamida estão levando a ações adicionais. Os resultados da pesquisa de consumidores da DSM mostram que ainda há espaço para a indústria alimentícia reivindicar um papel de liderança na redução da acrilamida.

Embora a acrilamida ainda esteja relativamente ‘fora do radar’ de muitos consumidores, o tema está ganhando atenção rapidamente através dos principais meios de comunicação nos EUA e na Europa”, afirma Fokke van den Berg, diretor de negócios de panificação da DSM. “Nossa pesquisa mostra que quando os consumidores são informados sobre a acrilamida, eles querem que os fabricantes, mais do que os órgãos regulatórios, adotem medidas para reduzir os níveis de acrilamida.”

De acordo com a pesquisa da DSM, 54% das pessoas na Alemanha estão cientes da existência da acrilamida, mas esse número cai para uma média de apenas 12% na França, no Reino Unido e nos EUA. A maioria desses consumidores informados (64%) decidiu adotar medidas para reduzir o consumo de acrilamida, como adaptar sua forma de cozinhar. Cerca de metade dos entrevistados acredita que a responsabilidade pelos níveis de acrilamida nos produtos que compram é dos fabricantes de alimentos e apenas 28% acreditam que os órgãos regulatórios devem assumir a responsabilidade.

Os fabricantes de alimentos que agem rapidamente para reduzir a acrilamida em seus produtos enfrentam o desafio de fornecer versões reduzidas de acrilamida de seus produtos com o mesmo sabor e a mesma textura que seus consumidores conhecem e adoram. A PreventASe® e a PreventASe XR da DSM são asparaginases que previnem a formação de acrilamida em uma ampla variedade de produtos assados e lanches, como pão, biscoitos, bolachas, cereais matinais e infantis, batatas fritas, salgadinhos de tortilha e pretzels, sem interferir no sabor, na textura ou na validade. Usando a linha PreventASe, os produtores de alimentos podem reduzir os níveis de acrilamida em até 95%, dependendo do tipo de aplicação.

Para obter mais informações sobre o PreventASe ou para discutir seu desafio de acrilamida com nossos especialistas em aplicações alimentícias, acesse visitewww.preventase.com.

Para mais informações

Stephen Hufton

Gerente sênior de comunicações
Nutrição
+31 6 1300 1159

This site uses cookies to store information on your computer.

Learn more