Quando se trata de iogurtes, os consumidores querem sentir a diferença

O sabor excelente sempre foi a tendência decisiva de todas as aplicações do setor de alimentos e bebidas, e não é diferente no segmento de iogurtes e leites fermentados. Mas a textura tem se tornado cada vez mais importante para oferecer uma experiência sensorial marcante para o consumidor. Para descobrir como e por que (e o que você pode fazer a respeito), leia!

Há vários meses, a FMCG Gurus publicou seu “Flavor, color & texture trends report, 2021”. (Relatório de tendências de sabor, cor e textura de 2021). Uma das descobertas mais interessantes foi a de que 91% dos consumidores do mundo gostam de alimentos com uma consistência cremosa.

No caso dos iogurtes e leites fermentados, vimos um aumento drástico na quantidade de aromas exóticos e mudanças inesperadas em termos de sabor (pitaia e goiaba) à medida que os fabricantes inovam para conseguir um diferencial. 

Continuamos a ver uma tendência crescente em direção a texturas mais espessas e mais interessantes de iogurtes, as quais adicionam uma dimensão extra à experiência sensorial, e dão aos consumidores uma satisfação intensa que eles claramente procuram.

Essencialmente, o iogurte é (e é visto como) um produto saudável, que representa uma oportunidade ideal de oferecer a excelência na qualidade que todo fabricante busca. 

Qual é o desafio dos fabricantes? 

  1. Obter a textura de iogurte mais atraente (falar é fácil) até o final do prazo de validade.
  2. E isso precisa ser feito sem sacrificar os benefícios de saúde que tornam seus produtos atraentes. 
  3. E o que talvez seja ainda mais importante, garantir que a excelência na qualidade resulte em lucratividade. Afinal, um produto de “luxo” é, por definição, mais caro. 

Então, qual é a solução?

Alcançar resultados que sejam bons para todos.

Na DSM, lançamos recentemente nosso renovado Portfólio para produtos de leite fermentado, uma loja completa de fabricantes que abrange tudo, de culturas lácteas a soluções de fortificação para opções sem lactose.

Nossa adição mais recente a esse portfólio é a cultura Delvo®Fresh YS-042. 

  • Primeiro e mais importante, essa cultura para iogurtes permite que os fabricantes criem iogurte batido extra suave, cremoso e espesso que atende a essa necessidade crescente entre os consumidores de obterem bem-estar em um momento de fuga sem culpa. Não apenas isso, com uma baixa pós-acidificação, a cultura mantém um pH estável até o final do prazo de validade, mesmo em condições desafiadoras.
  • E o que é mais importante, é que a cultura Delvo®Fresh YS-042 alcança esse objetivo e, ao mesmo tempo, remove/reduz a necessidade de texturizadores ou proteínas adicionais, atendendo assim à demanda crescente no segmento de iogurte batido, em particular de se ter uma lista de ingredientes menor e mais fácil de reconhecer. Essa tendência é apoiada por um projeto recente de pesquisa global conduzido pela DSM e que fez as seguintes perguntas aos consumidores: “Como você acha que a forma como você lê rótulos de embalagens mudará nos próximos três a cinco anos?” Dos consumidores entrevistados, 71% disseram que lerá com mais frequência os rótulos de ingredientes, enquanto 66% disseram que começarão a consumir produtos com ingredientes com os quais estão mais familiarizados. 
  • E finalmente, mas não menos importante, a cultura Delvo®Fresh YS-042 permite que os fabricantes alcancem tudo isso muito mais rápido, graças ao tempo de fermentação rápido e consistente e pH estável durante o preenchimento do iogurte. O resultado: maior flexibilidade na produção e eficiências em termos de custo.

Sinta a diferença

Apesar dos desafios óbvios de uma pandemia global, o mercado global de iogurte teve bom desempenho, com a expectativa de crescimento mundial acima de € 100 bilhões até 2025, com uma taxa de crescimento anual composta de 3,4% a partir de 2020, de acordo com Euromonitor (2020).

Muitas tendências são responsáveis por esse crescimento, de refeições menores e mais frequentes ao aumento da alimentação em casa, a demanda por iogurtes com teor reduzido de açúcar e sem lactose e opções mais naturais à base de plantas. 

Mas é claro que tudo começa com o sabor do iogurte. Sem se esquecer também da textura e da combinação entre ela e o sabor. Os consumidores precisam ter uma boa sensação sobre o produto. E você também!

Published on

07 July 2021