-
Portuguese
- EMEA, Americas & APAC
- China
- América Latina
O sabor excelente sempre foi a tendência decisiva de todas as aplicações do setor de alimentos e bebidas, e não é diferente no segmento de iogurtes e leites fermentados. Mas a textura tem se tornado cada vez mais importante para oferecer uma experiência sensorial marcante para o consumidor. Para descobrir como e por que (e o que você pode fazer a respeito), leia!
Há vários meses, a FMCG Gurus publicou seu “Flavor, color & texture trends report, 2021”. (Relatório de tendências de sabor, cor e textura de 2021). Uma das descobertas mais interessantes foi a de que 91% dos consumidores do mundo gostam de alimentos com uma consistência cremosa.
No caso dos iogurtes e leites fermentados, vimos um aumento drástico na quantidade de aromas exóticos e mudanças inesperadas em termos de sabor (pitaia e goiaba) à medida que os fabricantes inovam para conseguir um diferencial.
Continuamos a ver uma tendência crescente em direção a texturas mais espessas e mais interessantes de iogurtes, as quais adicionam uma dimensão extra à experiência sensorial, e dão aos consumidores uma satisfação intensa que eles claramente procuram.
Essencialmente, o iogurte é (e é visto como) um produto saudável, que representa uma oportunidade ideal de oferecer a excelência na qualidade que todo fabricante busca.
Qual é o desafio dos fabricantes?
Então, qual é a solução?
Na DSM, lançamos recentemente nosso renovado Portfólio para produtos de leite fermentado, uma loja completa de fabricantes que abrange tudo, de culturas lácteas a soluções de fortificação para opções sem lactose.
Nossa adição mais recente a esse portfólio é a cultura Delvo®Fresh YS-042.
Apesar dos desafios óbvios de uma pandemia global, o mercado global de iogurte teve bom desempenho, com a expectativa de crescimento mundial acima de € 100 bilhões até 2025, com uma taxa de crescimento anual composta de 3,4% a partir de 2020, de acordo com Euromonitor (2020).
Muitas tendências são responsáveis por esse crescimento, de refeições menores e mais frequentes ao aumento da alimentação em casa, a demanda por iogurtes com teor reduzido de açúcar e sem lactose e opções mais naturais à base de plantas.
Mas é claro que tudo começa com o sabor do iogurte. Sem se esquecer também da textura e da combinação entre ela e o sabor. Os consumidores precisam ter uma boa sensação sobre o produto. E você também!
Our experts are always ready to help you
07 July 2021