Mantenha o sabor, sem álcool

Não há sinais de que a tendência em direção a bebidas mais saudáveis desacelerará. Os consumidores aumentaram a conscientização sobre saúde e bem-estar, o que está levando muitas pessoas a buscar opções melhores para encher seus copos. Entre elas está a cerveja sem álcool, um contraste acentuado com as muitas cervejas com alta teor alcoólico nas prateleiras, e uma escolha cada vez mais popular para muitos consumidores.

Os consumidores conscientes quanto à saúde estão promovendo a mudança

É esperado um crescimento de 8,8% no segmento de cervejas sem álcool até 2023, o que reflete uma mudança nas preferências dos consumidores por produtos mais saudáveis e de melhor qualidade.1 Além da saúde, também há um interesse crescente nos benefícios de sustentabilidade, como a origem dos ingredientes e a responsabilidade social. Nossa própria pesquisa também confirma os fatores que estão influenciando essas mudanças, em que 59% dos consumidores em nosso estudo de 20202 se preocupam com os aspectos de saúde de beber cerveja. Isso está criando uma demanda por cervejas que ofereçam benefícios especiais, como produtos sem álcool e glúten, combinados com uma disposição de pagar mais por esses produtos. Mas só se o sabor for bom. Não se engane, o sabor ainda é fundamental.

As opções sem álcool aumentam…

Como parceiros de cervejarias em todo o mundo, estamos alinhados de perto com essas tendências e em como elas estão se traduzindo em oportunidades para as cervejarias. Quando se trata de cervejas sem álcool, muitos estão agindo rápido para expandir seus portfólios e conseguir uma fatia desse mercado em crescimento. A primeira cerveja Heineken 0,0% álcool expandiu para mais de 30 mercados globais desde seu lançamento3, e a Carlsberg continua a liderar a categoria de cervejas sem álcool, com destaque para sua produção sem álcool que teve bom desempenho durante a crise do coronavírus4. Sem dúvidas, a pandemia também está fortalecendo essa tendência de consumo mais consciente.

… mas elas oferecem a experiência certa?

O processo de produção de cervejas sem álcool é normalmente realizado por meio de um de dois métodos. O primeiro segue o processo tradicional e remove o álcool depois. Já o segundo método impede a produção de álcool completamente. Independentemente do método usado, as cervejarias enfrentam o enorme desafio de tentar reproduzir o sabor e o aroma autênticos da cerveja tradicional para atender às expectativas dos consumidores. O principal desafio é reduzir ou alterar o sabor e o aroma desagradável do mosto não fermentado, caso não ocorra fermentação. Em segundo lugar, no que diz respeito à remoção do álcool após a fermentação, a sensação na boca também é importante, e as cervejas sem álcool aguadas são algo que deve ser evitado. Há, de fato, muita coisa que as cervejarias precisam considerar na missão de oferecer uma experiência de bebida excelente e consistente com cervejas sem álcool.

As opções sem álcool aumentam…

Como parceiros de cervejarias em todo o mundo, estamos alinhados de perto com essas tendências e em como elas estão se traduzindo em oportunidades para as cervejarias. Quando se trata de cervejas sem álcool, muitos estão agindo rápido para expandir seus portfólios e conseguir uma fatia desse mercado em crescimento. A primeira cerveja Heineken 0,0% álcool expandiu para mais de 30 mercados globais desde seu lançamento5, e a Carlsberg continua a liderar a categoria de cervejas sem álcool, com destaque para sua produção sem álcool que teve bom desempenho durante a crise do coronavírus6. Sem dúvidas, a pandemia também está fortalecendo essa tendência de consumo mais consciente.

Soluções de enzima para cada etapa do processo de produção

As soluções de enzima da DSM para cervejarias, como a Brewers Compass®, Maxazyme® NNP DS e a linha Filtrase® oferecem benefícios essenciais ao longo do processo de produção de cerveja sem álcool para as cervejarias. Da formulação da receita à fermentação e ao controle da estabilização, nossas soluções integradas podem ajudar a otimizar o processo de fabricação para reduzir custos e aumentar a capacidade e, ao mesmo tempo, ter um impacto positivo na sustentabilidade do produto final. E as cervejarias que querem produzir sem glúten suas cervejas sem álcool, outra opção mais saudável que os consumidores estão buscando, podem se beneficiar da Brewers Clarex® comprovada e fácil de usar, sem nenhum impacto sobre o sabor ou a qualidade.

Abra espaço nas prateleiras para as inovações que estão por vir

O cenário da indústria cervejeira está mudando rapidamente, e está ficando claro que há espaço para mais do que apenas cervejas tradicionais nas prateleiras. À medida que os consumidores se adaptam a uma nova realidade 'normal' pós-pandemia, novas prioridades estão surgindo, principalmente quando se trata da saúde e do bem-estar. Provavelmente, o aumento no consumo de cervejas sem álcool é apenas a ponta do iceberg, e pode levar a inovações ainda maiores nessa categoria, talvez a adição de vitaminas, proteínas e fibras para aumentar os benefícios de saúde, ou aromas de frutas para criar perfis de sabores únicos.

Trabalhar com nossas cervejarias parceiras para pensar sobre a próxima tendência em termos de bebida preferencial, e oferecer soluções para garantir sabor, textura e aspectos nutricionais, é um desafio pelo qual aguardamos com expectativa.

Published on

23 July 2021