Como aumentar o prazo de validade: É natural

Os principais motivos pelos quais os produtores de alimentos precisam considerar seriamente os bioconservantes como formas de aumentar naturalmente o prazo de validade e reduzir o desperdício de alimentos.

Os consumidores estão exigindo cada vez mais de seus alimentos. E eu sou um deles! Por exemplo, eu adoraria que os produtos de panificação, lácteos e bebidas que eu compro hoje permanecessem frescos e atraentes por mais tempo. No entanto, é importante para mim que essas melhorias não sejam alcançadas indiscriminadamente; elas não podem ter um impacto negativo no sabor e eu não quero que haja conservantes artificiais na lista de ingredientes.

Na DSM, identificamos quatro razões pelas quais faz sentido para os fabricantes de alimentos considerarem ampliar o prazo de validade naturalmente e não de modo artificial, buscando seriamente bioconservantes ou antioxidantes.

1. Estender o prazo de validade ajuda a reduzir o desperdício de alimentos.
2. Os consumidores preferem os conservantes naturais.
3. A maioria dos consumidores verifica as datas de validade e os rótulos.
4. Problemas com o prazo de validade podem prejudicar a reputação.

Neste artigo, gostaria de analisar com você os primeiros dois motivos, e falar sobre os outros dois em um artigo posterior.

Estender o prazo de validade ajuda a reduzir o desperdício de alimentos

Cerca de um terço dos alimentos produzidos no mundo para consumo humano a cada ano é perdido ou desperdiçado. Isso equivale ao número estarrecedor de 1,3 bilhão de toneladas de alimentos! Em países industrializados, mais de 40% das perdas acontecem nos níveis de varejo e de consumo.1

A boa notícia é que vários estudos indicam que esse enorme desperdício de alimentos poderia ser reduzido por meio do aumento do prazo de validade. De acordo com uma pesquisa da WRAP, um aumento do prazo de validade de apenas um dia poderia prevenir o desperdício de alimentos domésticos em até 0,2 milhão de toneladas!2 Os bioconservantes podem desempenhar um papel fundamental na redução do desperdício de alimentos.

1 International Food Information Council Foundation, Pesquisa sobre alimentos e saúde de 2016
2 http://www.wrap.org.uk/sites/files/wrap/Product%20Life%20Report%20Final_0.pdf

Os consumidores preferem os conservantes naturais

Nossa pesquisa com mais de 1.000 pessoas mostrou que os consumidores consideram que conservantes naturais são tão eficazes quanto os conservantes químicos, mas que são melhores para a saúde, mais sustentáveis e tem sabor melhor, conforme mostrado na figura.

Além disso, coletamos recentemente os resultados de nossa Naturalness Research 2019, na qual entrevistamos 8.000 consumidores de 16 países sobre o entendimento e o comportamento deles a respeito do que é natural quando se trata de alimentos e bebidas e suplementos naturais. Ressonantes 82% dos consumidores concordaram com a afirmação “produtos naturais são melhores para mim”. Entre a população mundial, 70% concordaram que “ao comprar um produto alimentício/bebida embalado, eu prefiro os que são mais naturais”.

A mensagem é clara

Estender o prazo de validade não é essencial apenas para reduzir o desperdício mundial de alimentos, mas pode ser feito de maneira natural.

Na DSM, como parte de nosso compromisso com a sustentabilidade, tiramos proveito de nosso conhecimento aprofundado sobre processamento de alimentos e criamos soluções que ajudam os fabricantes de queijos, iogurtes, panificação e bebidas a manter seus produtos frescos por mais tempo, evitar a deterioração, reduzindo o desperdício de alimentos.

Quer saber mais sobre nosso vasto portfólio de produtos e soluções para estender o prazo de validade naturalmente? Visite nossa página dedicada sobre soluções naturais de aumento do prazo de validade, como bioconservantes e antioxidantes. Ou entre em contato comigo e eu terei prazer em ajudar você a encontrar a melhor solução de bioconservante para suas necessidades específicas.

Solução DSM

Leia mais sobre nossos  bioconservantes  para estender a validade naturalmente e conservar seus melhores produtos lácteos, de panificação e bebidas.

Published on

20 August 2019