
-
Portuguese
- EMEA, Americas & APAC
- China
- América Latina
Estou observando mais produtos com certificação, afirmações de origem e relacionadas à ética, como embalagens sustentáveis, livre de gaiolas ou orgânicos, do que nunca. Provavelmente você também está e isso não é uma surpresa. Como consumidores, estamos cada vez mais exigindo alimentos que abordem o bem-estar dos animais, dos agricultores, dos funcionários, da sociedade como um todo e, claro, do planeta.
Não há dúvida de que a indústria de laticínios está prestando atenção e reagindo a essa tendência. Além do termo “natural”, que tem sido usado há anos, os fabricantes de laticínios rotulam suas marcas com afirmações relacionadas à sustentabilidade e autenticidade. Seis categorias diferentes podem ser contabilizadas: orgânico, livre de transgênicos, produzido localmente, embalado de forma sustentável, livre de gaiolas e, mais recentemente, “maior retorno para os agricultores”.1 Você pode contribuir com a lista? É claro que um produto pode combinar várias abordagens, embora eu ainda não tenha encontrado um produto lácteo que mencione todas as seis categorias!
Fascinado por essas afirmações, li recentemente um relatório da Euromonitor indicando que incluir credenciais de sustentabilidade a laticínios recupera a abordagem tradicionalista em relação à agricultura e à produção de laticínios. Essa abordagem reforça o que a maioria de nós entende sobre a produção de laticínios: um negócio de família com gerações de produtores de laticínios que trabalham na mesma fazenda. Transmite uma sensação de algo familiar, em pequena escala e muito próximo à natureza, criando produtos com o conceito “melhor para você” implícito.1
Hoje em dia, produtos sem lactose também se enquadram na classificação “melhor para você”. Não é de surpreender que me deparei com algumas estatísticas notáveis2 que corroboraram esse foco maior voltado para as afirmações que constam nos rótulos dos produtos. Mais da metade (57%) dos lançamentos de laticínios sem lactose em 2018 incluíam uma afirmação de que o produto era ético/sustentável. Outros 8,8% afirmavam ser livres de transgênicos, enquanto 5,5% dos produtos afirmavam ser orgânicos.
Quando se trata de lançamentos de leite gelado sem lactose, a imagem é ainda mais forte. O leite gelado sem lactose é comercializado como orgânico: quase 12% dos novos lançamentos de 2018 contêm uma afirmação “orgânica”, com foco regional na América do Norte e na Europa, Oriente Médio e África. Quase 15% dos lançamentos de leite gelado sem lactose de 2018 contêm afirmações “livre de transgênicos” (mais do que o dobro em comparação com o ano anterior), com foco regional na Europa, Oriente Médio e África, Ásia-Pacífico e, em menor grau, América do Norte.
Deve-se notar também que leites sem lactose com vitaminas/enriquecidos e teor baixo/ausente/reduzido de gordura são muito mais predominantes na América do Norte e América Latina do que em outras regiões. Um exemplo é o leite sem lactose com sabor de chocolate Lala Yomi, enriquecido com vitaminas A e D. Embora seja comercializado para crianças, eu não acharia ruim experimentá-lo!
Minha caixa de entrada condiz com esses resultados. Estou recebendo mais e mais solicitações de clientes dessas regiões para desenvolver conceitos mais saudáveis sem lactose e com vitaminas, de acordo com essa tendência.
Além dessas três afirmações, vale a pena ficar de olho em outras três que são cada vez mais observadas no mercado: sem aditivos/conservantes; alto teor/adição de proteína; e saúde funcional/óssea.
Para desfrutar de todos esses benefícios para a saúde, muitas pessoas estão optando por beber leite sem lactose porque acreditam que ele adiciona elementos nutricionais valiosos à sua dieta diária, algo que não querem perder ao eliminar os produtos lácteos de seu regime alimentar, e porque é mais fácil de digerir. Isso também tem ocorrido com você?
Na DSM, fornecemos enzimas e vitaminas para laticínios saudáveis e sem lactose. Além disso, temos o mais amplo portfólio de vitaminas lipossolúveis e hidrossolúveis do setor. Como todas as soluções DSM, nossas vitaminas, tanto concentradas quanto em um premix personalizado, são da mais alta qualidade. Temos trabalhado com clientes em todo o mundo para inovar e desenvolver com sucesso esta categoria além da intolerância à lactose. Envie-me um e-mail e será um prazer conversar com você sobre dúvidas ou requisitos específicos relacionados a produtos sem lactose.
1 Euromonitor Passport, Laticínios sustentáveis: tendências e oportunidades de crescimento, novembro de 2018
2 Banco de dados global de novos produtos da Mintel. Disponível on-line: http://www.mintel.com/global-new-products-database (acessado em fevereiro de 2019)
Possibilitando laticínios sem lactose com ótimo sabor usando Maxilact®LGi, a mais pura lactase clássica.
22 May 2019