Como lidar com o desperdício de alimentos para um futuro mais sustentável

Apoiando o Stop Food Waste Day

  • O desperdício de alimentos é um desafio global e gera grandes impactos sociais, econômicos e ambientais. Um terço (aproximadamente, 1,3 bilhão de toneladas) dos alimentos produzidos para consumo humano é perdido ou desperdiçado a cada ano.1,2,3 Se apenas 25% de todos os alimentos perdidos ou desperdiçados atualmente fossem evitados, seria o suficiente para alimentar 870 milhões de pessoas.4
  • Até 2050, espera-se que o consumo global de alimentos cresça 70%.5 A DSM se esforça para aumentar a conscientização sobre o crescente problema de desperdício de alimentos, além de oferecer soluções que estendem a validade desses alimentos, ajudam a reduzir o desperdício e, por fim, provêm alimentação a populações em crescimento em todo o mundo.
  • O Stop Food Waste Day, que acontece em 29 de abril, tem como objetivo chamar a atenção para a epidemia de desperdício de alimentos e compartilhar soluções criativas e impactantes. Além das soluções, combater o desperdício de alimentos começa em casa, onde cada um de nós pode fazer a diferença. Portanto, criamos um livreto de receitas bastante útil para ajudar a evitar as sobras e os possíveis desperdícios de alimentos.

O desafio global do desperdício de alimentos

O desperdício de alimentos é uma epidemia global e tem consequências sociais, econômicas e ambientais preocupantes. Um terço (aproximadamente, 1,3 bilhão de toneladas) de todos os alimentos produzidos para consumo humano é desperdiçado a cada ano, o que equivale a US$ 680 bilhões em países industrializados e US$ 310 bilhões em países em desenvolvimento.6,7 O Stop Food Waste Day, que acontece em 29 de abril, busca chamar a atenção para a questão do desperdício de alimentos e aumentar a conscientização sobre soluções que possam ajudar a resolver o problema e mudar a forma como os alimentos são produzidos, comprados, armazenados e consumidos.

As estatísticas sobre o desperdício de alimentos espantam. Se 25% dos alimentos atualmente perdidos ou desperdiçados fossem preservados, eles seriam suficientes para alimentar 870 milhões de pessoas famintas. Até 2050, espera-se que o consumo global de alimentos cresça em 70%.8 Com tantas bocas extras para alimentar, a sustentabilidade em toda a cadeia global de abastecimento alimentar é fundamental para garantir dietas saudáveis e nutrição adequada para todos.

Uma solução naturalmente eficaz

A deterioração é uma das principais causas de desperdício de alimentos, sendo que ela pode ser dividida em três tipos principais: deterioração física, microbiana ou química. A deterioração física pode incluir danos físicos ou perda ou ganho de água; a deterioração microbiana envolve danos a alimentos por meio de bactérias, mofo ou fermento; e a deterioração química, também chamada de oxidação, está relacionada à perda de hidrogênio e elétrons e ao ganho de oxigênio. O processo de oxidação altera as propriedades sensoriais dos alimentos, impactando o sabor, a cor e o cheiro. A deterioração agrava ainda mais o desperdício de alimentos porque um único ingrediente estragado, como salame em uma pizza, pode resultar no descarte de todo o produto.

Prolongar o prazo de validade é um passo importante na redução do desperdício de alimentos. No entanto, com a mudança para ingredientes mais naturais, os consumidores buscam cada vez mais alimentos livres de conservantes químicos. A DSM tem um amplo portfólio de antioxidantes e bioconservantes que ajudam a estender o prazo de validade de maneira natural e propícia ao consumidor.

Observando os antioxidantes mais de perto

Tocoferol (vitamina E), tocoferóis mistos (vitamina E natural) e ácido ascórbico (vitamina C) são todos antioxidantes que reduzem e retardam a deterioração química dos alimentos, ajudando a estender o prazo de validade e reduzir o desperdício. Cada tipo de alimento requer uma quantidade e combinação personalizadas de ingredientes para reduzir a oxidação. Ao medir os antioxidantes presentes naturalmente nas matérias-primas usadas para fabricar produtos alimentícios, a DSM monta o sistema antioxidante com base nessas proporções, oferecendo informações sobre a quantidade necessária a ser adicionada para garantir um prazo de validade ideal. Esse processo ajuda os produtores de alimentos a economizar tempo e dinheiro ao colocar produtos no mercado.

Por que a sustentabilidade é importante

O desperdício de alimentos também tem consequências ambientais significativas. Aliás, se o desperdício de alimentos fosse um país, ele seria o terceiro maior país produtor de emissões de gases do efeito estufa do mundo.9 A DSM trabalha ativamente para reduzir a pegada ambiental de suas atividades, tendo reduzido com sucesso as emissões de gases do efeito estufa em suas operações. Isso é ainda mais evidente na fabricação de tocoferol e ácido ascórbico, em que a DSM alcançou uma redução significativa na pegada de carbono, fornecendo aos clientes uma solução que atende às metas de sustentabilidade apoiadas pela ciência e tem a menor pegada de carbono do mercado.

Em escala global, o público e a indústria podem trabalhar juntos. Os fabricantes de ingredientes e alimentos podem colaborar uns com os outros para desenvolver produtos atraentes e sustentáveis que continuem frescos por períodos prolongados, ao mesmo tempo que aumentam a conscientização entre os consumidores sobre a importância de reduzir o desperdício de alimentos para proteger os recursos naturais limitados do planeta e alimentar uma crescente população global.

Use seu bom senso para combater o desperdício de alimento: é hora de levar o problema para o lado pessoal

Reduzir o desperdício de alimentos é responsabilidade de todos. Há coisas simples que todos nós podemos fazer, começando em nossas próprias cozinhas, para ajudar a reduzir o desperdício de alimentos. Nosso livreto fornece dicas úteis que incentivam cada pessoa a pensar bastante na forma mais ideal de armazenar alimentos para evitar desperdícios e servir a quantidade certa, evitando sobras que possam ser jogadas fora.

O livreto também inclui uma variedade de receitas que usam sobras de alimentos em refeições deliciosas, ajudando a reduzir o desperdício e permitindo que todos façamos uma contribuição positiva para um futuro mais sustentável em termos de economia global de alimentos.

As soluções de origem natural e os serviços especializados da DSM nos tornam o parceiro ideal para estender o prazo de validade dos alimentos de maneira eficaz e propícia ao consumidor. Entre em contato conosco para explorar como podemos ajudar sua empresa.

Referências

  1. Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, Perda e Desperdício de Alimentos, http://www.fao.org/food-loss-and-food-waste/en/
  2. A Organição de Alimentos e Agricultura das Nações Unidas, SAVE FOOD: Iniciativa Global em Perda de Alimentos e Redução do Desperdício, http://www.fao.org/3/a-i2697e.pdf
  3. A Organição de Alimentos e Agricultura das Nações Unidas, SAVE FOOD: Iniciativa Global em Redução de Desperdício e Perda de Alimentos, https://twosides.info/includes/files/upload/files/UK/Myths_and_Facts_2016_Sources/18-19/Key_facts_on_food_loss_and_waste_you_should_know-FAO_2016.pdf
  4. [Ibid. 
  5. Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, Agricultura Global para 2050, http://www.fao.org/fileadmin/templates/wsfs/docs/Issues_papers/HLEF2050_Global_Agriculture.pdf
  6. Relatório da FAO, http://www.fao.org/food-loss-and-food-waste/en/
  7. A Organição de Alimentos e Agricultura das Nações Unidas, SAVE FOOD: Iniciativa Global em Perda de Alimentos e Redução do Desperdício, https://twosides.info/includes/files/upload/files/UK/Myths_and_Facts_2016_Sources/18-19/Key_facts_on_food_loss_and_waste_you_should_know-FAO_2016.pdf
  8. Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, Agricultura Global para 2050, http://www.fao.org/fileadmin/templates/wsfs/docs/Issues_papers/HLEF2050_Global_Agriculture.pdf
  9. A Organição de Alimentos e Agricultura das Nações Unidas, SAVE FOOD: Iniciativa Global em Perda de Alimentos e Redução do Desperdício, https://twosides.info/includes/files/upload/files/UK/Myths_and_Facts_2016_Sources/18-19/Key_facts_on_food_loss_and_waste_you_should_know-FAO_2016.pdf

Published on

29 April 2020