
Navegue na onda sem lactose com eficiência
09 Jun 2022
O desperdício de alimentos é uma epidemia global e tem consequências sociais, econômicas e ambientais preocupantes. Um terço (aproximadamente, 1,3 bilhão de toneladas) de todos os alimentos produzidos para consumo humano é desperdiçado a cada ano, o que equivale a US$ 680 bilhões em países industrializados e US$ 310 bilhões em países em desenvolvimento.6,7 O Stop Food Waste Day, que acontece em 29 de abril, busca chamar a atenção para a questão do desperdício de alimentos e aumentar a conscientização sobre soluções que possam ajudar a resolver o problema e mudar a forma como os alimentos são produzidos, comprados, armazenados e consumidos.
As estatísticas sobre o desperdício de alimentos espantam. Se 25% dos alimentos atualmente perdidos ou desperdiçados fossem preservados, eles seriam suficientes para alimentar 870 milhões de pessoas famintas. Até 2050, espera-se que o consumo global de alimentos cresça em 70%.8 Com tantas bocas extras para alimentar, a sustentabilidade em toda a cadeia global de abastecimento alimentar é fundamental para garantir dietas saudáveis e nutrição adequada para todos.
A deterioração é uma das principais causas de desperdício de alimentos, sendo que ela pode ser dividida em três tipos principais: deterioração física, microbiana ou química. A deterioração física pode incluir danos físicos ou perda ou ganho de água; a deterioração microbiana envolve danos a alimentos por meio de bactérias, mofo ou fermento; e a deterioração química, também chamada de oxidação, está relacionada à perda de hidrogênio e elétrons e ao ganho de oxigênio. O processo de oxidação altera as propriedades sensoriais dos alimentos, impactando o sabor, a cor e o cheiro. A deterioração agrava ainda mais o desperdício de alimentos porque um único ingrediente estragado, como salame em uma pizza, pode resultar no descarte de todo o produto.
Prolongar o prazo de validade é um passo importante na redução do desperdício de alimentos. No entanto, com a mudança para ingredientes mais naturais, os consumidores buscam cada vez mais alimentos livres de conservantes químicos. A DSM tem um amplo portfólio de antioxidantes e bioconservantes que ajudam a estender o prazo de validade de maneira natural e propícia ao consumidor.
Tocoferol (vitamina E), tocoferóis mistos (vitamina E natural) e ácido ascórbico (vitamina C) são todos antioxidantes que reduzem e retardam a deterioração química dos alimentos, ajudando a estender o prazo de validade e reduzir o desperdício. Cada tipo de alimento requer uma quantidade e combinação personalizadas de ingredientes para reduzir a oxidação. Ao medir os antioxidantes presentes naturalmente nas matérias-primas usadas para fabricar produtos alimentícios, a DSM monta o sistema antioxidante com base nessas proporções, oferecendo informações sobre a quantidade necessária a ser adicionada para garantir um prazo de validade ideal. Esse processo ajuda os produtores de alimentos a economizar tempo e dinheiro ao colocar produtos no mercado.
O desperdício de alimentos também tem consequências ambientais significativas. Aliás, se o desperdício de alimentos fosse um país, ele seria o terceiro maior país produtor de emissões de gases do efeito estufa do mundo.9 A DSM trabalha ativamente para reduzir a pegada ambiental de suas atividades, tendo reduzido com sucesso as emissões de gases do efeito estufa em suas operações. Isso é ainda mais evidente na fabricação de tocoferol e ácido ascórbico, em que a DSM alcançou uma redução significativa na pegada de carbono, fornecendo aos clientes uma solução que atende às metas de sustentabilidade apoiadas pela ciência e tem a menor pegada de carbono do mercado.
Em escala global, o público e a indústria podem trabalhar juntos. Os fabricantes de ingredientes e alimentos podem colaborar uns com os outros para desenvolver produtos atraentes e sustentáveis que continuem frescos por períodos prolongados, ao mesmo tempo que aumentam a conscientização entre os consumidores sobre a importância de reduzir o desperdício de alimentos para proteger os recursos naturais limitados do planeta e alimentar uma crescente população global.
Reduzir o desperdício de alimentos é responsabilidade de todos. Há coisas simples que todos nós podemos fazer, começando em nossas próprias cozinhas, para ajudar a reduzir o desperdício de alimentos. Nosso livreto fornece dicas úteis que incentivam cada pessoa a pensar bastante na forma mais ideal de armazenar alimentos para evitar desperdícios e servir a quantidade certa, evitando sobras que possam ser jogadas fora.
O livreto também inclui uma variedade de receitas que usam sobras de alimentos em refeições deliciosas, ajudando a reduzir o desperdício e permitindo que todos façamos uma contribuição positiva para um futuro mais sustentável em termos de economia global de alimentos.
As soluções de origem natural e os serviços especializados da DSM nos tornam o parceiro ideal para estender o prazo de validade dos alimentos de maneira eficaz e propícia ao consumidor. Entre em contato conosco para explorar como podemos ajudar sua empresa.
29 April 2020
09 Jun 2022