Por que fortificar?

Uma visão mais detalhada da demanda por produtos que fazem bem à saúde em pães e panificação

A justificativa para alimentos fortificados nunca foi tão consistente. Os consumidores de hoje estão ainda mais atentos em relação aos cuidados com a saúde e o bem-estar, e cada vez mais procuram seus alimentos favoritos como auxílio. Seja pão, tortilha ou uma barra de nutrientes, produtos formulados com ingredientes que estimulam a nutrição, como fibras, minerais e ácidos gordurosos de ômega-3, estão em alta: 60% dos consumidores afirmam que, no momento, estão buscando esses tipos de alimentos, enquanto 68% estão dispostos a experimentar produtos que ajudem a melhorar a ingestão de nutrientes (Pesquisa de consumidores da DSM, 2020).

Esse apetite por alimentos fortificados também está sendo estimulado pela conjuntura da pandemia que tem colocado a saúde em geral e especificamente a imunidade em foco. Um sistema imunológico saudável precisa de vitamina D, um dado que dois terços dos consumidores reconheceram em um estudo recente, mas ela é encontrada em apenas algumas fontes de alimentos. Com isso, existe uma possibilidade real de se constatar uma lacuna de nutrientes para os consumidores, mas também cria uma oportunidade importante para os fabricantes de pão.

O interesse do consumidor em alimentos fortificados estimula o crescimento global do mercado

A fortificação com ingredientes de primeira linha, como vitamina D3 e ômega-3, pode preencher essa lacuna adicionando um poderoso toque de nutrição a uma variedade de alimentos do dia a dia, especialmente produtos de panificação. Isso é bom para os consumidores que se preocupam com sua saúde e ótimo para fabricantes que buscam diferenciar seus produtos com declarações nutricionais e de saúde convincentes. Muitos fabricantes já estão aproveitando essa oportunidade, conforme se verifica em uma ida a qualquer supermercado. É bem provável que você encontre uma variedade de produtos de padaria fortificados nas prateleiras, desde pães brancos e integrais até biscoitos, bolos e tortilhas. E considerando o potencial de mercado previsto, há espaço para crescer:

Prevê-se que a perspectiva de mercado para a vitamina D3 aumente por receita a uma taxa de crescimento anual composta de 8,4% entre 2021 e 20261. Da mesma forma, espera-se que o tamanho do mercado global de ômega-3 atinja US$ 4,7 bilhões até 2030 com uma taxa de crescimento anual composta de 6,7%2.

Fabricantes experientes prontos para atender à demanda por alimentos fortificados se beneficiam dessa oportunidade de mercado considerável enquanto também se destacam na busca dos consumidores por alimentos ricos em nutrientes.

Benefícios saudáveis impulsionam declarações de rótulo convincentes

Micronutrientes essenciais pequenos, mas poderosos, como a vitamina D e o ômega-3 DHA e EPA, permitem que os fabricantes desenvolvam novos produtos inovadores que ofereçam benefícios adicionais de saúde e imunidade. A vitamina D, por exemplo, é um nutriente essencial em todas as fases da vida. Ela contribui para o funcionamento normal do sistema imunológico e também promove a absorção de cálcio no intestino, o que é especialmente benéfico nos primeiros  e últimos anos de vida. Ácidos gordurosos de ômega-3 são bastante conhecidos pelo papel que desempenham na promoção da saúde dos olhos, do cérebro e do coração. Enriquecer alimentos assados com esses ingredientes de primeira linha pode permitir declarações como “fonte de vitamina D” ou “alto teor de vitamina D” (dependendo do nível de dosagem) sem impacto no sabor ou na textura, oferecendo um diferencial-chave para os fabricantes.  

Um reforço de nutrição em uma variedade de opções mais adequadas para você

O amplo portfólio de panificação da DSM inclui soluções versáteis de fortificação que oferecem esses benefícios de saúde tão desejados. Nossa vitamina D3 em pó seco é eficiente (potente em pequenas quantidades), fácil de usar e pode ser utilizada em uma ampla gama de aplicações de padaria: pré-misturas de farinha, pão e rolinhos brancos e integrais, pão de centeio, bagels e tortilhas, assim como bolos, muffins, biscoitos e barras de nutrientes. Dependendo do nível de dosagem, os padeiros podem incluir uma declaração nutricional em combinação com uma declaração de saúde. Para fortificação com ômega-3, a DSM oferece o MEG-3® em pó e o óleo life’s™ OMEGA para uso em alimentos como bagels, pão, bolos, biscoitos, barras de nutrientes e tortilhas. Ambos contêm DHA e EPA e são ideais para produtos com validade curta para garantir propriedades sensoriais apropriadas.

Mesmo com soluções prontas para uso como essas, a fortificação pode apresentar alguns desafios técnicos; a vitamina D, por exemplo, pode perder potência quando exposta à oxidação e ao calor. É neste quesito que os experientes especialistas técnicos da DSM se destacam, ajudando os fabricantes de pão a superar esses desafios. Da mesma forma, o conhecimento sobre aplicações de nossa equipe orienta os clientes sobre a mistura ideal de ingredientes e soluções para criar produtos de sucesso que ofereçam sabor, textura, frescor e benefícios adicionais para a saúde.

Quer saber mais? Baixe nossos folhetos sobre ômega-3 e vitamina D3

Um parceiro, muitas soluções

A variedade de ofertas da DSM aborda os desafios e as oportunidades de panificação da atualidade, desde soluções de rótulo limpo, sem glúten e de frescor até a redução de acrilamida e substituição de emulsificadores e nosso portfólio de vitaminas e minerais para reforçar a nutrição. Tirando proveito de nosso amplo portfólio e nossa experiência comprovada, firmamos parcerias com clientes de padarias para ajudá-los a serem bem-sucedidos no mercado.

Vamos nos conectar! Saiba mais sobre como nossas soluções de fortificação podem aumentar o valor nutricional de seus produtos de padaria.­­

Published on

09 March 2021