Comunicado à imprensa

A DSM apresenta a PreventASe® XR para ampliar o uso da solução enzimática de redução de acrilamida para mais lanches e produtos de panificação

Delft, Países Baixos, 10 de julho de 2018, 10h (fuso horário CEST)

A Royal DSM, uma empresa global baseada em ciências que atua nas áreas de nutrição, saúde e vida sustentável, lança hoje a PreventASe® XR, uma solução enzimática que previne a formação de acrilamida em aplicações com pH alto, como salgadinhos de milho, biscoitos e bolachas. A PreventASe da DSM é uma solução confiável de redução de acrilamida comprovadamente capaz de diminuir em até 95% essa substância em alimentos processados. Enquanto a PreventASe é adequada para uma ampla variedade de aplicações, a nova PreventASe XR é otimizada para aplicações com pH mais alto.

A conscientização global sobre a acrilamida está crescendo. A acrilamida é uma substância suspeita de causar câncer que se forma em alimentos contendo açúcares redutores processados em alta temperatura. Os fabricantes de alimentos estão agindo rapidamente para reduzir a acrilamida em seus produtos, mas enfrentam o desafio de fornecer versões reduzidas de acrilamida de seus produtos com o mesmo sabor e a mesma textura que seus consumidores conhecem e adoram. A PreventASe e a PreventASe XR da DSM são asparaginases que convertem a asparagina livre presente em muitos alimentos, prevenindo, assim, a formação de acrilamida sem interferir no sabor, na textura ou na validade.

Discussões sobre acrilamida estão se intensificando em todo o mundo e a DSM está trabalhando com nossos clientes para enfrentar esse desafio na indústria alimentícia”, afirma Fokke van den Berg, diretor de negócios de panificação da DSM. “Uma vantagem de usar a asparaginase para fazer frente à acrilamida é a exigência de mudanças mínimas na receita de um produto ou no processo de produção. Com a PreventASe e, agora, a PreventASe XR, a DSM está viabilizando a redução da acrilamida na mais ampla variedade de lanches e produtos de panificação.”

Os fabricantes enfrentam desafios na redução dos níveis de acrilamida em aplicações que contêm ingredientes como agentes químicos de decantação ou massa (milho que foi submetido a um tratamento com cal), por exemplo, biscoitos salgados, bolachas, salgadinhos de tortilha e salgadinhos de milho, e, portanto, são mais alcalinos (até 9 de pH). Um pH mais alto pode limitar a eficácia das asparaginases atualmente disponíveis no mercado. A PreventASe XR é ideal para aplicações mais alcalinas, resultando em reduções consideráveis nos níveis de acrilamida de até 95%, dependendo da aplicação.

A PreventASe XR foi indicada para o prêmio Ringier Technology Innovation de 2018 na categoria de tecnologia de alimentos. Os vencedores serão anunciados em 11 de julho na Food Ingredients Asia em Xangai, China.