Fortalecendo os produtos de padaria atual com um poderoso ponche de saúde

Os consumidores de hoje querem mais de seus alimentos: mais conveniência, mais frescor, sabores e texturas mais sofisticados e, talvez acima de tudo, ingredientes mais saudáveis. De acordo com uma pesquisa recente realizada pela DSM, mais de 70% dos consumidores estão verificando os rótulos dos produtos antes da compra e estão comprometidos em comprar produtos fabricados com ingredientes conhecidos. Além da familiaridade, os consumidores também estão cada vez mais buscando produtos formulados com ingredientes mais saudáveis, como fibras, vitaminas e minerais – novamente, esperando mais de seus alimentos diários. E o pão favorito deles não é exceção.

Essa crescente demanda entre os consumidores para fazer escolhas alimentares mais saudáveis se justifica pela crescente conscientização sobre problemas de saúde sérios, como doenças cardiovasculares (aumentando globalmente em todas as faixas etárias) e transtornos de desenvolvimento. 

Embora os alimentos não sejam, por si só, uma “cura”, há uma oportunidade para os fabricantes de pão responderem ao desejo dos consumidores por produtos mais saudáveis, utilizando ingredientes que ofereçam benefícios comprovados para a saúde.

Uma oportunidade para os fabricantes de produtos de panificação fazerem mais

O ômega-3 é bastante conhecido pelo papel que desempenha na promoção da saúde dos olhos, do cérebro e do coração. Na verdade, mais de 75% dos consumidores na região da Europa, do Oriente Médio e da África estão familiarizados com o ômega-3. No entanto, apenas 33% ingerem o ômega-3 como suplemento dietético atualmente.[1] Enriquecer produtos de panificação com ômega-3 pode ajudar padarias e fabricantes a fornecer produtos que ofereçam benefícios à saúde sem comprometer o sabor que os consumidores estão buscando.

Há três tipos principais de ácidos gordurosos de ômega-3, todos essenciais para manter a boa saúde: ALA, EPA e DHA. O ALA (ácido alfa-linolênico) é extraído principalmente da linhaça e da canola, enquanto o EPA (ácido eicosapentaenóico) e o DHA (ácido docosahexaenóico) são extraídos principalmente de peixes e/ou algas e comprovadamente mais benéficos para a saúde humana. Ambos ajudam a manter a saúde do coração e colaboram com a imunidade, enquanto o DHA também contribui para o funcionamento saudável do cérebro e da visão.

A inclusão do ômega-3 em uma dieta saudável é endossada por uma ampla variedade de organizações de saúde confiáveis, embora, claro, a ingestão diária recomendada varie de acordo com a faixa etária. Em termos gerais, espera-se que o mercado global de ômega-3 se expanda a uma taxa de crescimento anual composta de 7,7% nos próximos sete anos2.

Uma solução pronta para uma ampla gama de aplicações

Como parceiro inovador do setor de panificação há 150 anos, a DSM pode trabalhar em conjunto com fabricantes de produtos de panificação que buscam desenvolver novos produtos que incorporem os benefícios saudáveis do ômega-3. Nossa ampla gama de ingredientes e soluções funcionais em panificação foi ampliada para incluir o MEG-3®, um portfólio de produtos naturais de ômega-3 de base marinha clinicamente comprovados para uso em alimentos como bagels, pães e tortilhas. Ele inclui EPA e DHA para proporcionar os benefícios de saúde do cérebro, olhos e coração que são importantes para os consumidores, e é rigorosamente testado para estar em conformidade com os padrões globais de qualidade e pureza.

Agora você pode encontrar produtos com MEG-3® em mais de 40 países, enquanto continuamos expandindo as localidades atendidas. As aplicações ideais para o MEG-3® em pães e produtos de padaria incluem pães e rolinhos brancos e integrais frescos (além de variedades pré-assadas e congeladas), bagels e tortilhas, principalmente produtos com validade curta para garantir o frescor. O MEG-3 é oferecido em formato de pó e óleo, e cada um deles possui benefícios específicos dependendo da aplicação e do método de processamento. Aqui, os especialistas em aplicações técnicas da DSM têm plenas condições de fornecer orientações sobre como incorporar o MEG-3® de forma eficaz para garantir o melhor resultado possível.

O conhecimento especializado para orientar através do processo de panificação

Nosso portfólio MEG-3 complementa a ampla gama de enzimas de panificação da DSM que os fabricantes de pão podem usar para enfrentar uma variedade de desafios, desde manter o frescor em aplicações para viagem até garantir sabor e resiliência durante a validade para evitar que os produtos fiquem rançosos e ajudar a reduzir o desperdício de alimentos. Nossa experiente equipe técnica pode ajudar os fabricantes de pão a enfrentar esses desafios e determinar a combinação certa de ingredientes e soluções funcionais, como o MEG-3, para criar produtos que ofereçam textura, frescor e benefícios adicionais para a saúde.

Como o interesse do consumidor em obter benefícios mais saudáveis de seus alimentos diários continua aumentando, este é um momento oportuno para os fabricantes de pão aproveitarem essa tendência. 

Enriquecer produtos de panificação com soluções de ômega-3, como o MEG-3®, pode gerar um poderoso impacto em termos de benefícios para a saúde, que são fornecidos através da salubridade e da familiaridade dos ingredientes de um pão ou rolinho favorito. E o que poderia ter um sabor mais gostoso do que isso?

Se você tiver interesse em saber mais sobre como enriquecer seus produtos de panificação com os benefícios comprovados para a saúde do ômega-3, envie-me um e-mail e será um prazer conversarmos.

Ômega-3: todo corpo precisa dele!

Os ômegas-3 são considerados uma gordura saudável essencial para o funcionamento de nosso cérebro e nosso coração, bem como para nosso bem-estar geral. Nosso corpo não é capaz de produzir ômegas-3 em níveis significativos, por isso, é fundamental que consumamos esse tipo de gordura em nossa dieta diária. Os ácidos gordurosos de ômega-3 são um dos nutrientes mais bem estudados do mundo, com mais de 30.000 estudos científicos e artigos publicados nos últimos 35 anos demonstrando que o ômega-3 pode oferecer benefícios valiosos para a saúde em todas as fases da vida, desde antes do nascimento até os últimos anos de vida.

1 Estudo global sobre preocupações com a saúde, DSM, 2019

https://www.grandviewresearch.com/industry-analysis/omega-3-market

Publicado

15 November 2020