O movimento artesanal: querendo criar um autêntico queijo típico?

Adoro degustar um queijo único, autêntico e regional. Parece que não estou sozinho!

Em todo o mundo, não há sinais de desaceleração da demanda do consumidor por produtos regionais autênticos com um sabor premium exclusivo. Pense em iogurte skyr ou grego, homus, pão pita, quinoa, kefir, tofu, sushi e muito mais. Queijo não é exceção, com milhões de consumidores, assim como eu, solicitando cada vez mais tipos exclusivos e diferenciados do mundo todo.

Queijo: adorado em todo o mundo!

O queijo está imensamente enraizado na cultura e na alimentação tradicional de muitos países. Sua percepção saudável, perfil altamente nutritivo e a crescente disponibilidade de salgadinhos de queijo para consumo em movimento são responsáveis pelo desempenho positivo da categoria. Entre 2013 e 2018, o queijo apresentou um crescimento absoluto saudável de US$ 4 bilhões em todo o mundo.

Queijos artesanais típicos crescem em popularidade

Espera-se que o desejo crescente por queijos produzidos localmente aumente. Consequentemente, as grandes marcas de queijos globais e locais agora estão aproveitando o movimento “artesanal”. Os queijos artesanais são feitos com um número limitado de ingredientes, têm um perfil de sabor único e são cuidadosamente maturados, às vezes por vários meses. Um exemplo é queso ibérico, um queijo popular tipo castellano produzido na região de Castela e León, na Espanha, geralmente a partir do leite da raça de ovelha manchega, mas também em combinação com leite de vaca e de cabra. Graças a uma mistura ideal de ingredientes e sabor e textura característicos, o queso ibérico atende aos requisitos específicos de uma cultura de queijo “artesanal”.

Além disso, o queijo produzido localmente, consumido como parte da dieta tradicional, converge com a tendência oposta, isto é, receitas inspiradas globalmente levando o queijo para mercados onde não faz parte da cultura. A globalização e o aumento do comércio eletrônico estão permitindo que os queijos tradicionais alcancem mais consumidores do que nunca.
 

Criando um autêntico queijo espanhol típico

Para responder a essas tendências, lançamos uma nova cultura na DSM: a cultura bacteriana Delvo®Cheese CT-500 Castellano. Ela está disponível no mundo todo, mas com foco principal no mercado espanhol, e foi desenvolvida especificamente para queijos tipo castellano a fim de criar o sabor típico da manteiga e a textura firme necessária para oferecer queijos de alta qualidade tipo castellano a partir das misturas de leite usadas pelos fabricantes de queijos da Espanha. A nova cultura bacteriana Delvo®Cheese CT-500 está disponível em três rotações diferentes de fagos para o controle ideal de fagos.

Terei grande satisfação em ajudar você a descobrir como a cultura bacteriana Delvo®Cheese CT-500 Castellano pode ajudar seu negócio. Basta me enviar um e-mail aqui.

Fatos sobre alimentação

Nos EUA, o maior e um dos mais inovadores mercados de queijos do mundo, um número cada vez maior de queijos para lanche estão enchendo as prateleiras. Na Europa Ocidental, o mercado mais maduro, o queijo é consumido ao longo do dia, do café da manhã à sobremesa, em aperitivos e lanches entre as refeições.

Solução DSM

As culturas bacterianas Delvo®Cheese melhoram o sabor e a qualidade para produzir queijos inovadores.

Publicado

08 July 2019