Solucionando desafios globais com inovações ousadas

Para muitos, incluindo eu, o ano passado destacou a importância dos alimentos para a nutrição e o conforto, o valor da nossa saúde e bem-estar e a interconexão do nosso suprimento global de alimentos. As questões que enfrentamos agora como indústria e como sociedade parecem mais fortemente ligadas do que nunca. Como podemos avançar neste novo ano? Com soluções ágeis e inovações ousadas que inspiram clientes e consumidores.

Uma indústria em constante mudança, onde o sabor ainda reina

O setor de Alimentos e Bebidas hoje é um cenário dinâmico com muita complexidade para navegar, mas também uma riqueza de oportunidades. No centro de tudo isso estão os consumidores, com suas preferências de alimentos e bebidas em constante mudança. Os consumidores querem se encantar com seus alimentos e, cada vez mais, também querem alimentos saudáveis e ecológicos. Mas o sabor ainda impera: a comida tem que ser deliciosa para terminar no prato ou na sacola de compras.

Produzir alimentos deliciosos de forma consistente é uma tarefa por si só, mas sem dúvida, nossa indústria também precisa adotar a produção sustentável de alimentos que usa recursos da forma mais eficiente possível. E se 2020  nos mostrou alguma coisa, foi que precisamos garantir um suprimento de alimentos que seja seguro, estável e capaz de suportar flutuações.

Um ato de equilíbrio delicado

À medida que essas forças convergem, os produtores precisam encontrar um equilíbrio entre atender às preferências dos consumidores por alimentos e bebidas saborosos (que também ofereçam benefícios para a saúde), reduzir o desperdício de alimentos e usar métodos de produção mais eficientes e sustentáveis que ainda promovam a lucratividade. É possível alcançar esse equilíbrio?

Na DSM, acreditamos que isso é possível.

Estamos empenhados em levar soluções científicas aos clientes, apoiadas por nossa ampla experiência em aplicações e nossa forte paixão por alimentos e bebidas e seu papel central em nossa sociedade global. Desde ajudar a reduzir o açúcar e o sal nos alimentos e fortificá-los com vitaminas, minerais e probióticos e permitir produtos "livres de", "melhor para você" e "rótulos limpos", até criar sabor e textura vencedores e melhorar a eficiência do processo e o uso responsável de matérias-primas, começamos reconhecendo que cada cliente tem um conjunto diferente de necessidades. Nosso amplo portfólio nos permite formar parcerias para selecionar as ferramentas certas ou impulsionar a inovação desenvolvendo novas ferramentas para superar os desafios específicos de cada cliente.

A inovação é essencial para que isso aconteça

Na verdade, a inovação está realmente no coração da DSM. Use EVERSWEET™, nossa solução de redução do açúcar Stevia com base em fermentação, desenvolvida em uma joint venture com a Cargill. Ela aborda a necessidade social (e a preferência atual do consumidor) de reduzir o consumo de açúcar enquanto aproveita nossas capacidades de biotecnologia e usa recursos de forma eficiente e sustentável. É um exemplo-chave do “ponto ideal” da DSM: onde a inovação de produtos, a experiência em aplicações e a paixão se unem e continuaremos a ampliar nossa plataforma de redução do açúcar.   

...de pão saudável a hambúrgueres à base de plantas 

Em todo o setor, estamos fornecendo soluções inovadoras que apoiam os clientes à medida que elas equilibram as demandas dos consumidores e do planeta. No ano passado, por exemplo, a DSM lançou portfólios integrados para alternativas para os laticínios, para a carne e à base de plantas, uma oportunidade de mercado em expansão. Nossas soluções ajudam os clientes a expandir suas ofertas à base de plantas e também a alcançar o sabor, a sensação suculenta na boca ou a solubilidade e o perfil nutricional que os consumidores desejam nesses produtos.

A partir do próximo ano, nossa CanolaPro®, proteína de colza, também estará em produção como solução para o desafio global de proteínas, oferecendo proteína nutritiva de alta qualidade para uma população em crescimento.

Inovações em nossa gama de vitaminas, lipídios e ingredientes minerais estão proporcionando benefícios adicionais de nutrição e saúde em alimentos, desde produtos assados até alternativas para os laticínios, para a carne e à base de plantas. A fortificação de produtos assados com ácidos gordurosos de Omega-3 e vitamina D, por exemplo, pode ajudar a aumentar a nutrição e a imunidade. Enzimas de panificação, como o nosso premiado BakeZyme® Master, estão ajudando os clientes a melhorar drasticamente as propriedades, como maciez e resiliência, enquanto também ampliam o frescor e ajudam a reduzir o desperdício de alimentos. E novas inovações em enzimas lácteas, como o Maxilact® Super, respondem à necessidade dos clientes em aumentar a eficiência da produção, ao mesmo tempo em que oferecem um sabor puro de laticínios comuns a orgânicos sem lactose.

Published on

03 March 2021

Seu parceiro para soluções inspiradoras

Os desafios que enfrentamos como setor e como sociedade não são pequenos, mas podem ser solucionados com um parceiro como a DSM. Por meio de soluções científicas, experiência em aplicações, paixão e sede por inovação, podemos juntos criar produtos inspiradores que beneficiam as pessoas e o planeta.

Destaques da inovação em 2020