Dia Internacional da Cerveja: Há mais do que os olhos são capazes de enxergar naquele copo gelado de cerveja


Se você precisava de uma desculpa para saborear uma cerveja (com responsabilidade, é claro), chegou o Dia Internacional da Cerveja! Veja como a DSM está viabilizando ambições de produção sustentável com cervejarias grandes e pequenas.

Na primeira sexta-feira de agosto, comemora-se o Dia Internacional da Cerveja, uma celebração mundial da bebida e uma desculpa saborosa para fazer um brinde com a família e os amigos. É também uma oportunidade para valorizar o dinamismo da indústria cervejeira de hoje, na qual a DSM está estabelecendo relacionamentos sólidos com cervejeiros e oferecendo soluções para cervejas deliciosas produzidas de forma mais sustentável.

“No momento, a indústria cervejeira é realmente empolgante. Graças ao movimento da cerveja artesanal, há inúmeros tipos e sabores para desfrutar, e os consumidores da bebida estão cada vez mais prestando mais atenção à origem da cerveja e a como ela é produzida. Há muito potencial de crescimento para a DSM e, como somos uma empresa orientada por propósitos, estamos tentando expandir esse negócio de uma forma que tenha um impacto positivo no planeta.”

Ambições sustentáveis

No momento, a sustentabilidade é prioridade máxima para as cervejarias, à medida que elas buscam novas maneiras de fazer negócios em um setor em constante mudança. Está ficando claro que as mudanças climáticas provavelmente afetarão a qualidade e a disponibilidade das matérias-primas, o que terá efeitos prejudiciais tanto para os produtores quanto para os consumidores. Além disso, a produção sustentável de cerveja possibilita economia de custo, o que pode impulsionar um desempenho aprimorado. Em resposta, as cervejarias estão se comprometendo com práticas de fabricação mais sustentáveis.

A Heineken, por exemplo, lançou seu programa “Drop the C” para articular suas ambições de emissões de carbono reduzidas. A Carlsberg está usando cola (em vez de plástico) para agrupar packs com seis latas de cerveja (leia sobre suas iniciativas sustentáveis aqui) e a ABInbev está administrando um programa para apoiar os agricultores locais na África de quem ela adquire cereais para a produção. Você pode ler mais sobre as ambições sustentáveis da ABInbev aqui.

Cervejeiras menores também querem fazer a diferença e as conversas no mundo da produção de cervejas artesanais giram cada vez mais em torno das oportunidades de adotar e promover agendas de sustentabilidade.

Os consumidores estão atentos

Uma pesquisa recente da DSM com consumidores de cerveja artesanal constatou que mais da metade escolherá um produto que é anunciado como sustentável. Esses consumidores também valorizam cervejas “produzidas localmente”, embora as respostas indiquem que isso esteja menos relacionado à origem geográfica e mais sobre como uma cerveja é feita.

Enzimas de cerveja para ambições de produção sustentável

Essas tendências são ótimas notícias para a DSM. Podemos ajudar as cervejarias a atingir suas metas de sustentabilidade com uma gama de soluções que as permitam reduzir sua pegada, diminuir o consumo de energia e usar com sucesso as matérias-primas locais. A Brewers Clarex® é a solução mais sustentável para a estabilização da cerveja sem desperdício. Ao encurtar o processo e reduzir o resfriamento, ela permite economia de energia e CO2. O impacto é grande: as cervejarias que usam a Brewers Clarex® podem reduzir sua pegada de carbono em 5 a 6%.

A Brewers Compass®, uma mistura de enzima líquida otimizada, permite que os cervejeiros substituam o malte (que requer muita energia) por cevada, o que pode reduzir drasticamente o consumo de água e energia. Além disso, nossas enzimas de cerveja permitem a produção com outros tipos de matérias-primas, incentivando a inovação e a experimentação no setor. Um benefício secundário igualmente (se não mais) importante é o incentivo econômico proveniente da aquisição de materiais locais, especialmente em regiões em desenvolvimento. Continuamos participando de conversas sobre sustentabilidade com a indústria que ilustram que o crescimento sustentável é possível, tanto para as cervejarias quanto para a DSM.

Ao celebrarmos o Dia Internacional da Cerveja, fica claro que há mais do que os olhos são capazes de enxergar naquele copo gelado de cerveja. Não importa se a sua favorita é escura e amarga, leve e refrescante ou um meio-termo, talvez até sem glúten ou sem álcool. Há muito para comemorar na indústria cervejeira agora. Um brinde a isso!

Fatos sobre alimentação

Uma pesquisa recente da DSM constata que mais da metade dos consumidores de cerveja artesanal escolherá um produto que é anunciado como sustentável.

Soluções para cervejaria

Leia mais sobre nossas enzimas de cerveja fáceis de usar.

Publicado

02 August 2019