Notícia

DSM e Cepea/USP lançam aplicativo inédito para gestão do confinamento no Tour DSM

O App Mais Arroba simula custos do confinamento, permite comparar a eficiência da produção com indicadores referenciais e é a grande novidade da 6ª edição do Tour DSM de Confinamento, lançado pela Tortuga®, marca da DSM.

 

Setembro, 2019 – A Tortuga®, marca da DSM de suplementos nutricionais para bovinos, equinos e pequenos ruminantes, em conjunto com o Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada, ligado à Esalq/USP), anuncia o lançamento do aplicativo “Mais Arroba”, uma ferramenta inédita que chega para ajudar os pecuaristas a melhorarem a gestão da produção em sistemas confinamento. Disponível para download gratuito em sistemas Android e iOS, a equipe de especialistas da área de Ruminantes da DSM atuou para o desenvolvimento das informações zootécnicas disponíveis na ferramenta e as questões financeiras (custos, rentabilidade etc.) ficaram a cargo do time do Cepea.

 

A apresentação do novo aplicativo ao mercado é a grande novidade da empresa para o lançamento da sexta edição do Tour DSM de Confinamento, que tem a sua primeira etapa marcada para o dia 20 de setembro, em Ribas do Rio Pardo (MS). Para esse ano, essa maratona de dias de campo onde os times da DSM e do Cepea mostram os resultados zootécnicos e financeiros da aplicação de tecnologias que geram (em média) uma arroba a mais por bovino no confinamento prevê a avaliação de cerca de 23 mil animais em sete eventos, incluindo cinco etapas mais o lançamento e o encerramento em quatro Estados: São Paulo, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Goiás.

 

Simulador de dados zootécnicos, custos e rentabilidade do confinamento

O aplicativo Mais Arroba é uma ferramenta completa de simulação para todos os fatores zootécnicos e econômicos/financeiros que influenciam os resultados do confinamento. A partir de dados inseridos pelos produtores, é possível simular os ganhos produtivos dos animais, os custos fixos e variáveis do confinamento (boi magro, dieta, sanidade etc.), a rentabilidade e a taxa de retorno mensal (em Reais), entre outros fatores. “O Mais Arroba busca dar o suporte para uma melhor decisão do confinador, auxiliando com informações precisas sobre os insumos necessários para a produção e principalmente calculando a rentabilidade da atividade, através de simulações e gestão de preços", conta Thiago Bernardino, pesquisador do Cepea.

 

Além disso, o aplicativo fornece aos usuários uma série de indicadores financeiros monitorados pelo Cepea, como o preço da arroba por região e os custos médios (abrangência nacional e para as cinco regiões do Brasil) que incidem nesse sistema produtivo, além dos resultados de todas as 35 etapas das cinco edições do Tour DSM de Confinamento realizadas até esse ano, que avaliaram mais de 100 mil bovinos. Com esses números de referência, o produtor consegue, inclusive, comparar os seus custos com a média nacional e verificar o seu nível de eficiência do ponto de vista de gestão do negócio. “Como a pecuária brasileira é bastante heterogênea pelas condições climáticas e pelos custos variáveis dos insumos, os confinadores enfrentam realidades muito diferentes para produzirem nas principais regiões de pecuária do País e, a partir de agora, têm no aplicativo Mais Arroba, da DSM e do Cepea, um aliado importante para melhorar a gestão e buscar mais rentabilidade nos sistemas intensivos”, comenta o gerente de categoria Confinamento da área de Ruminantes da DSM, o zootecnista Marcos Baruselli.

 

 

Tour mostra tecnologia que gera 1 arroba a mais por animal confinado

Cada uma das etapas do tour mostra os resultados da aplicação das tecnologias dos suplementos nutricionais da marca Tortuga®, como o Fosbovi® Confinamento com CRINA® e RumiStar™, que geram uma arroba a mais por bovino confinado, em média. São benefícios zootécnicos mensurados em avaliações no campo que trazem diferenciais competitivos para a atividade em termos de rentabilidade, confirmados pelo Cepea, que considera todas as variáveis, desde o custo da terra, do boi magro, da nutrição, chegando até ao aumento da receita decorrente da produção de um bovino mais pesado e melhor acabado. “Com as altas tecnologias da marca Tortuga® na dieta dos bovinos confinados, os produtores conseguem obter, em média, o equivalente a um animal a mais a cada 18 bovinos”, conta Baruselli.

 

Mas, além do ganho de peso, Baruselli cita ainda outros benefícios adicionais das tecnologias da marca. Entre eles, cita a melhor eficiência alimentar, redução das taxas de problemas gastrointestinais, como diarreias ou timpanismo; rápida adaptação dos animais; menor taxa de refugo de cocho; aumento do consumo de ração desde os primeiros dias de confinamento; eficiência na digestão; e menor incidência de animais com laminites e acidose. “São benefícios que se estendem para toda a cadeia da carne, partindo dos produtores, passando pela indústria e chegando aos consumidores”, reforça.

 

De acordo com a DSM, esses suplementos de alta tecnologia foram desenvolvidos a partir de novos conceitos em nutrição mineral e vitamínica e funcionam como uma equilibrada associação de macro e microminerais, incluindo o cromo orgânico, vitaminas lipossolúveis e hidrossolúveis (biotina) e aditivos naturais, como leveduras vivas, CRINA® e RumiStar™, aliados aos Minerais Tortuga®.

 

O aditivo CRINA® é indicado para substituir o uso de antibióticos e ionóforos na ração de bovinos confinados, com vantagens na produtividade animal, sem prazo de carência, sem deixar resíduo na carne e sem restrições no comércio mundial de carne bovina. O uso do RumiStar™ (enzima alfa amilase pura) proporciona melhor ambiência ruminal e reduz a excreção de amido nas fezes, proporcionando melhor eficiência alimentar e redução do custo de produção da arroba produzida no confinamento. RumiStar™ faz a hidrólise do amido no ambiente ruminal, transformando o amido em oligossacarídeos, melhorando todo o metabolismo energético do bovino confinado; produtos com RumiStar™ são indicados para confinadores que trabalham com altos teores de milho ou sorgo na dieta.

 

Sustentabilidade: produzir mais com menos recursos naturais

A sustentabilidade ambiental, social e econômica é um dos pontos altos do confinamento também destacados pela DSM. “No confinamento, uma questão muito positiva é o efeito ‘poupa-terra’, dado que esse sistema torna possível terminar um bovino de corte em apenas 90 dias, com um desempenho que ele levaria, em média, um ano em sistema de pasto. Assim, o produtor consegue liberar terra para agricultura, pastagem e para a preservação”, conta Baruselli, ressaltando ainda que a inclusão das tecnologias da companhia contribui para a produção de carne de alta qualidade com uso de aditivos e ingredientes naturais na ração dos animais, sem antibióticos.

 

Na DSM, vale pontuar ainda que a sustentabilidade é um dos principais valores da companhia em todo o mundo e que o cuidado com a qualidade de vida das pessoas e do planeta é levado em consideração em todas as suas atividades e no desenvolvimento das tecnologias que dispõe.

 

DSM – Bright Science. Brighter Living.™ 

A Royal DSM é uma empresa global de ciências, "purpose-led" e atuante em Nutrição, Saúde e Vida Sustentável. O objetivo da DSM é criar vidas mais brilhantes para todos. A DSM está impulsionando a prosperidade econômica, o progresso ambiental e os avanços sociais para criar valor sustentável para todas as partes interessadas; clientes, funcionários, acionistas e sociedade em geral. A DSM fornece soluções inovadoras de negócios para nutrição humana, nutrição animal, cuidados pessoais e aroma, dispositivos médicos, produtos e aplicações verdes e novas formas de mobilidade e conectividade. A DSM e suas empresas associadas têm receita líquida anual de cerca de € 10 bilhões com aproximadamente 23.000 funcionários. A empresa foi fundada em 1902 e está registrada na Euronext Amsterdam. Mais informações estão disponíveis em www.dsm.com/latam.

 

Ou encontre-nos em:           

 

Sobre a Tortuga®, uma marca DSM

Desde abril de 2013, Tortuga® passou a ser marca da DSM. A DSM comercializa a linha de produtos Tortuga® no Brasil e em 17 países da América Latina, com a exclusiva tecnologia dos Minerais Tortuga, atendendo às exigências de empresários rurais que trabalham na pecuária. Desde sua origem a marca Tortuga® tem contribuído decisivamente para o progresso da produção animal do Brasil, tendo introduzido, de forma pioneira, novos conceitos de suplementação nutricional e vitamínica e outras tecnologias indispensáveis para o aumento da produtividade. Com a aquisição da Tortuga, a DSM passou a ser a maior indústria de suplementos nutricionais para animais no Brasil. Mais informações em www.tortuga.com.br.

Informações para Imprensa

Lieke de Jong-Tops

Senior Communications Manager
+31 45 578 2420
media.contacts@dsm.com

Dave Huizing

Vice President Investor Relations
+31 45 578 2864
investor.relations@dsm.com

Ideal H+K Strategies

Bárbara Gaspar

(11) 99691-8264

Pedro Araújo

(11) 4873-7629

Rodrigo Fonseca

(11) 4873-7621