Recursos e Circularidade

Compromisso com um mundo circular

Aqui se faz, aqui se recupera

Na DSM, estamos comprometidos em proteger nossos recursos naturais não só hoje, mas também no futuro. Podemos alcançar isso por meio de uma variedade de ações e soluções que colocamos em prática todos os dias. 

Reduzir

Nós nos esforçamos para reduzir os recursos finitos e substituí-los por recursos renováveis, reduzir o desperdício por meio da reciclagem e de uma produção mais eficiente, além de reduzir o uso de produtos químicos perigosos, optando por alternativas mais seguras – não apenas na DSM, mas em toda a nossa cadeia de valor. 

Alimentos e bebidas

Em alimentos e bebidas, nossa inovação, Brewers Clarex®, ajuda a melhorar a duração do ciclo de filtragem da cerveja, reduzindo a quantidade de cerveja e de água perdida. Nossa solução Pack-Age®, para curar naturalmente o queijo, reduz o desperdício no processo de corte em até 10% e permite que os fabricantes economizem 0,5 litros de leite para cada um quilo de queijo curado. Já BakeZyme® Master permite que um pão permaneça com o miolo macio e a textura úmida mesmo fabricado após sete dias. O aumento na vida útil desses produtos é só um exemplo de como contribuímos para a redução do desperdício de alimentos.

Substituir

Temos o compromisso de substituir recursos escassos e poluentes por recursos seguros e renováveis. Cada vez mais, nós nos esforçamos para fabricar nossos produtos usando alternativas de base biológica, com materiais não tóxicos e de conteúdo reciclado. 

Algas como fonte de ômega-3

Hoje, cerca de 17% de todos os peixes capturados na natureza são usados para produzir óleo e alimento para outros peixes. Buscando minimizar o impacto ambiental nos oceanos, firmamos uma parceria com a Evonik para criar Veramaris®, um óleo à base de algas, lançado em 2018, considerado a primeira alternativa viável para substituir o óleo de peixe como valiosa fonte de ômega-3.

Ampliar

Uma economia circular visa manter o alto valor dos materiais pelo maior tempo possível.

Dyneema®, a fibra mais forte do mundo™

Atualmente, nossa fibra Dyneema® é usada em muitas aplicações, principalmente nas correntes de ancoragem em águas profundas, onde ela oferece desempenho máximo com peso mínimo e a menor pegada de carbono por unidade de força.

Aplicações em alimentos

Nossos conservantes naturais protegem uma grande variedade de produtos contra a deterioração, incluindo queijos, iogurtes, carnes e produtos de panificação. Por exemplo, o Delvo®Guard protege e prolonga a vida útil de laticínios frescos sem comprometer a aparência, o sabor ou o cheiro do produto final. 

Recuperar

Mudar para uma economia circular é essencial para as gerações futuras, mas também se torna uma oportunidade de negócios quando conseguimos criar produtos que exploram o valor de fluxos de resíduos orgânicos e não orgânicos.

Akulon® RePurposed

Akulon® RePurposed é reciclado a partir de redes de pesca à base de nylon descartadas e é conhecido por seu perfil de sustentabilidade tanto quanto por seu desempenho. As redes de pesca são coletadas no Oceano Índico e no Mar Arábico pelos pescadores locais. Em seguida, são classificadas e limpas pelas comunidades locais e então processadas pela DSM em materiais reciclados para serem usados em aplicações esportivas e de lazer. Ao fazer isso, a DSM apoia praias sem lixo e um ambiente marinho mais saudável e cria um impacto social positivo para várias comunidades locais na Índia.

Biocombustíveis com eBOOST™

Utilizamos tecnologia de fermentação exclusiva para produzir biocombustível a partir de resíduos agrícolas, como restos de espigas de milho e resíduos de cana-de-açúcar, e transformá-los em bioetanol celulósico, uma alternativa cada vez mais viável ao etanol à base de grãos.

Proteínas sustentáveis

As proteínas sustentáveis são outra área de inovação da DSM, em que transformamos o subproduto agrícola antes não comestível da extração de óleo de colza em uma proteína vegetal valiosa chamada CanolaPro™. O sabor é ótimo e ela é usada em tudo, de barras energéticas a cereais.

Parcerias para uma economia circular

Trabalhamos com todos os tipos de organizações – de governos e ONGs a universidades e empresas privadas – para definir e influenciar a agenda da economia circular.

Leia mais

  • Melhorando nossa eficiência de recursos

    Ao usar os recursos de maneira mais eficiente e substituir materiais fósseis por outros mais renováveis, estamos demonstrando que é possível construir um mundo mais circular.

  • Substituindo peixes por algas com Veramaris

    O óleo de algas Veramaris® possui uma alta concentração dos principais ácidos graxos necessários para manter a saúde e alimentar o salmão de viveiro. Ao alimentar o salmão com uma tonelada métrica de Veramaris®, 60 toneladas de peixes selvagens capturados podem permanecer no oceano.

  • Biocombustíveis Avançados

    Nossa solução eBOOST™ fornece aos produtores um aumento consistente do rendimento do etanol, reduzindo a formação de glicerol indesejado.

Este site usa cookies para armazenar informações no seu computador.

Saiba mais