Melhorando nossa eficiência de recursos
Ao usar os recursos de maneira mais eficiente e substituir materiais fósseis por outros mais renováveis, estamos demonstrando que é possível construir um mundo mais circular.
Na DSM, estamos comprometidos em proteger nossos recursos naturais não só hoje, mas também no futuro. Podemos alcançar isso por meio de uma variedade de ações e soluções que colocamos em prática todos os dias.
Nós nos esforçamos para reduzir os recursos finitos e substituí-los por recursos renováveis, reduzir o desperdício por meio da reciclagem e de uma produção mais eficiente, além de reduzir o uso de produtos químicos perigosos, optando por alternativas mais seguras – não apenas na DSM, mas em toda a nossa cadeia de valor.
Em alimentos e bebidas, nossa inovação, Brewers Clarex®, ajuda a melhorar a duração do ciclo de filtragem da cerveja, reduzindo a quantidade de cerveja e de água perdida. Nossa solução Pack-Age®, para curar naturalmente o queijo, reduz o desperdício no processo de corte em até 10% e permite que os fabricantes economizem 0,5 litros de leite para cada um quilo de queijo curado. Já BakeZyme® Master permite que um pão permaneça com o miolo macio e a textura úmida mesmo fabricado após sete dias. O aumento na vida útil desses produtos é só um exemplo de como contribuímos para a redução do desperdício de alimentos.
Temos o compromisso de substituir recursos escassos e poluentes por recursos seguros e renováveis. Cada vez mais, nós nos esforçamos para fabricar nossos produtos usando alternativas de base biológica, com materiais não tóxicos e de conteúdo reciclado.
Hoje, cerca de 17% de todos os peixes capturados na natureza são usados para produzir óleo e alimento para outros peixes. Buscando minimizar o impacto ambiental nos oceanos, firmamos uma parceria com a Evonik para criar Veramaris®, um óleo à base de algas, lançado em 2018, considerado a primeira alternativa viável para substituir o óleo de peixe como valiosa fonte de ômega-3.
Uma economia circular visa manter o alto valor dos materiais pelo maior tempo possível.
Atualmente, a fibra Dyneema® criada pela DSM Materiais de Proteção é usada em muitas aplicações, principalmente nas correntes de ancoragem em águas profundas, onde ela oferece desempenho máximo com peso mínimo e a menor pegada de carbono por unidade de força.
Nossos conservantes naturais protegem uma grande variedade de produtos contra a deterioração, incluindo queijos, iogurtes, carnes e produtos de panificação. Por exemplo, o Delvo®Guard protege e prolonga a vida útil de laticínios frescos sem comprometer a aparência, o sabor ou o cheiro do produto final.
Mudar para uma economia circular é essencial para as gerações futuras, mas também se torna uma oportunidade de negócios quando conseguimos criar produtos que exploram o valor de fluxos de resíduos orgânicos e não orgânicos.
Akulon® RePurposed é reciclado a partir de redes de pesca à base de nylon descartadas e é conhecido por seu perfil de sustentabilidade tanto quanto por seu desempenho. As redes de pesca são coletadas no Oceano Índico e no Mar Arábico pelos pescadores locais. Em seguida, são classificadas e limpas pelas comunidades locais e então processadas pela DSM em materiais reciclados para serem usados em aplicações esportivas e de lazer. Ao fazer isso, a DSM apoia praias sem lixo e um ambiente marinho mais saudável e cria um impacto social positivo para várias comunidades locais na Índia.
As proteínas sustentáveis são outra área de inovação da DSM, em que transformamos o subproduto agrícola antes não comestível da extração de óleo de colza em uma proteína vegetal valiosa chamada CanolaPro™. O sabor é ótimo e ela é usada em tudo, de barras energéticas a cereais.
Trabalhamos com todos os tipos de organizações – de governos e ONGs a universidades e empresas privadas – para definir e influenciar a agenda da economia circular.
A CE100 é a plataforma de engajamento global da Fundação Ellen MacArthur para universidades, cidades e governos inovadores e empresas emergentes. Na DSM, fazemos parte de um projeto de colaboração do CE100 para promover o papel de materiais renováveis em uma economia circular.
A Champions 12.3 é uma coalizão de executivos dedicados ao cumprimento do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 12.3: reduzir pela metade o desperdício de alimentos global per capita e reduzir as perdas de alimentos ao longo da cadeia de produção e fornecimento até 2030. Fazemos nossa parte por meio de nossa família de ingredientes e soluções alimentares enquanto procuramos abordar a perda e o desperdício de alimentos em outras áreas.
A Circle Economy dedica-se a acelerar a transição para uma economia circular por meio de vários programas e ferramentas. Como membro do Programa Circle Built Environment (Ambiente Construído em Círculo), a DSM está explorando como fornecer novas soluções de materiais para a indústria de construção civil com base em princípios de circularidade.
A Ellen MacArthur Foundation foi criada em 2010 e tornou-se a líder global de pensamento para nossa transição para uma economia circular. Participamos de vários projetos trabalhando com membros da fundação.
Também trabalhamos com a Plataforma do Fórum Econômico Mundial para Acelerar a Economia Circular (PACE, sigla em inglês). Essa colaboração público-privada desenvolve modelos de financiamento mistos para projetos de economia circular nas economias em desenvolvimento. Além disso, ajuda a criar e ajustar estruturas de políticas facilitadoras que abordem barreiras específicas ao avanço da economia circular.
A iniciativa iniciada pelo jovem empresário Boyan Slat tem como objetivo eliminar o plástico dos oceanos. Apoiamos a Ocean Cleanup com nossa fibra Dyneema® superforte e leve usada no sistema de barreira flutuante que captura o plástico.
O Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável (WBCSD, sigla em inglês) é uma organização liderada por CEOs de mais de 200 empresas que trabalham para alcançar objetivos conjuntos de sustentabilidade. Como copresidente do programa de economia circular do WBCSD, o Factor 10, a DSM está se unindo a outros membros para ampliar soluções baseadas em circularidade nos setores automotivo e de ambiente construído, além de combater a perda e o desperdício de alimentos.
Ao usar os recursos de maneira mais eficiente e substituir materiais fósseis por outros mais renováveis, estamos demonstrando que é possível construir um mundo mais circular.
O óleo de algas Veramaris® possui uma alta concentração dos principais ácidos graxos necessários para manter a saúde e alimentar o salmão de viveiro. Ao alimentar o salmão com uma tonelada métrica de Veramaris®, 60 toneladas de peixes selvagens capturados podem permanecer no oceano.
Tornamos a economia de baixo carbono uma realidade por meio de soluções que ajudam a reduzir as emissões.