Projeto b.e.n.

Bem Viver e Nutrição

Combatendo a desnutrição no mundo e gerando renda para comunidades vulneráveis

Um alimento
rico em nutrientes

O ovo é um alimento rico em nutrientes, de baixo custo de comercialização, alta durabilidade e com diversas formas de produção. Com esse alimento é possível mudar a vida de comunidades vulneráveis, gerando emprego e melhorando a segurança alimentar dessas pessoas. Pensando nisso, criamos o projeto Bem Viver e Nutrição (b.e.n.) na América Latina, que tem como foco possibilitar que as crianças cresçam mais saudáveis, tornando o ovo mais acessível às comunidades que têm deficiência de proteína animal em sua alimentação. A atuação acontecerá no Brasil e no Peru, com expectativa de expandir para todo o mundo. Somos responsáveis por todo o treinamento e implementação comercial do projeto, enquanto nossos parceiros se responsabilizam pela produção e suporte às granjas familiares das regiões que atuam.  

Histórico do Projeto b.e.n.

O projeto é baseado no programa Lenziemill, que é realizado desde 2016 no Malawi (África), um dos países mais pobres do mundo, e hoje já conta com mais de 20 granjas parceiras e produz mais de 25 mil ovos ao dia. Na América Latina, com parcerias no Brasil e Peru até o momento,  objetivo é de nos próximos três anos ter pelo menos 15 novos parceiros e cobrir cerca de 20% das populações vulneráveis da região; produzir ao menos 25 mil ovos diariamente no primeiro ano e, em dez anos, produzir 700 milhões por ciclo e impactar 2 milhões de pessoas com nível de e desnutrição acima de 30% e mulheres com nível de anemia acima de 50%. 

No momento o único investidor do projeto é a DSM, mas a equipe está em busca de novos parceiros para que a expansão para novas comunidades vulneráveis seja possível.

E como o b.e.n. tem atuado na América Latina?

BRASIL

No Brasil, realizaremos o projeto em parceria com a Golden Aves, empresa paranaense que atua na organização de agricultores familiares, produção, gestão e comercialização de frango de corte caipira, na região de Rebouças (interior do Paraná). A iniciativa tem o objetivo de gerar renda para famílias carentes e erradicar a desnutrição de 1 milhão de crianças e de mulheres em idade fértil nos próximos dez anos em todo o Brasil. 

PERU

No Peru, a parceira do projeto é a Nutricorp, empresa que opera na indústria avícola há 20 anos, e com a Asociación de las Bienaveturanzas, do Padro Omar Sánchez Portillo, representante peruano da Caritas, confederação da Igreja Católica que através de grupos de voluntários auxilia pessoas pobres e vulneráveis da sociedade. A Associação recebeu 16 mil aves e tem capacidade de produzir mais de 13 mil ovos ao dia. O projeto vai beneficiar mais de 22 mil pessoas que a Associação aloja em suas creches e albergues, sendo crianças, adultos com incapacidades mentais ou motoras, doentes em fase terminal e idosos que viviam nas ruas e foram acolhidos. Além disso, os ovos produzidos serão vendidos porta a porta por pessoas acolhidas pelo Padre Omar, que terão uma renda baseada na venda direta.

Informações atualizadas até Junho 2022

Modelo de Negócio

Saiba como funcionam as etapas do negócio:

Criação de uma rede

O parceiro DSM reúne um grupo de micro e pequenos produtores interessados na produção de ovos.

Capacitação de pessoas

O parceiro e a DSM atuam juntos no fornecimento de insumos, equipamentos e treinamento para os micros e pequenos produtores da rede.

Estruturação do negócio

O parceiro DSM também presta suporte aos produtores na organização das vendas de ovos nas comunidades locais.

Expansão na região

O modelo de negócio criado transforma o parceiro DSM no principal fornecedor de ração e insumos da localidade.

Com a capacitação de pequenos produtores, o parceiro DSM fomenta a criação de negócios locais, facilitando o acesso a uma alimentação mais nutritiva, além de ampliar a sua atuação nas comunidades.

Entenda como funciona o Projeto b.e.n.
e seja um parceiro junto à DSM. 

Veja mais