Combate à fome oculta

Nutrição para os mais vulneráveis

Uma boa nutrição no início da vida é essencial para a saúde

Hoje, cerca de dois bilhões de pessoas sofrem de fome oculta, também conhecida como desnutrição. O que significa que, mesmo ao consumir calorias suficientes, a dieta pode carecer de vitaminas e minerais essenciais. Ingerir a quantidade adequada de micronutrientes é fundamental para mulheres grávidas e bebês, especialmente, nos primeiros mil dias de vida, que são a base para o futuro. Essa fase é determinante para o bom desenvolvimento físico e cognitivo das crianças, para que elas cresçam com mais oportunidades e sejam capazes de fazer a diferença em suas comunidades.

É por isso que, há décadas, a equipe de Melhoria Nutricional da DSM está comprometida em alcançar um futuro mais brilhante para todos, por meio de soluções nutricionais inovadoras e ampla participação em projetos colaborativos e diversas parcerias.

Apoio para as crianças alcançarem seu pleno potencial

A má nutrição é a causa de 45% das mortes de crianças abaixo dos cinco anos, totalizando cerca de três milhões de vidas perdidas a cada ano em todo o mundo. Mas seus efeitos são ainda mais profundos.

A desnutrição crônica no início da vida leva ao atraso no crescimento, que é irreversível e afeta não apenas o corpo, mas o cérebro. Globalmente, cerca de 155 milhões de crianças sofrem dessa condição que afeta o aprendizado e o desempenho escolar, o potencial de ganho e as oportunidades de trabalho na idade adulta. Além disso, torna-os mais vulneráveis a várias doenças não transmissíveis, como diabetes e doenças cardíacas.

Como empresa que tem como base a ciência, conquistamos a liderança no fornecimento de vitaminas, carotenoides e lipídios nutricionais e, com isso, colaboramos ativamente no enfrentamento desse problema, enriquecendo e suplementando as dietas de pessoas nas áreas mais afetadas pela desnutrição, como África, Ásia e América Latina. Oferecemos um amplo portfólio para atender aos requisitos nutricionais específicos das populações em maior risco no mundo.

Entre as soluções estão os micronutrientes em pó. Eles são concebidos para bebês e crianças com mais de seis meses de idade e podem ser misturados diretamente em qualquer alimento semissólido pronto para consumo, a fim de aumentar a quantidade de micronutrientes da dieta. Eles vêm em sachês de 1 a 9 gramas (quantidade que pode variar dependendo de quantas crianças serão alimentadas com um sachê) e atendem a uma ampla gama de necessidades do desenvolvimento físico e cognitivo que têm consequências abrangentes.

Vejamos o exemplo do Malawi, na África Oriental. De acordo com o Fórum Global sobre Segurança Alimentar e Nutrição, cerca de 60% de seus adultos (4,5 milhões de pessoas) sofreram atraso no crescimento quando crianças. Cerca de dois terços dessas pessoas ganham a vida com trabalho manual, mas não conseguem atingir seu potencial econômico e de ganhos devido a essa patologia física, representando uma perda estimada em US$ 67 milhões para a economia do país.

Nutrição para milhões

A estratégia da DSM está diretamente alinhada a cinco dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, acordados em 2015. A nutrição é uma condição prévia essencial para alcançar oito desses objetivos. Dentre esses, nossos produtos e soluções nutricionais, em particular, abordam dois dos mais importantes:

Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar, melhorar a nutrição e promover a agricultura sustentável

Garantir uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades

Nossa parceria com o Programa Mundial de Alimentos (PMA), a maior organização humanitária do mundo, alimentou mais de 39 milhões de pessoas em 2017. E nossa parceria com o UNICEF atingiu outras 400 mil crianças na Nigéria. Enquanto isso, nosso investimento em parceria com a Africa Improved Foods (AIF) para uma nova fábrica de alimentos em Ruanda, em breve, terá capacidade para alimentar dois milhões de pessoas.

Os benefícios do combate à fome oculta e à desnutrição falam por si: crianças bem nutridas têm 33% mais chances de escapar do ciclo vicioso da pobreza quando crescem.

Ciência e inovação

Um grande desafio que superamos foi o enriquecimento do arroz. Os grãos enriquecidos precisam parecer e ter gosto de arroz, pois são misturados aos grãos arroz comuns. O problema é que as fórmulas ricas em ferro geralmente têm cor de marrom a cinza - o que não é muito atraente para consumo.

Assim, nossos cientistas buscaram outros ingredientes para adicionar ao grão, que permitem que o ferro permaneça branco e que, ao interagirem durante o processo de cozimento, tornam o ferro mais biodisponível. Uma vantagem que atende à exigência das pessoas pelo arroz branco e à necessidade nutricional de fornecer ferro. Atualmente, muitas instituições importantes recomendam essa formulação em suas diretrizes de enriquecimento do arroz.

Trabalho em parcerias

Nenhuma organização consegue eliminar a fome oculta sozinha. A equipe de Melhoria Nutricional da DSM trabalha com parceiros em vários setores, incluindo agências das Nações Unidas, como Programa Mundial de Alimentos e UNICEF, World Vision International, Vitamin Angels, Partners in Food Solutions, Africa Improved Foods e Gastromotiva, cocriadora do Movimento da Gastronomia Social.

Os parceiros de Nutrição da DSM visam: expandir a base de evidências científicas para intervenções nutricionais direcionadas, aumentar a conscientização sobre a importância de uma boa nutrição e introduzir soluções baseadas no mercado para tornar os produtos alimentares nutritivos acessíveis àqueles que mais precisam.

Todo mundo merece um bom início de vida e ele começa com uma boa nutrição. Usando nossas capacidades nutricionais para dar uma contribuição positiva na solução desse problema global, continuaremos nossa busca por oportunizar um futuro melhor para todos.

Leia mais

  • DSM Produtos Nutricionais

    Somos um dos principais produtores mundiais de nutrientes essenciais, como vitaminas, carotenoides e lipídios nutricionais, além de desenvolvermos soluções para as indústrias de ração, alimentos e cuidados pessoais.

  • Novas Alternativas para o Crescimento

    O VevoVitall® Eubiotics e outros eubióticos com propriedades antimicrobianas comprovadas otimizam a funcionalidade gastrointestinal e a saúde dos animais. Além disso, atendem às necessidades de produtores que buscam promotores de crescimento mais naturais.

Este site usa cookies para armazenar informações no seu computador.

Saiba mais