Nutrição e Doenças Crônicas Não Transmissíveis

A importância de uma nutrição equilibrada

Um cenário que pode ser amenizado

As Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNTs), como doenças cardíacas, derrame e câncer, são a principal causa de morte em todo o mundo, levando 40 milhões de pessoas a óbito a cada ano. Isso representa 70% das mortes do planeta. Outro dado que também representa um ônus social e econômico crescente é que o custo acumulado das cinco principais DCNTs para a sociedade em 2025 está estimado em US$ 46,8 trilhões. No entanto, em muitos casos, esse cenário pode ser revertido com o importante papel que a ciência pode desempenhar.

As Doenças Crônicas Não Transmissíveis

As DCNTs, também conhecidas como Doenças Crônicas Não Transmissíveis, não são transmitidas entre as pessoas. Geralmente, elas são duradouras e se enquadram em quatro categorias: doenças cardiovasculares (como ataques cardíacos e derrames); cânceres; doenças respiratórias crônicas (como asma) e diabetes (como diabetes tipo 2 ligado à obesidade). As DCNTs estão ligadas à genética, estilo de vida, faixa etária, nível de atividade, comportamento e ambiente social. Isso inclui dietas não saudáveis, atividade física inadequada, tabagismo e álcool, bem como os efeitos crescentes da poluição do ar em ambientes internos e externos.

Nutrição equilibrada

Dietas não equilibradas são um fator importante na prevalência dessas doenças. Os indicadores vinculados às DCNTs incluem aumento da pressão arterial, aumento do Índice de Massa Corporal (IMC) e glicemia alta. A nutrição equilibrada desempenha um papel fundamental na manutenção desses indicadores em níveis saudáveis e na redução dos riscos de DCNTs. 

Como oferecemos dietas mais saudáveis

Redução de açúcar, sal e gordura saturada

Na DSM, estamos ajudando nossos clientes a reduzir o açúcar em alimentos e bebidas. Com a nossa enzima Maxilact®, por exemplo, é possível reduzir o açúcar em todos os laticínios em até 20% sem comprometer o sabor. Enquanto isso, em alimentos salgados, nossos ingredientes de extrato de levedura, como o Maxarome®, dão sabor a produtos como sopas e molhos enquanto reduzem o teor de sal em até 50%. E, para quem gosta de alimentos como milkshakes e salgadinhos, nosso modulador de sabor ModuMax® ajuda a criar alimentos saborosos e com baixo teor de sal ou gorduras saturadas.

Protegendo a saúde do coração

Nosso produto nutricional OatWell® aproveita os benefícios cientificamente comprovados do beta-glucano de aveia para reduzir os níveis de colesterol, ajudando assim a diminuir os riscos de doenças cardíacas. Além disso, o nosso suplemento life’s™OMEGA é uma fonte vegetariana de ômega-3 de ácido eicosapentaenoico (EPA) / ácido docosa-hexaenoico (DHA) de algas que proporciona importantes benefícios à saúde do coração ao longo da vida.

Poluição do ar e nutrição

Você sabia que uma nutrição melhor pode ajudar a reduzir os efeitos negativos da poluição do ar, especialmente nas doenças cardíacas e respiratórias? Vitaminas C, D, E e Ômega-3s podem desempenhar um papel importante nesse sentido e fazem parte do nosso portfólio de produtos. 

Parcerias que reforçam nosso compromisso com a nutrição

Trabalhamos com uma ampla gama de organizações em todo o mundo para definir e influenciar a agenda da nutrição. Fazemos isso por meio de diferentes parcerias, como as que firmamos com o Programa Mundial de Alimentos da ONU, que é a maior organização humanitária do mundo, com o Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável, com o Fórum Econômico Mundial e com diversas organizações.

Leia mais

  • Combate à Desnutrição

    Todos merecem o direito de comer bem e aproveitar os benefícios que uma nutrição adequada proporciona. Fazemos isso sem esquecer os limites do planeta.

  • Proteínas Sustentáveis

    Fornecemos soluções para proteínas de origem vegetal e animal e descobrimos novas maneiras de produzir proteínas saudáveis.

Este site usa cookies para armazenar informações no seu computador.

Saiba mais