
Recursos e Circularidade - Sustentabilidade
Mudanças a favor de uma economia circular e de base biológica
Ao usar recursos de maneira eficiente, substituindo materiais fósseis por outros mais renováveis, estamos demonstrando que é possível construir um mundo mais circular.
Nossa busca por mais eficiência de recursos tem como foco duas áreas principais: fornecimento com fontes renováveis e gerenciamento da água que usamos e dos resíduos que geramos em nossas operações.
Os recursos renováveis são essenciais para garantir a disponibilidade de recursos no futuro e reduzir as emissões de gases de efeito estufa, devolvendo o carbono de volta ao ciclo.
Cerca de 15,2% de nossos gastos com matérias-primas foram provenientes de fontes renováveis em 2020. Além disso, 60% da eletricidade foi gerada por meio de recursos renováveis, apresentando uma melhoria de 5,7% na eficiência energética, ao se comparar com 2019.
Hoje, na DSM, reciclamos 85% de nossos resíduos, cumprindo nossa ambição anual de reciclar de 80% a 90% desse tipo de material em 2020. Também reduzimos em 67% a quantidade de resíduos não perigosos destinados a aterros entre 2010 e 2015. E, em 2018, concluímos um projeto em nossa fábrica em Dalry, no Reino Unido, onde um fluxo de resíduos foi redirecionado para produzir fertilizantes.
Reconhecemos que a gestão da água é uma parte essencial das estratégias contínuas de mitigação de riscos e redução de impacto ambiental. Acreditamos que os riscos hídricos são locais por natureza e, portanto, focamos em avaliações e acompanhamento minucioso de locais de riscos hídricos. Em 2018, concluímos as avaliações em todos as nossas unidades de abastecimento de água.
Temos o compromisso de medir, rastrear e melhorar continuamente nossa gestão de recursos hídricos, bem como nossa posição como líder global em sustentabilidade no setor químico. De 2019 a 2020, o uso da água diminuiu de 111 para 108 milhões de metros cúbicos. Além disso, em 2020, tivemos 4,8% de melhoria da eficiência da água.
Em 2020, tivemos diversas mudanças voltadas para os cuidados com o planeta em relação à emissão de gases do efeito estufa. Entre elas temos: a redução de 25% das emissões desses gases, melhoria de aproximadamente 18% das emissões dos gases e melhoria de 5% da intensidade de emissão deles.
Trabalhamos com todos os tipos de organizações – de governos e ONGs a universidades e empresas privadas – para definir e influenciar a agenda da economia circular.
A CE100 é a plataforma de engajamento global da Fundação Ellen MacArthur para universidades, cidades e governos inovadores e empresas emergentes. Na DSM, fazemos parte de um projeto de colaboração do CE100 para promover o papel de materiais renováveis em uma economia circular.
A Champions 12.3 é uma coalizão de executivos dedicados ao cumprimento do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 12.3: reduzir pela metade o desperdício de alimentos global per capita e reduzir as perdas de alimentos ao longo da cadeia de produção e fornecimento até 2030. Fazemos nossa parte por meio de nossa família de ingredientes e soluções alimentares enquanto procuramos abordar a perda e o desperdício de alimentos em outras áreas.
A Circle Economy dedica-se a acelerar a transição para uma economia circular por meio de vários programas e ferramentas. Como membro do Programa Circle Built Environment (Ambiente Construído em Círculo), a DSM está explorando como fornecer novas soluções de materiais para a indústria de construção civil com base em princípios de circularidade.
A Ellen MacArthur Foundation foi criada em 2010 e tornou-se a líder global de pensamento para nossa transição para uma economia circular. Participamos de vários projetos trabalhando com membros da fundação.
Também trabalhamos com a Plataforma do Fórum Econômico Mundial para Acelerar a Economia Circular (PACE, sigla em inglês). Essa colaboração público-privada desenvolve modelos de financiamento mistos para projetos de economia circular nas economias em desenvolvimento. Além disso, ajuda a criar e ajustar estruturas de políticas facilitadoras que abordem barreiras específicas ao avanço da economia circular.
A iniciativa iniciada pelo jovem empresário Boyan Slat tem como objetivo eliminar o plástico dos oceanos. Apoiamos a Ocean Cleanup com nossa fibra Dyneema® superforte e leve usada no sistema de barreira flutuante que captura o plástico.
O Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável (WBCSD, sigla em inglês) é uma organização liderada por CEOs de mais de 200 empresas que trabalham para alcançar objetivos conjuntos de sustentabilidade. Como copresidente do programa de economia circular do WBCSD, o Factor 10, a DSM está se unindo a outros membros para ampliar soluções baseadas em circularidade nos setores automotivo e de ambiente construído, além de combater a perda e o desperdício de alimentos.
Mudanças a favor de uma economia circular e de base biológica
Produtos e inovações com impacto positivo para as pessoas e também para o planeta.
Levamos nossas responsabilidades ambientais e sociais a sério. Isso vai além das nossas próprias operações.