Suplementos dietéticos: superando as deficiências de nutrientes

Nunca foi tão importante ter um sistema imunológico saudável. Uma dieta equilibrada e suplementos dietéticos diários podem desempenhar um papel na proteção de nosso corpo contra tudo, desde vírus e bactérias até alérgenos. Esse é um assunto que conhecemos bem na DSM, pois somos a fornecedora líder mundial de ingredientes nutricionais. 

Como funciona o nosso mecanismo de defesa natural?

Nosso sistema imunológico cumpre duas funções importantes. Primeiro, ele nos protege contra o risco de infecções e doenças.  Em segundo lugar, ele pode reduzir a gravidade da doença e nos ajudar a recuperar a saúde mais rapidamente. Especificamente, o nosso sistema imunológico inclui duas linhas de defesa:

Sistema imunológico inato

Nosso sistema imunológico inato reage rapidamente a uma ampla variedade de ameaças diferentes de uma forma não específica.

Sistema imunológico adaptativo

Nosso sistema imunológico adaptativo reage mais lentamente, mas é mais específico (e eficaz) na maneira como lida com essas ameaças.

A chave para um ótimo sistema imunológico está em garantir que essas duas linhas de defesa funcionem em harmonia. Uma ótima maneira de conseguir isso é por meio da ingestão de micronutrientes e suplementos dietéticos regularmente. 

Reforçando a nossa função imunológica

Quando se trata de obter o equilíbrio certo, vemos uma relação crescente entre imunidade, inflamação e saúde intestinal, que contribui para uma vida mais saudável.

Aqui estão quatro nutrientes potenciais que podem ajudar a alcançar esse equilíbrio:

Vitamina C

A vitamina C não é apenas um poderoso antioxidante, mas é essencial para o nosso sistema imunológico inato: por exemplo, ajudando a reduzir a duração e a gravidade de um resfriado comum¹.

Especificamente, a vitamina C promove a função dos neutrófilos, que são os glóbulos brancos que ajudam a curar os tecidos danificados e combater as infecções. Por sua vez, isso ajuda a proporcionar maior proteção ao acelerar a resposta de nossas células imunológicas.

A DSM é líder no desenvolvimento e fabricação de vitaminas há mais de 70 anos.

Vitamina D

Frequentemente chamada de vitamina do sol, a vitamina D desempenha um papel importante em nosso sistema imunológico. De que forma? Nossas células imunológicas contêm "receptores de vitamina D", que ajudam esse nutriente a realizar várias tarefas essenciais em nosso sistema imunológico inato e adaptativo.

A vitamina D não é encontrada naturalmente em muitos alimentos e bebidas. Logo, ingeri-la na forma de um suplemento diário é uma solução fácil e eficaz. Na verdade, um estudo recente² mostrou que tomar 3-4 vezes a dose diária regular de vitamina D resulta em um sistema imunológico mais eficaz com um risco reduzido de doenças do aparelho respiratório superior.

A DSM é a maior fabricante mundial de vitamina D3 .

Ômega-3

Há novas evidências de que os ácidos graxos poli-insaturados de cadeia longa (LCPUFA, na sigla em inglês) ajudam a otimizar a função imunológica. Em particular, o Ômega-3 age como um agente anti-inflamatório que controla como o corpo reage à infecção.

Além disso, os benefícios do Ômega-3 foram observados até mesmo em pacientes com artrite reumatoide, bem como aqueles que vivem com asma e doenças respiratórias alérgicas³.

O Ômega-3 é derivado de peixes oleosos como o salmão e, agora, cada vez mais, de microalgas − uma fonte de nutrientes sustentável, ideal para vegetarianos e veganos.

A DSM é a líder global em lipídios nutricionais como Ômega-3.

Probióticos

Ouvimos muito sobre saúde intestinal hoje em dia e, agora, existem novas evidências de sua conexão com o reforço à nossa imunidade. O intestino humano abriga trilhões de micro-organismos. Estes, por sua vez, desempenham um papel fundamental na manutenção do nosso sistema imunológico, por exemplo, desenvolvendo uma tolerância às muitas toxinas que passam pelo nosso intestino e também atuando como uma barreira para ameaças potenciais.  

Com base na ciência emergente, os probióticos têm o potencial de restaurar o equilíbrio dos micróbios no intestino.

A DSM oferece uma ampla família de probióticos.

Uma breve explicação sobre as IDRs

A Ingestão Diária Recomendada (IDR) foi criada para pessoas saudáveis "atenderem às suas necessidades básicas". No entanto, o sistema imunológico não está necessariamente incluído nessas necessidades básicas: se você estiver doente, uma dosagem mais alta pode ser necessária. Em suma, pode ser benéfico considerar uma dose diária acima da IDR4.

Veja a vitamina C, por exemplo. Pesquisas recentes sugerem que, embora a IDR atual para pessoas saudáveis possa combater o escorbuto, ela pode não ser suficiente para nos proporcionar os benefícios ideais de saúde associados à vitamina C.

Se você estiver resfriado, pode ser necessário tomar várias vezes a dosagem da RDA5 de vitamina C.

Notas de rodapé

1) Fortes evidências científicas comprovadas pelas alegações de saúde da EFSA.
2) A. Ascherio et al., ‘Vitamin D and multiple sclerosis’, Lancet Neurology, vol. 9, no. 6, 2010, p. 599-612.
3) A. A. Berbert et al., ‘Supplementation of fish oil and olive oil in patients with rheumatoid arthritis’, Nutrition, vol. 21, no. 2, 2005, p. 131-136.
T. D. Mickleborough et al., ‘Dietary polyunsaturated fatty acids in asthma- and exercise-induced bronchoconstriction’, European Journal of Clinical Nutrition, vol. 59, no. 12, 2005, p. 1335-1346.
L. C. Echeverri Tirado & L. M. Yassin, ‘B cell interactions in lipid immune responses: implications in atherosclerotic disease’, Lipids in Health and Disease, vol. 16, no. 30, 2017, p. 1-11.
4) German Nutrition Society (DGE), ‘New reference values for vitamin C intake’, annals of Nutrition and Metabolism, vol. 67, no. 1, 2015.
Australian Government Department of Health, ‘Nutrient reference values for Australia and New Zealand’ Ministry of Health, 2005.
5) Op. cit. (Elste et al.).

Leia mais

  • DSM Produtos Nutricionais

    Somos um dos principais produtores mundiais de nutrientes essenciais, como vitaminas, carotenoides e lipídios nutricionais, além de desenvolvermos soluções para as indústrias de ração, alimentos e cuidados pessoais.

  • Nosso Propósito

    Saiba mais sobre o que fazemos e por que fazemos. Conheça também nossa herança científica e nosso reconhecimento externo.

  • Nossas Soluções

    Reforçamos nosso propósito e colocamos nossa missão em prática por meio de ações e projetos que beneficiam as pessoas e o planeta.

Este site usa cookies para armazenar informações no seu computador.

Saiba mais