Engajamento de nossos públicos de interesse

Definindo a agenda da sustentabilidade

Definindo a agenda da sustentabilidade

Com os recursos e conhecimentos científicos à nossa disposição, temos agora uma oportunidade ímpar de influenciar e definir a agenda de sustentabilidade. Mas é claro que não podemos fazer isso sozinhos. Incentivamos nossos colaboradores a se envolverem com a sustentabilidade em nível pessoal, por meio de suas redes profissionais e pessoais. Ao mesmo tempo, em nível organizacional, trabalhamos com uma gama imensamente diversificada de pessoas que pensam da mesma forma, desde as Nações Unidas até governos, ONGs, universidades e outras empresas privadas.

Organizações de públicos de interesse

Contribuições financeiras

De acordo com o nosso mantra de fazer o bem, fazendo o bem, e de criar vidas mais brilhantes para todos, não dedicamos apenas tempo, energia e recursos para definir a agenda de sustentabilidade, nós também contribuímos com recursos financeiros. Em 2017, nossas contribuições totais para associações comerciais e outros grupos isentos de impostos somaram cerca de €2,6 milhões – com valores significativos para a CEFIC, o Conselho de Nutrição Responsável, a Seafood Nutrition Partnership, a VNCI e o WEF. Essa é uma contribuição anual que aumentou constantemente nos últimos cinco anos.

 

Engajamento dos clientes

Trabalhamos todos os dias com os clientes em novas ideias e iniciativas de sustentabilidade com potencial para criar valor para todos – desde o desenvolvimento conjunto de produtos até a divulgação de declarações de sustentabilidade, metodologias de teste e pesquisas e comunicações conjuntas. 

Nossas cadeias de valor: criando valor para todos

Sabor excelente, menos sal

Substituir o sal em nossas dietas sem reduzir o sabor é um desafio determinante para a indústria de alimentos – e foi por isso que inventamos o Maxarome®, um potencializador de sabor salgado de levedura 100% natural. Em um estudo científico realizado em parceria com a Unilever, substituímos com sucesso 25% do teor de sal na sopa pelo Maxarome® altamente concentrado (que representa apenas 1% da receita total). O resultado: comida com um sabor gostoso e que beneficia a saúde.

Combate à desnutrição

Trabalhamos com clientes e todos os tipos de outras organizações para combater a desnutrição e as doenças. Somos um parceiro estratégico de longo prazo do Programa Mundial de Alimentos da ONU no fornecimento de micronutrientes e suplementos para combater o que chamamos de "fome oculta", e também distribuímos micronutrientes por meio de outros canais comerciais: por exemplo, para o Departamento de Saúde da África do Sul e seus pacientes.

Medindo leite com Nestlé

Quando nosso cliente Nestlé se interessou, tanto quanto nós, em medir os impactos ambientais, sociais e à saúde de um leite fortificado na Ásia, nós unimos forças. O projeto resultou não só em insights e recomendações melhores para o desenvolvimento de produtos mais sustentáveis, mas também em uma melhor integração da sustentabilidade na inovação e na comunicação. 

Engajamento do fornecedor

Uma cadeia de valor forte, sustentável e circular tem apenas a força do seu elo mais fraco. É por isso que trabalhamos com nossos fornecedores para torná-la realidade em tudo, de embalagens e logística até a redução de matérias-primas e emissões de carbono.

Fortalecendo nossas cadeias de valor

Mantendo as emissões em ordem

O alto-mar continua sendo uma parte essencial do nosso mundo moderno. Cerca de 90% do comércio global passa pelo mar todos os dias; e 30% do transporte da DSM é marítimo – o que equivale a cerca de 40.000 contêineres por ano. Embora tenhamos reduzido a pegada de carbono de nossas próprias atividades de distribuição trabalhando com parceiros, não havia muito mais o que poderíamos fazer dentro de nossa própria cadeia de valor.

É por isso que firmamos parceria com as empresas AB InBev, AkzoNobel, Friesland Campina e Huntsman para formar a rede BICEPS (Boosting Initiatives for Collaborative Emission reduction with the Power of Shippers – em tradução livre, iniciativas de incentivo à redução colaborativa de emissões com o poder dos embarcadores). O objetivo é desenvolver uma abordagem comum para a sustentabilidade na aquisição global de frete marítimo e na seleção de transportes marítimos.

A rede utiliza o Sistema de Classificação BICEPS, que analisa o desempenho de sustentabilidade das linhas de navegação em cinco categorias: comunicação e relatório de sustentabilidade; estabelecimento de metas e emissões; projetos de melhoria; colaboração entre modalidades; e ambições de longo prazo. Essa classificação é usada não apenas para selecionar embarcadores, mas também para incentivar o desenvolvimento sustentável.

Um benefício interessante é que ele é inclusivo, permitindo que inovadores de pequena escala do setor se conectem diretamente com as companhias marítimas. O resultado: quando se trata de reduzir emissões e fazer a nossa parte para impedir as mudanças climáticas, essa rede provou que somos melhores juntos.

Fornecimento sustentável

Avaliamos as emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) de todas as nossas decisões de fornecimento global. Por exemplo, usando uma avaliação do ciclo de vida para o suprimento de nitrogênio, podemos avaliar o impacto das emissões de escopo 2 e 3 de GEE para cada opção de suprimento. Por sua vez, isso nos permite obter um suprimento com qualidade, custo e impacto de GEE garantidos. Por exemplo, a fábrica da DSM Dyneema em Heerlen, na Holanda, conseguiu reduzir em 42% as emissões anuais de GEE associadas ao seu suprimento de nitrogênio.

Reduzindo o cloreto de hidrogênio

Nossa equipe de compras nutricionais trabalhou na substituição de uma solução de cloreto de hidrogênio a 1% (HCI), usada em sua unidade em Dalry (Reino Unido), por uma solução mais concentrada que é diluída no próprio local. Além dos benefícios econômicos do transporte de volumes muito menores de líquido, a iniciativa também gerou um benefício ambiental: uma redução de 560 toneladas na emissão de CO2 – o equivalente ao plantio de 15.000 árvores.

Leia mais

  • Nosso Propósito

    Saiba mais sobre o que fazemos e por que fazemos. Conheça também nossa herança científica e nosso reconhecimento externo.

  • Nossos Negócios

    De nutrição e saúde animal e humana a biocombustíveis, de plásticos a inovações que preservam recursos, nossos negócios agregam valor para as pessoas e para o planeta.

Este site usa cookies para armazenar informações no seu computador.

Saiba mais