Fazenda inteligente e não prejudicial ao clima 

Reduzindo as emissões de metano do gado

Agricultura mais sustentável com menos emissões de metano

À medida que a população e os níveis de renda crescem, aumenta a demanda pelos recursos do planeta. É por isso que adaptar-se a formas mais sustentáveis é uma responsabilidade de todos. Porém, para que as futuras gerações desfrutem dos alimentos que conhecemos e amamos, precisamos promover maneiras de produção inteligentes e não prejudiciais ao clima.

Metano da produção leiteira

Produtos lácteos são nutritivos, cheios de proteínas, micronutrientes e ácidos graxos de alta qualidade, essenciais para o nosso corpo e para o crescimento das crianças. Mas, enquanto garantem alimento para mais de um bilhão de pessoas em todo o mundo, as vacas leiteiras geram metano, um gás de efeito estufa prejudicial ao nosso planeta. 

Reduzindo as emissões para reduzir as mudanças climáticas

Bovaer® é um aditivo para ração de vacas e de outros ruminantes, como ovelhas e cabras, pesquisado e desenvolvido ao longo de dez anos pela DSM. Apenas um quarto de colher de chá de Bovaer® ao dia suprime a enzima que ativa a produção de metano no estômago da vaca e reduz a emissão entérica do gás em aproximadamente 30%. O efeito é instantâneo, e o produto é decomposto com segurança no sistema digestivo do animal, contribuindo para uma redução imediata da pegada ambiental de carne, leite e produtos lácteos. Se o uso do aditivo for interrompido, a produção total de metano é retomada e não há efeitos duradouros no organismo. 

Como ferramenta para combater as mudanças climáticas, esse produto tem o poder de gerar ganhos rápidos para o planeta. O efeito do aquecimento do metano, apesar de ser mais potente que o carbono, dura menos tempo. Portanto, eliminá-lo traz um retorno imediato.

Essa solução estará disponível no Brasil a partir do final de 2020 e, posteriormente, em toda a América Latina.

Alimentar uma vaca com Bovaer® economiza o equivalente a 127.000 cargas de smartphone.

Alimentar três vacas com Bovaer® equivale a tirar um carro de passeio das ruas.

Alimentar um milhão de vacas com Bovaer® é como plantar uma floresta de 45 milhões de árvores.

Colocando nossas competências em prática

A intensa colaboração entre cientistas e especialistas em nutrição, biologia, química, engenharia e análises, em todo o mundo, fez do Bovaer® uma realidade. Essa empreitada, conhecida como Project Clean Cow, foi realizada ao longo de dez anos e contemplou mais de 30 testes em fazendas e mais de 25 estudos revisados e publicados em revistas científicas independentes.

O Bovaer® é, até o momento, a solução mais estudada e cientificamente comprovada para o desafio do metano produzido por animais. Nenhum impacto negativo foi identificado sobre o bem-estar animal, o consumo de alimentos ou seu desempenho. Depois de inibir a produção de metano no estômago, o Bovaer® é transformado em compostos naturais e eliminado pelo processo digestivo da vaca, reduzindo suas emissões de metano.

Movidos por propósitos

Ao ajudar a reduzir o impacto do metano na criação de gado, também ajudamos a resolver um grande desafio global de sustentabilidade: fornecer aos consumidores proteína animal suficiente de uma maneira que respeite as fazendas e seja favorável ao clima.

Motivados pelo desempenho

Nossa solução está ajudando varejistas e marcas de alimentos a reduzirem sua pegada de carbono e, ao mesmo tempo, atendendo a uma crescente demanda dos consumidores por produtos sustentáveis e ecológicos. Além de preparar a introdução no mercado do Bovaer®, a DSM está mobilizando agentes e influenciadores importantes em toda a cadeia de valor da pecuária com o objetivo de gerar um futuro mais sustentável para a indústria agrícola. 

Veja mais

  • DSM Produtos Nutricionais

    Somos um dos principais produtores mundiais de nutrientes essenciais, como vitaminas, carotenoides e lipídios nutricionais, além de desenvolvermos soluções para as indústrias de ração, alimentos e cuidados pessoais.

  • Minimizando o Metano do Gado

    O Projeto Clean Cow forneceu um suplemento alimentar para eliminar a enzima estomacal que provoca arroto em ruminantes, como parte de seu processo digestivo natural.

  • Clima e Energia

    Tornamos a economia de baixo carbono uma realidade por meio de soluções que ajudam a reduzir as emissões.

Este site usa cookies para armazenar informações no seu computador.

Saiba mais