O poder de salvar vidas da proteção solar

Formulações de alto potencial

Proteção solar

Sob condições ideais, os filtros UV de hoje têm a capacidade de proteger até a pele mais sensível contra altos níveis de radiação ultravioleta. No entanto, a incidência de câncer de pele continua aumentando, com cerca de três milhões de casos de não melanoma e 132 mil casos de melanoma em todo o mundo a cada ano. Na DSM, nosso objetivo é reduzir esses números, maximizando o potencial de salvar vidas com produtos de proteção solar.

A diferença entre a teoria e a prática

Pesquisas confirmam que os produtos de filtro solar geralmente não conseguem entregar o desempenho esperado por serem mal utilizados pelos consumidores.

Pesquisas revelam que as pessoas relutam em aplicar o protetor solar em quantidade suficiente, por causa da sensação pegajosa e desconfortável e da oleosidade deixada nas mãos, que dificulta as tarefas diárias. Os participantes da pesquisa também revelaram que consideravam o uso diário de produtos de proteção solar uma tarefa morosa, que interfere em seu ritual normal de beleza no dia a dia.

Uma solução atraente

Para atingir altos níveis de fator de proteção solar, as formulações desses produtos devem conter uma alta proporção de filtros UV oleosos. Alterar essa formulação a fim de reduzir a oleosidade poderia comprometer o seu desempenho. Como alternativa, na DSM, desenvolvemos uma linha de modificadores sensoriais – ingredientes que reduzem a sensação de oleosidade e deixam a pele agradavelmente seca e macia. Esses ingredientes podem ser adicionados de maneira fácil e eficaz às formulações já existentes sem afetar o desempenho do produto.

Os modificadores sensoriais da DSM são desenvolvidos em estreita colaboração com nosso próprio quadro de especialistas altamente qualificados. Eles testam rigorosamente os produtos de proteção solar em relação aos seus atributos sensoriais – sua sensação na pele após a aplicação e após a secagem – e fornecem análises descritivas e objetivas para todas as formulações.

Avanço na proteção integrada

Os dados estatísticos gerados já trouxeram descobertas inovadoras que resultaram em protótipos de produtos bastante atraentes. Graças aos modificadores sensoriais da DSM, os filtros UV oleosos de alto fator podem ser incorporados aos produtos para cuidados com a pele – de hidratantes simples a cremes faciais avançados e multifuncionais –, sem afetar negativamente a aceitação do consumidor. Isso permite que a proteção solar se torne uma parte essencial da rotina diária de cuidados com a pele.

Formação de película

Outro motivo que faz com que os produtos de proteção solar não tenham o desempenho que deveriam é a formação de películas de filtro na pele abaixo do ideal.

A superfície da pele é relativamente áspera, fazendo com que o filtro solar forme uma película irregular – o que diminui consideravelmente seu efeito protetor. Com base nisso, a DSM também investiga o fluxo dos filtros solares na pele, com o objetivo de melhorar esse desempenho.

Nossa pesquisa inclui o uso de sofisticadas ferramentas de modelagem computacional in silico. Elas revelaram que o fluxo pós-aplicação tem pouco efeito na película resultante. Mas que o desempenho do filtro solar depende muito do processo de aplicação em si.

Foi constatado que a pressão realizada durante a aplicação e o tempo gasto na distribuição do filtro solar provoca o acúmulo do produto nos sulcos, e não nas partes mais planas da superfície da pele, o que diminui o seu desempenho. Estamos até agora concentrando as pesquisas na fase de aplicação para investigar novas estratégias de melhoria de desempenho que possam proteger ainda mais as pessoas contra o risco de câncer de pele.

Leia mais

  • DSM Produtos Nutricionais

    Somos um dos principais produtores mundiais de nutrientes essenciais, como vitaminas, carotenoides e lipídios nutricionais, além de desenvolvermos soluções para as indústrias de ração, alimentos e cuidados pessoais.

  • Ciência e Inovação

    Nossa experiência científica e poder de inovação têm respondido a alguns dos maiores desafios do mundo

Este site usa cookies para armazenar informações no seu computador.

Saiba mais