Proteínas sustentáveis

Novas alternativas de origem animal e vegetal

Proteínas saudáveis, diversas e sustentáveis

A proteína é essencial para dietas equilibradas. Inúmeras pessoas consomem muita proteína animal diariamente. Por isso, os cientistas ambientais recomendam uma mudança para dietas com proporções maiores de proteínas vegetais. Ainda assim, sabemos que as proteínas animais deverão continuar como uma parte importante da dieta das pessoas, desempenhando um papel central nas vidas e culturas, além de a pecuária sustentar milhões de agricultores e comunidades em todo o mundo.

Com base na expertise em Nutrição Humana e Animal, bem como na ciência ambiental, viabilizamos e produzimos proteínas sustentáveis, que vão de proteínas vegetais a carnes, ovos e peixes. Para todas as formas, estamos trabalhando incansavelmente no combate aos principais desafios, como reduzir as emissões de gases de efeito estufa e limitar as emissões de nitrogênio e fósforo, enquanto mantemos os mais altos padrões nutritivos e garantimos bons meios de subsistência.

Nutrição Animal e Humana

Na DSM, enfrentamos esses diferentes desafios com nossos produtos e inovações para Nutrição Humana e Animal.

Reduzindo as emissões de gases de efeito estufa

A produção de gado e peixe contribui com 14,5% das emissões mundiais de Gases de Efeito Estufa (GEE). Por essa razão, é essencial que medidas sejam colocadas em prática agora, especialmente quando é possível considerar que o mundo exigirá mais 40 milhões de toneladas de carne e 25 milhões de toneladas de peixe, todos os dias, até 2026. Reduzir os GEE, e especialmente as emissões de metano, é uma prioridade urgente para o mundo. Na DSM, nossa ciência brilhante está ajudando a reduzir as emissões de metano em vacas, por meio do nosso Projeto Clean Cow, em até 30%. 

Protegendo a vida marinha e fornecendo ômega-3

Além de ser uma excelente fonte de proteína, o salmão também é fonte de ômega-3 EPA e DHA, que ajudam a manter o coração saudável.  Atualmente, 76% da pesca do mundo está esgotada ou é explorada. A DSM e a Evonik produzem óleo de ômega-3 EPA e DHA extraído de algas marinhas sem a necessidade de retirá-las do mar. Isso reduz a dependência de recursos finitos de pesca predatória e apoia a aquicultura sustentável.

Reduzindo as emissões de nitrogênio

Outro foco para os padrões de sustentabilidade em proteínas animais é a redução das emissões de nitrogênio. O ingrediente para ração RONOZYME® ProAct  faz exatamente isso, melhorando a eficiência da ração nas aves.

Combate à resistência antimicrobiana

Nossos eubióticos ajudam a manter o animal saudável e podem ajudar a minimizar o uso subterapêutico de antibióticos para promover o crescimento, reduzindo assim a propagação da resistência aos antimicrobianos (RAM). O resultado: maior bem-estar animal e mais segurança alimentar a preços mais acessíveis para todos.

Ajudando os agricultores

Apoiamos os agricultores todos os dias com insights e conselhos sobre saúde animal, segurança alimentar e gestão ambiental. Por exemplo, o projeto DSM 'business-to-farm', na China, ajuda os pequenos agricultores por meio de capacitações que possibilitem que eles aumentem a segurança e a qualidade dos alimentos que produzem, reduzindo o impacto ambiental e apoiando seus meios de subsistência.

Alimentos à base de plantas com sabor excelente

As pessoas estão procurando alimentos mais saudáveis, mas o sabor continua sendo um fator decisivo. A DSM ajuda a criar uma experiência agradável de sabor com o nosso modulador de sabor ModuMax®. Os fabricantes podem adicionar esse produto aos alimentos com baixo teor de açúcar, sal ou gordura saturada. Também podem fornecer fibras ou proteínas vegetais adicionais, mantendo sabor, aroma e sensação deliciosos na boca.

O resultado é que as pessoas podem desfrutar de alimentos e bebidas saudáveis e saborosos, desde alimentos salgados e laticínios até aqueles que fazem parte de mercados em rápido crescimento, como bebidas esportivas com proteínas, shakes para substituição de refeições e leite alternativo à base de plantas. Essa é uma verdadeira prova da direção que a inovação de sabores está seguindo.

Parcerias que reforçam nosso compromisso com a nutrição

Trabalhamos com uma ampla gama de organizações em todo o mundo para definir e influenciar a agenda da nutrição. Fazemos isso por meio de diferentes parcerias, como as que firmamos com o Programa Mundial de Alimentos da ONU, que é a maior organização humanitária do mundo, com o Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável, com o Fórum Econômico Mundial e com diversas organizações.

Leia mais

Este site usa cookies para armazenar informações no seu computador.

Saiba mais