Combate à Desnutrição
Todos merecem o direito de comer bem e aproveitar os benefícios que uma nutrição adequada proporciona. Fazemos isso sem esquecer os limites do planeta.
Atualmente, vivemos em um mundo em que 821 milhões de pessoas sofrem de fome, enquanto mais de 650 milhões de pessoas são obesas. É por isso que apoiamos totalmente dietas saudáveis para todos, respeitando sempre os limites do planeta.
Todo mundo merece o direito de comer bem e de aproveitar os benefícios que a boa alimentação traz. Hoje, estamos trabalhando com todos − de cientistas a parceiros de negócios, com o Programa Mundial de Alimentos e o Africa Improved Foods − para que isso aconteça e nos ajude a cumprir dois dos mais importantes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU:
Do fornecimento de proteínas vegetais e animais à viabilização de métodos agrícolas sustentáveis e melhoria dos alimentos na África, estamos ajudando a tornar as pessoas e o planeta mais saudáveis.
Disponibilizar alimentos melhores para crianças desnutridas aumenta em 33% a probabilidade de tirá-las do ciclo vicioso da pobreza. Existem muitas estatísticas sobre o desafio que enfrentamos para alimentar o mundo, mas essa resume o papel transformador que uma nutrição melhor pode desempenhar ao proporcionar às pessoas vulneráveis de todo o mundo um futuro melhor. É por isso que estamos focados em usar o poder da ciência nutricional para acabar com a fome oculta, uma condição de deficiências em vitaminas e minerais que afeta dois bilhões de pessoas em todo o mundo.
O que podemos fazer para evitar o grande desperdício de alimentos em nosso planeta? Na DSM, estamos ajudando a criar uma produção de alimentos mais eficiente, embalagens melhores e sustentáveis, antioxidantes que mantêm os alimentos nutritivos e seguros, e uma nutrição animal mais eficiente.
Apoiamos todas as formas de proteínas produzidas com os mais altos padrões sustentáveis. Com base no conhecimento em nutrição humana e animal, bem como na ciência ambiental, viabilizamos e produzimos proteínas sustentáveis: de proteínas vegetais a carnes, ovos e peixes. Para todas as formas, estamos trabalhando incansavelmente para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e limitar as emissões de nitrogênio e fósforo, mantendo os mais altos padrões nutricionais e assegurando bons meios de subsistência.
As Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNTs), como doenças cardíacas, derrame e câncer, são agora a principal causa de morte em todo o mundo. Dietas desequilibradas são um fator importante na incidência de DCNTs, que contribuem com o aumento da pressão arterial, glicemia e aumento do Índice de Massa Corporal (IMC).
Trabalhamos com uma ampla gama de organizações em todo o mundo para definir e influenciar a agenda da nutrição. Fazemos isso por meio de diferentes parcerias, como as que firmamos com o Programa Mundial de Alimentos da ONU, que é a maior organização humanitária do mundo, com o Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável, com o Fórum Econômico Mundial e com diversas organizações.
A parceria da DSM com a Gastromotiva tem como foco o combate à fome oculta. A partir da experiência acumulada com iniciativas de grande impacto social em diversas regiões do mundo, seguimos transformando vidas e ampliando a visão e a ação global de cooperação com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, da ONU. Nosso trabalho é reforçar com nossos micronutrientes os alimentos distribuídos para comunidades carentes, trazendo as substâncias necessárias para auxiliar no combate à fome e à má nutrição no Brasil.
Africa Improved Foods (AIF) é uma parceria público-privada que reúne a DSM, o Governo de Ruanda, a International Finance Corporation (IFC), o CDC Group e o FMO. Uma união que fornece solução escalável e sustentável para a desnutrição por meio da produção local de alimentos altamente nutritivos. A AlF é uma empresa social que tem incorporada ao seu modelo de negócios uma estratégia abrangente para reduzir a pobreza, gerar empregos e combater a desnutrição e o atraso no crescimento. Sua atuação ocorre por meio de parcerias com instituições sem fins lucrativos, como o Programa Mundial de Alimentos, além da fabricação de produtos comerciais acessíveis para o mercado de massa.
Somos membros-fundadores dessa parceria multissetorial, que também inclui General Mills, Cargill, The Hershey Company, Bühler e Ardent Mills, que atende mais de 600 empresas de alimentos de pequeno porte e em crescimento em toda a África. Lá, busca fortalecer a segurança alimentar, melhorar a nutrição e aumentar o desenvolvimento econômico, tornando o setor de processamento de alimentos mais competitivo.
Trabalhamos com o UNICEF para fornecer melhor nutrição a crianças e mães em risco na Nigéria. Guiada pelo Objetivo de Desenvolvimento Sustentável número dois da ONU, fome zero, nossa parceria se concentra em nutrir mães e crianças durante os primeiros mil dias de vida, ou seja desde a concepção até os dois anos de idade. Outro objetivo é estimular ações semelhantes em outros países onde a desnutrição é generalizada, além de defender e incentivar melhores práticas em suplementação de micronutrientes em todo o mundo.
A Vitamin Angels dedica-se a reduzir a mortalidade infantil entre as populações vulneráveis em todo o mundo, aumentando a disponibilidade, o acesso e o uso de micronutrientes essenciais, especialmente a vitamina A. Auxiliamos a Vitamin Angels a expandir o alcance e o impacto global de seu trabalho, em especial seus esforços para apoiar ONGs locais em sistemas de suprimento e distribuição de micronutrientes localmente sustentáveis.
A parceria DSM-PMA, Melhorando a Nutrição, Melhorando Vidas, nunca esteve tão forte desde a sua criação, em 2007. Nosso objetivo é aumentar o valor nutricional dos alimentos que o PMA distribui para pessoas vulneráveis. Mais de 39 milhões de pessoas foram beneficiadas pela nossa parceria em 2017. Também apoiamos o PMA em iniciativas de treinamento, desenvolvimento e campanhas de captação de colaboradores.
A DSM e a World Vision trabalham juntas visando uma nutrição que gere valor comum para todas as partes interessadas, especialmente os consumidores. Nosso trabalho envolve investir em maneiras de levar alimentos nutricionalmente aprimorados para as pessoas mais vulneráveis, por meio do enriquecimento de alimentos básicos e de novos sistemas de disponibilidade de alimentos.
O programa do Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável, (FReSH), busca promover sistemas alimentares sustentáveis e prontos para o futuro, defender as mudanças alimentares necessárias para melhorar a saúde das pessoas dentro dos limites do planeta e entender e influenciar o comportamento dos consumidores.
Trabalhamos em estreita cooperação com os parceiros do conselho, como Danone, Unilever, Nestlé, Evonik, Cargill, Bühler Group e Kellogg, e somos membros ativos do Comitê de Liderança e de vários fluxos de trabalho, como de “Proteínas”, “Nutrição positiva”, “Perda e desperdício de alimentos” e “Custo real dos alimentos”.
A Scaling Up Nutrition (SUN) Business Network recruta e apoia empresas que têm um compromisso com a melhoria da nutrição global. Nosso CEO, Feike Sijbesma, é copresidente do Grupo Consultivo da Rede e é membro do grupo líder da SUN. Além disso, ajudamos no recrutamento e gerenciamento da Rede com cerca de 186 empresas.
Sight and Life é um grupo de reflexão de nutrição humanitária que visa eliminar todas as formas de desnutrição em crianças e mulheres em idade fértil − melhorando, assim, a vida das pessoas mais vulneráveis do mundo. Trabalhamos com a organização por meio da troca, criação e defesa de novas ideias científicas para ajudar os que mais precisam.
TiFN is a Netherlands-based public-private organization that pursues fundamental research in food and nutrition. Natural economic social and consumer sciences work closely together. TiFN has a strong focus on pre-competitive, long-term, strategic research. DSM collaborates with TiFN in different fields, some of which are nutrition and health, sustainable protein processing, sensory and structure.
Todos merecem o direito de comer bem e aproveitar os benefícios que uma nutrição adequada proporciona. Fazemos isso sem esquecer os limites do planeta.
Fornecemos soluções para proteínas de origem vegetal e animal e descobrimos novas maneiras de produzir proteínas saudáveis.
Uma nutrição equilibrada tem um papel fundamental na prevenção de Doenças Crônicas Não Transmissíveis.