Notícia

DSM lança tecnologia que melhora ainda mais o desempenho da produção de leite e dos bovinos de corte no confinamento

Hy-D® é a tecnologia D que conecta a nutrição ao resultado em performance animal por ser uma fonte mais eficiente de suplementação do rebanho. Ao incluir o Hy-D® na dieta dos bovinos, é possível garantir absorção mais rápida e eficiente dos macrominerais (Cálcio e Fósforo), elevando os índices zootécnicos e a rentabilidade dos confinadores e produtores de leite.

Março, 2020 – A DSM, detentora da marca Tortuga® de suplementos nutricionais para ruminantes, anuncia o lançamento de uma nova tecnologia de nutrição animal. Trata-se do Hy-D®, um ingrediente que melhora ainda mais os resultados da pecuária quando aplicado na dieta de bovinos de leite e de corte em sistemas de confinamento. Hy-D® é um metabólito específico de vitamina D3 que garante absorção mais rápida e eficiente dos macrominerais (cálcio, magnésio e fósforo, essenciais para o melhor desenvolvimento ósseo nos bovinos), melhora da resposta imune (defesa do organismo) e ativa a expressão gênica para respostas do organismo aos desafios da produção além de estimular o desenvolvimento de fibras musculares. Isso gera benefícios produtivos em termos de longevidade das vacas leiteiras, bem-estar animal e qualidade e segurança alimentar (carne ou leite), de forma sustentável por promover um sistema de produção mais eficiente.

“Com uma boa estrutura óssea, melhor metabolismo de cálcio e fósforo e uma resposta melhor em defesa do organismo contra os problemas metabólicos (como a febre do leite), o animal tem melhor desempenho à medida que isso ajuda-o a expressar de forma ainda mais eficiente o seu potencial produtivo e a evolução dos índices zootécnicos”, comenta o diretor global de inovação da área de Ruminantes da DSM, o médico-veterinário Luis Fernando M. Tamassia, que completa: “Para os pecuaristas, isso significa um caminho mais rápido para obter retornos mais altos, pois qualquer investimento em tecnologia no setor produtivo deve sempre trazer um bom retorno financeiro”.

A nova tecnologia, lançada em evento online para os pecuaristas brasileiros em 25 de março, já é amplamente utilizada com resultados expressivos na dieta de outras espécies produtivas, como aves (corte e postura) e suínos. Nesse sentido, a inovação do Hy-D (25 Hidroxi Colicalciferol) em um suplemento nutricional é muito mais efetivo do que se essa vitamina fosse fornecida como vitamina D3 convencional, pois esta, ao ser fornecida em uma dieta comum, passa por duas etapas metabólicas, no fígado e nos rins, até atingir a forma ativa (1,25 Hidroxi D3) e, consequentemente, a utilização pelo animal. Para resolver essa questão, Hy-D® já entra no organismo animal por absorção mais eficiente e em uma forma metabólica mais avançada e segura, próxima da forma ativa da vitamina D3, tornando os animais mais saudáveis e produtivos.

Uma tecnologia exclusiva da DSM, Hy-D® é formulado para manter mais uniforme e melhor fluxo nas fábricas de rações, com excelentes propriedades de mistura, além de ser estável quando incluído em rações peletizadas.

Alta tecnologia que melhora ainda mais os resultados no confinamento

Em sistemas de confinamento, Hy-D® é especialmente indicado para a produção da carne bovina de alta qualidade e em quantidade, com benefícios em termos de ganho de peso e rendimento de carcaça, influenciando de forma positiva diretamente a rentabilidade dos produtores. “Pesquisas realizadas com Hy-D® indicam aumento do ganho de peso diário de 8% junto com os produtos da linha Fosbovi Confinamento com Crina® e RumiStarTM, tecnologia lançada pela DSM em 2015 e que já corresponde a 35% das vendas de soluções para confinamento da empresa”, conta o zootecnista Marcos Baruselli, gerente de categoria Confinamento da área de Ruminantes da DSM no Brasil.

Baruselli explica que, no confinamento, o uso de Hy-D® proporciona benefícios metabólitos aos bovinos por atuar de forma positiva no metabolismo dos macrominerais. “Ao ser acrescido na ração, Hy-D® melhora os índices zootécnicos e os resultados econômicos do sistema de produção, além de ajudar a melhorar a qualidade da carne. É mais lucro para o confinador”, conta.

Sobre a linha Fosbovi® Confinamento com CRINA® e RumiStar™, da marca Tortuga®, Baruselli reforça que esses suplementos que encurtam o ciclo da pecuária e geram animais mais pesados, com ganho médio de uma arroba a mais por bovino no confinamento, o que equivale a um animal a mais por cada 18 bovinos confinados. Além disso, cita outros benefícios em eficiência alimentar e adaptação aos suplementos, com menor taxa de refugo de cocho, aumento do consumo de ração desde os primeiros dias de confinamento, eficiência na digestão e menor incidência de animais com laminites e acidose.

Vacas mais saudáveis e produtivas e rentabilidade para o produtor de leite

A inclusão de Hy-D® na ração ajuda a minimizar um grande problema da pecuária de leite. A maioria das vacas leiteiras experimenta a deficiência de cálcio em algum estágio da vida; nas primeiras nove semanas de lactação, por exemplo, a vaca pode ter um déficit de cálcio de até 10/g por dia. “A vitamina D3 atua categoricamente na vida da vaca em lactação, melhorando o metabolismo de cálcio e fósforo, desenvolvimento esquelético e regulação imunológica. Com Hy-D®, há uma atuação mais rápida e eficiente da forma ativa da vitamina D3 quando comparado aos suplementos comuns, ajudando a aumentar a produção de leite e a lucratividade dos produtores”, conta a médica-veterinária Verônica Lopes, coordenadora da categoria Gado de Leite da DSM no Brasil.

O uso do Hy-D® em vacas leiteiras garante um melhor metabolismo do cálcio e, assim, proporciona uma série de benefícios: melhora na imunidade e, consequentemente, redução de doenças, dá suporte ao crescimento e aumento da produção de leite e permite um balanço ideal de macrominerais no organismo, tendo impacto positivo também no meio ambiente por menor excreção. A tecnologia é destinada a todos os estágios de vida das vacas leiteiras. Inicialmente, o lançamento será direcionado para vacas em período pré-parto, quando os animais enfrentam maiores desafios relacionados a saúde, produção e longevidade. Em suma, os benefícios de Hy-D® na pecuária leiteira são: aumento da produção de leite, melhora da imunidade com redução de doenças e suporte ao crescimento.

Hy-D® chega para incrementar a linha Bovigold®, da marca Tortuga®, constituída por produtos que elevam a produção das vacas, inclusive as que já têm alto desempenho. São produtos com tecnologias que promovem o aumento da ingestão de matéria seca, melhor degradação de fibras, proteínas e amido e reduzem os transtornos metabólitos, resultando em mais saúde e produção de leite. “Os produtos da linha também têm uma tecnologia chamada Crina®, que é uma combinação de óleos essenciais que substitui os antibióticos na dieta dos animais. Com o uso desse ingrediente, além de produzir leite de forma mais sustentável por substituir o uso de antibióticos, o produtor tem benefícios sobre a produção de sólidos do leite”, explica Verônica, lembrando que há um reflexo em benefícios também para o consumidor final, uma vez que ajuda a garantir a alta qualidade do produto. “As soluções da linha Bovigold® aumentam a rentabilidade do produtor, pois dão suporte a uma maior produção de leite, e de maior qualidade, além da redução de incidência de doenças no rebanho”, completa.

DSM – Bright Science. Brighter Living.™ 

A Royal DSM é uma empresa global de ciências, "purpose-led" e atuante em Nutrição, Saúde e Vida Sustentável. O objetivo da DSM é criar vidas mais brilhantes para todos. A DSM está impulsionando a prosperidade econômica, o progresso ambiental e os avanços sociais para criar valor sustentável para todas as partes interessadas; clientes, funcionários, acionistas e sociedade em geral. A DSM fornece soluções inovadoras de negócios para nutrição humana, nutrição animal, cuidados pessoais e aroma, dispositivos médicos, produtos e aplicações verdes e novas formas de mobilidade e conectividade. A DSM e suas empresas associadas têm receita líquida anual de cerca de € 10 bilhões com aproximadamente 23.000 funcionários. A empresa foi fundada em 1902 e está registrada na Euronext Amsterdam. Mais informações estão disponíveis em www.dsm.com/latam.

Sobre a Tortuga®, uma marca DSM

Desde abril de 2013, Tortuga® passou a ser marca da DSM. A DSM comercializa a linha de produtos Tortuga® no Brasil e em 17 países da América Latina, com a exclusiva tecnologia dos Minerais Tortuga, atendendo às exigências de empresários rurais que trabalham na pecuária. Desde sua origem a marca Tortuga® tem contribuído decisivamente para o progresso da produção animal do Brasil, tendo introduzido, de forma pioneira, novos conceitos de suplementação nutricional e vitamínica e outras tecnologias indispensáveis para o aumento da produtividade. Com a aquisição da Tortuga, a DSM passou a ser a maior indústria de suplementos nutricionais para animais no Brasil. Mais informações em www.tortuga.com.br.

Ou encontre-nos em Facebook | Instagram | Youtube

 

Informações para Imprensa

Ideal H+K Strategies – www.idealhks.com

Filipe Bachiega

tel: (11) 4873.7629 / 9.8630-6718

e-mail: filipe.bachiega@idealhks.com

Rodrigo Fonseca

tel: (11) 4873-7621 / 9.4846-5003

e-mail: rodrigo.fonseca@idealhks.com